Fui diagnoticada com pequeno nodulo na mama direita, um pouco maior que um centimento, ele é superficial,

3 respostas
Fui diagnoticada com pequeno nodulo na mama direita, um pouco maior que um centimento, ele é superficial, segundo a USG, próximo a aureola. Procurei uma médica e ela disse que só precisa acompanhar a cada seis meses, não ia fazer punção. Mas sem fazer punção, como saber se é benigno?
Olá. Toda alteração nas mamas deve ser avaliada por um mastologista. Nem todo nódulo necessita de punção ou biópsia. Ter um nódulo com BIRADS 3 significa que suas características são de benignidade: formato do nódulo e suas bordas, consistência à palpação no exame físico e outras características técnicas presentes na descrição do exame que permitem ao mastologista ao analisar juntamente com a imagem e o exame físico das mamas quais pacientes necessitarão de punção ou biópsia. O acompanhamento semestral é conduta correta em nódulos pequenos BIRADS 3 sem nenhuma alteração suspeita no exame físico. O acompanhamento com mastologista é de suma importância.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem varias informações que o ginecologista utiliza como critérios para indicar ou não uma punção de nódulo de mama, como: idade da paciente e histórico familiar de câncer de mama. Ainda as características da imagem do nódulo ao ultrassom são muito importantes nesta decisão, como: tamanho do nódulo, formato, regularidade e presença de reforço acústico ´posterior)...
Se todas estas características são favoráveis a benignidade ele pode adotar como conduta o seguimento ultrassonográfico em 6 meses, caso contrário, a melhor opção é a punção.
Espero ter esclarecido, gde abraço!
Os nódulos de mama visualizados por ecografia possuem padrões que podem ser identificados e auxiliam a definir risco de tal achado ser maligno ou não (essa avaliação corresponde ao BIRADS que aparece em seu exame).
Especificamente para o seu caso, as principais característica que nos faz definir no momento do exame de ecografia se um nódulo é benigno x maligno são seu aspecto no momento da avaliação (forma e bordos da lesão) e seu comportamento de crescimento (geralmente nódulos suspeitos para malignidade possuem crescimento mais acelerado).
O tamanho do nódulo deve ser levado em consideração, mas exitem achados grandes totalmente benignos assim como achados muito pequenos que podemos ter quase certeza que se trata de uma lesão maligna.
Em casos que há quase certeza de benignidade ( menos de 2% de chance de uma biópsia ser positiva), sugere-se seguimento de 6/6 meses por 2 anos.
Realize a consulta com seu mastologista e, caso ele concorde com avaliação da ecografia, fique tranquila.

Especialistas

Anastasio Berrettini Junior

Anastasio Berrettini Junior

Mastologista

São Paulo

Fabiola Morosini

Fabiola Morosini

Mastologista

Caçador

Adriano Imperatori

Adriano Imperatori

Mastologista

Santo Ângelo

Joanna Cristina Zanardi

Joanna Cristina Zanardi

Mastologista

Florianópolis

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 413 perguntas sobre Tumores benignos de mama
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.