Fui em dois urologistas e o 1º indicou fazer o tratamento com LECO, o 2º disse que este procedimento

4 respostas
Fui em dois urologistas e o 1º indicou fazer o tratamento com LECO, o 2º disse que este procedimento está caindo em desuso e pode trazer alguns efeitos colaterais. Li alguns artigos que falam em fibrose no rim e até danos ao pâncreas, ocasionando diabetes mellitus. O procedimento é seguro?
Esses artigos existem sim! Sou adepto a nefrolitotripsia flexível e em alguns casos a percutânea ! São mais mais efetivas e seguras! Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ambas possibilidades estao corretas porem para que a litotrpsia extracorpórea seja da mesma eficácia que a ureteriscopia flexivel é necessario que a indicacao seja precisa e a maquina e urologista sejam bons. O problema no Brasil é a qualidade das maquinas de litotripsia extracorpórea e a ureteroscopia flexivel com laser tem se mostrado mais eficaz. Entre ambas eu e a grande maioria dos urologistas irao propor à flexivel.
Concordo com o Dr Luís Guilherme. Mas é bom que você saiba que as complicações que você leu sobre a litotripsia extracorpórea são raras e em geral é um procedimento muito seguro. Os dois procedimento propostos são seguros e tem a sua indicação de acordo com características do cálculo (tamanho, densidade do cálculo, por exemplo), do sistema urinário (posição do cálculo no rim e/ou ureter) e do paciente.
Hoje realizamos com bastante frequência a nefrolitotripsia flexível com laser que tem uma alta taxa de resolutividade muitas vezes com um único procedimento e apesar de ser um procedimento cirúrgico, também tem baixa taxa de complicações nas mãos de bons urologistas.
A litotripsia externa (LECO) é muito segura, com baixos índices de complicações e já vem sendo usada no mundo todo por mais de 30 anos. Entretanto, nos últimos anos alguns grupos relataram efeitos colaterais como os que você descreveu na pergunta.
Outro fator que vem contribuindo para a diminuição de sua utilização, foi a evolução nos equipamentos e a maior experiência dos urologistas no tratamento cirúrgico dos cálculos renais.
Dessa forma as duas opções de tratamento devem ser encaradas como complementares, em casos de cálculos menores de 15 mm que não obstruem a via urinária.

Especialistas

Alexandre Neves Gonçalves

Alexandre Neves Gonçalves

Generalista

Santos

Elisangela Dos Santos Prado Andrade

Elisangela Dos Santos Prado Andrade

Médico clínico geral, Médico acupunturista

São Paulo

Máspoli Dantas Costa

Máspoli Dantas Costa

Radiologista

Feira de Santana

Caio Albert Costa

Caio Albert Costa

Nefrologista, Internista

Rio de Janeiro

Patrícia Soares de Souza

Patrícia Soares de Souza

Nefrologista, Internista

São Paulo

Willian Novaes

Willian Novaes

Nefrologista, Médico clínico geral

Votuporanga

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1158 perguntas sobre Cálculos Renais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.