Fui diagnosticado ha pouco mais de um ano com TDAH. Tenho 30 anos e sou usuário de maconha. Cheguei

10 respostas
Fui diagnosticado ha pouco mais de um ano com TDAH. Tenho 30 anos e sou usuário de maconha. Cheguei a tomar Ritalina 10mg LA por aproximadamente 3 meses e após este período, parece que meu deficit de atenção piorou. Seria pelo uso frequente de maconha? Venvanse poderia ser outra alternativa?
Dra. Taciana Gontijo da Costa Dias
Psiquiatra
Ribeirão Preto
Bom dia! Sim, o uso frequente da maconha pode estar comprometendo sua atenção e sua memória. Não é esperada uma piora do TDAH após interrupção do tratamento com estimulantes. Seria recomendado que você reduzisse ou interrompesse o uso da maconha, lembrando que os efeitos da droga podem permanecer por até 2 semanas. Com relação ao tratamento do TDAH, converse com seu psiquiatra sobre a baixa resposta à Ritalina 10mg/dia. É possível aumentar a dose da Ritalina ou tentar outras medicações estimulantes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A maconha comprovadamente causa deficit de memória devido à destruiçao progressiva dos neuronios. Recomendo que voce pare imediatamente o uso dela ou procure a ajuda de um Psiquiatra especialista em dependencia quimica para te ajudar. Cuidar da saude é sempre o melhor remedio! Atenciosamente,
Olá! como já foi dito, é comprovado que o uso recorrente da maconha prejudica a memória devido a destruição dos neurônios e isso pode está comprometendo o seu TDA.
No caso você ainda faz a mistura com medicação, causando uma baixa no efeito do mesmo.
O ideal é interromper o uso da maconha e procurar um psiquiatra e psicólogo
 Fernanda Biondo
Psicólogo, Psicanalista
Londrina
Olá.. como ja foi dito, quero reforçar a importância da interrupção do uso da maconha, ela pode prejudicar ainda mais o seu tdah como ja foi dito. Para vc conseguir parar com este "vício" é bem interessante que além de um psiquiatra vc procura um psicólogo para que vc consiga expor seus sentimentos que o levaram a fazer uso dessa droga e ele irá te ajudar a passar pela fase da abstinência com sucesso. Att.
Prof. Tatiana De Melo Pereira
Psicólogo, Psicopedagogo
Belo Horizonte
Tanto a Ritalina LA, quanto o Venvanse são estimulantes cerebrais que inibem o pensamento e comportamento, propiciando uma maior organização cerebral em Pacientes com TDAH. A maconha, além de seu uso ser prejudicial a saúde, piora o funcionamento e organização cerebral dessas pessoas, mesmo tomando medicamento.
 Geraldo Rabelo Filho
Psicólogo
Taubaté
Primeiro reforço todas as colocações dos profissionais que responderam com total fundamento e com propriedade. Aproveito para acrescentar sobre o ganho que vc terá com um(a) neuropsicólogo(a) para trabalhar a reabilitação neuropsicologica dos processos atencionais, mnesticos e se for o caso funções executivas. Uma pergunta minha a você, seu diagnóstico foi fechado com auxílio de avaliação neuropsicologica? Se sim, excelente o trabalho de reabilitação e tratamento será a continuidade do processo direcionado para suas dificuldades que podem ser diferentes de outros casos. Se não, é importante a avaliação neuropsicologica para levantar as reais dificuldades e o grau de dificuldade de cada função cognitiva sua. Com isso você terá ganhos melhores com a medicação e seu desempenho funcional será mais evidente.
 Gabriele Martini
Psicólogo
Rio de Janeiro
Com relação a maconha, seria importante sim parar de usá-la pois, causa danos ao cérebro, ocasionando uma queda na atenção e na memória, como também, pode alterar seu comportamento deixando -o mais agitado. Quanto ao remédio, seria importante conversar com seu médico o mais apropriado.
 Luiz Henrique Tercini Machado
Psicólogo
Monte Alto
Bom, vamos lá. Então o uso de qualquer substaância ainda mais psicoativos junto com qualquer remédio controlado irá ter consequencias.
TDH é uma condição que precisa de muito cuidado, pois os remédios devem ser bem administrados e infelizmente o uso de maconha irá piorar sim sua situação.
Mas no seu caso, deveria ser um trabalho duplo, uma para que esse seu uso diminua e outro para o TDH
 Cristine Pucci
Psicólogo
São Paulo
Geralmente a maconha atrapalha no raciocínio, e você precisa de toda atenção para uma melhor concentração! A somatória TDAH + maconha não é a melhor medida!
Procure ajuda. Um bom profissional poderá trabalhar os contextos psicológicos e emocionais que estão te levando a esse caminho prejudicial.
 Carmen Sílvia Miguel
Psicólogo
São Paulo
Sugiro que procure um psiquiatra especialista em TDAH no adulto e dependência química.

Especialistas

Simone Mendonça Pereira

Simone Mendonça Pereira

Psicólogo

Rio de Janeiro

Heloísa Lorenzoni

Heloísa Lorenzoni

Psicólogo

Araraquara

Aline Mendes Peralta

Aline Mendes Peralta

Nutricionista

Santo André

Maria Eduarda Vivan

Maria Eduarda Vivan

Nutricionista

Florianópolis

Neilane de S Bonfim

Neilane de S Bonfim

Psicólogo

Campo Formoso

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 453 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.