Fui diagnosticado com uveite de fuchs em 2009, com glaucoma secundário, o qual ja fiz 2 cirurgias, a
2
respostas
Fui diagnosticado com uveite de fuchs em 2009, com glaucoma secundário, o qual ja fiz 2 cirurgias, a ultima sendo implantado valvula em 2011. Recentemente acuidade visual diminuiu, com diagnostico de descompesação da cornea. Uso de coticoides e injeção de triancinolona. Tenho chances de transplante?
A opção por transplante vai depender principalmente do prognóstico do glaucoma. Se a baixa mais recente da acuidade visual for ocasionada pelo edema de córnea (descompensação corneana), e o nervo óptico estiver viável (ou seja, o nervo do olho estiver funcionando), existe possibilidade de recuperação da visão após o transplante de córnea. Caso a baixa da acuidade visual esteja também associada a um comprometimento exuberante do nervo óptico (ou seja, o nervo do olho NÃO estiver mais funcionando como consequência do glaucoma avançado), não seria mais indicada a realização do transplante de córnea. Mas é importante saber que a realização de um transplante de córnea em um olho já acometido por episódios recorrentes de uveíte, associado a um glaucoma uveítico (secundário à uveíte) já tratado com implante de tubo (citado pelo paciente como válvula) é sempre um procedimento vulnerável a complicações, principalmente a descompensação do glaucoma (elevação da pressão intraocular).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
As principais complicações da iridoclite heterocrômica de Fuchs são a catarata e o glaucoma, podendo até não ocorrer. O tratamento geralmente inclui colírios com corticóides e na maioria dos casos temos a tendência de tratarmos além do necessário e assim, o tratamento pode causar mais danos do que a própria iridociclite. É uma condição unilateral e isto é importante na avaliação do glaucoma, pois se o glaucoma for bilateral, temos que reavaliar esta iridociclite, seu diagnóstico e seu tratamento. Fuchs não agride a córnea
Foram duas cirurgias, talvez catarata(facectomia) com posterior descompensação do endotélio corneano, piora da pressão intra-ocular e uso de válvula(tubo) na segunda cirurgia, ou 2 cirurgias de glaucoma(TREC e válvula), sem operar a catarata.O transplante de córnea pode ser feito, mas o prognóstico estará na dependência do estado do nervo óptico, do controle da iridociclite e da pressão intra-ocular pós-operatória. Se o outro olho estiver bem, não faça o transplante.
Foram duas cirurgias, talvez catarata(facectomia) com posterior descompensação do endotélio corneano, piora da pressão intra-ocular e uso de válvula(tubo) na segunda cirurgia, ou 2 cirurgias de glaucoma(TREC e válvula), sem operar a catarata.O transplante de córnea pode ser feito, mas o prognóstico estará na dependência do estado do nervo óptico, do controle da iridociclite e da pressão intra-ocular pós-operatória. Se o outro olho estiver bem, não faça o transplante.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Depois do tratamento para uveíte quanto tempo demora para voltar a visão ?
- Tenho uveite por toxoplasmose, por qto tempo devo tomar antibiótico?
- Uveíte pode dar nos dois olhos? Mesmo que apenas tenha lesionado (acidente) um dos olhos, e não os dois?
- Quem tem Uveíte pode fazer procedimentos estético como ultrassom microfocado facial?
- Boa tarde Foi diagnosticado toxoplasmose em meu olho esquerdo, estou usando colírios e antibióticos. Me foi recomendado á cirurgia Yag Lazer, bem como outra para Uveíte. Posso fazer quaisquer uma das duas a quaisquer momento ou devo ter uma sequência ou seja Yag Lazer/Uveíte Uveíte/Yag Lazer No…
- Ola.o médico suspeita que estou com uveite, vou passar com um especialista, mas até lá posso ir colocando soro fisiológico pra aliviar?
- tenho uveite posterior em um olho. nao vejo nada atraves dele. pode haver tratamento?
- Tenho uveíte , no olho esquerdo , que está radiando para o direito , já não consigo enxergar bem em ambiente com muita claridade , o que fazer?
- Olá! Já tive uveíte algumas vezes fiz diversos exames e não tem uma causa. Não sou portadora de outra doença que cause isso. tenho 5 graus de miopia e quero muito fazer cirurgia refrativa. O fato de ja ter tido uveíte seria um impedimento?
- Bom dia! Já tive uveíte no olho esquerdo por três vezes com exames de sangue normais. Da última vez, fiz o tratamento com 40 dias de antibiótico e altas doses de corticóide (fiquei com várias da reações das medicações) mas não senti melhora alguma desta vez e recebi alta. Meu olho continua com a visão…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 74 perguntas sobre Uveíte
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.