Fui diagnósticado con síndrome do pânico em 2010 Conecei o tratamento no ano seguinte Desde

12 respostas
Fui diagnósticado con síndrome do pânico em 2010
Conecei o tratamento no ano seguinte
Desde de quando comecei o tratamento não tive mais crises de pânico,Mais ainda mesmo com a medicação tenho medo que voute ..O que faço ?
A maior dificuldade na Síndrome do Pânico e o medo da volta que acomete o paciente.
Recomendo realizar além do tratamento medicamentoso, Psicoterapia para autoconhecimento o que dará ao paciente maior entendimento de como atua a sua estrutura psico emocional, e assim ter maior controle.
Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!

Um ponto muito positivo a destacar é o seu tratamento! Sobre o medo que ainda tem de manisfestar novamente os sintomas da síndrome, é importante que você trate-o não só com medicação. Busque associar acompanhamento psicoterápico para trabalhar essa questão e te dar conforto emocional.

Espero ter ajudado!
Olá, o uso da medicação ira controlar os seus sintomas, mas para ter uma auto controle e confiança é necessário fazer um tratamento psicológico. Pois o psicologo que te ajudara a entender os seus medos e a lidar melhor com eles, medicamentos atua nos sintomas mas não é capaz de intervir em seus sentimentos. Por isso a necessidade de um trabalho conjunto entre medicação com psiquiatra e psicoterapia com psicologo. Espero ter te ajudado. Abraços...
O medo está na base do quadro de pânico- não há remédio (psicofármacos) que curam "ideias, pensamentos e sentimentos"- os medicamentos apenas amenizam as sensações e efeitos dos sintomas.

Terapia com base psicanalítica e outras abordagens, são essenciais para avançar nas causas e soluções dos sintomas e cura. Sofremos dos pensamentos que nos ocorrem, lembranças e traumas adquiridos por experiencias inesperadas, que deixam marcas e produzem efeitos automáticos indesejáveis, na tentativa de nos protegerem.

De modo geral é recomendado tratamento multidisciplinar por um tempo até a estabilização do humor e ansiedade.
Olá! Sua pergunta é: “O que faço”.
Lhe digo que o mais interessante seja aprender a lidar com os medos, a medicação é muito importante sim, mas não ensina como controlar, lidar, administrar os sentimentos e sensações internas. Hoje tens medo de sentir novamente os sintomas do ataque de pânico de 2010, basicamente tens medo de sentir medo, é de extrema importância que aprendar a lidar com esse medo, enfrentando-o com força o suficiente para que ele não seja maior que você. Com a ajuda de um psicólogo poderá encontrar os caminhos e meios para dar conta de lidar com tudo isso. Espero ter ajudado. Abraços!
Olá!
Ao sentir sensações tão inquietantes e desconfortáveis (comuns das crises) esse medo costuma aparecer. É importante saber que não existe nenhuma garantia de que você não terá mais crises (infelizmente), mas acredito e observo que as pessoas que passam por elas aprendem a lidar com a situação, através do autocontrole, fazendo com que se tornem menos assustadoras. Autoconhecimento, exercícios físicos, meditação e psicoterapia, são formas de buscar alívio, além da medicação. Veja o que te agrada! Converse com seu psiquiatra sobre seu medo. No final, só há uma saída: enfrentá-lo! E se ela voltar, já pensou como faria? Ou, por que ela voltaria?
Abraços
O medicamento vai controlar os sintomas, mas o ideal seria fazer psicoterapia, a TCC (terapia cognitiva comportamental), trabalha com a conscientização dos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Sendo possivel ter conhecimento das causas das crises e conseguir controla-lás.
Olá, esse medo de vivenciar novamente uma crise de pânico é muito frequente e é por isso que é tão importante associar ao tratamento médico o tratamento psicoterápico. Procure um psicólogo para entender melhor sobre o que acontece com você. Tomar consciência do que te leva ao pânico por exemplo é fundamental. Além de te ajudar a lidar com o medo. A psicoterapia te ajuda a tomar consciência de si, das suas emoções e entender os processos inconscientes que geram ansiedade.
É importante que a psicoterapia com o psicólogo seja associada ao tratamento medicamentoso, para que haja uma maior conscientização dos sofrimentos psíquicos e um maior controle nos momentos de crise.
O tratamento de transtorno de pânico que realmente reabilita o sujeito a ter manejo da ansiedade e viver livre dos sintomas é realizado com Psicólogo especialista em terapia cognitivo comportamental. Assista ao vídeo sobre esse tratamento de 8 sessões criado na UFRJ no YouTube: vencendo o panico. Coloco-me a disposição para esclarecimentos.
Olá! A medicação é importante, mas, não é suficiente para tratar o transtorno do pânico. É necessário também fazer acompanhamento psicológico no intuito de entender e identificar a raiz do seu sintoma. Penso que o seu medo de ter uma nova crise pode dá indícios que algo necessita ser olhado, questões internas que você mesmo desconhe, mas, que produz sofrimento e se manifesta por meio dos seus medos.
Associe uma psicoterapia em paralelo e não interrompa o uso das medicações.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Psicólogo

Ribeirão Preto

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.