Fui em uma dentista especialista em bruxismo e ela me disse que a placa não resolve o problema, mas

4 respostas
Fui em uma dentista especialista em bruxismo e ela me disse que a placa não resolve o problema, mas na verdade piora, no caso de alguns pacientes. Ela trabalha com um aparelho móvel para bruxismo, e disse que este sim, resolve. Será verdade? Se sim, por que?
Sendo o bruxismo consequência, entendo que as placas dificilmente atuarão nas causa que provocam tal comportamento, mesmo que involuntário, então tal tratamento será apenas paliativo até que a causa primária seja tratada. A maior aproximação de um tratamento efetivo que consegui identificar foi com a Imaginação Ativa, mas talvez não seja a única, talvez o EMDR também possa tratar, ou outras técnicas de psicologia. Desconheço outros trabalhos científicos onde seja comprovado a eficácia do tratamento.
Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existe a placa rígida e tradicional de acetato para bruxismo , como hj em dia tb tem aparelhos miofaciais q atuam nesse caso . Porém se seu bruxismo for mais agravado sendo tb diurno , indicamos para um neuro q intervirá com medicação associada ao uso de placas .
Em raríssimos casos, a placa irá piorar os sintomas. Geralmente em casos que a placa não foi bem indicada. Seu problema é bastante comum atualmente, a vida estressante que todos nós temos hoje em dia tem uma influência muito forte no surgimento do bruxismo, mas outras causas também podem estar presentes.

O ideal é buscar novamente um dentista especializado para iniciar o tratamento.

Uma associação com outras áreas como a psicologia é muito válido.
Ola,
Primeiramente devo dizer que todos temos bruxismo, uns mais outros mais, principalmente os respiradores bucais. O bruxismo atua mais a noite e pode ser cêntrico ,quando os músculos pressionam os dentes de baixo contra os superiores e o resultado é dores de cabeça, de nuca, ombros etc, e há outro tipo de bruxismo que é o excêntrico onde o maxilar inferior age lateralmente provocando o desgaste da superfície de contato dos dentes superiores e inferiores.O resultado deles é nada agradável e ocorre quando temos uma ansiedade, quando queríamos dizer algo e não dissemos , ou dissemos e não era para ser dito.Aí o bruxismo age a noite por isso que o uso da placa é importante. Quanto a tratamento , deves fazer se houver necessidade. Se quiseres uma outra opinião procure um dentista que realize a Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares em sua cidade e terás opção de escolha.

Especialistas

Daniela Cibim

Daniela Cibim

Dentista

Piracicaba

Bruna Menezes

Bruna Menezes

Dentista

Franca

Verônica Damasceno Vicentini

Verônica Damasceno Vicentini

Dentista

Indaiatuba

Jubyane Pereira e Silva

Jubyane Pereira e Silva

Dentista, Ortodontista

Primavera Do Leste

Taiane Berguemaier de Lima

Taiane Berguemaier de Lima

Dentista

Rio de Janeiro

Flavia Lazarini

Flavia Lazarini

Dentista

Araxá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Bruxismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.