Fui diagnosticado com uveite de fuchs em 2009, com glaucoma secundário, o qual ja fiz 2 cirurgias, a

2 respostas
Fui diagnosticado com uveite de fuchs em 2009, com glaucoma secundário, o qual ja fiz 2 cirurgias, a ultima sendo implantado valvula em 2011. Recentemente acuidade visual diminuiu, com diagnostico de descompesação da cornea. Uso de coticoides e injeção de triancinolona. Tenho chances de transplante?
A opção por transplante vai depender principalmente do prognóstico do glaucoma. Se a baixa mais recente da acuidade visual for ocasionada pelo edema de córnea (descompensação corneana), e o nervo óptico estiver viável (ou seja, o nervo do olho estiver funcionando), existe possibilidade de recuperação da visão após o transplante de córnea. Caso a baixa da acuidade visual esteja também associada a um comprometimento exuberante do nervo óptico (ou seja, o nervo do olho NÃO estiver mais funcionando como consequência do glaucoma avançado), não seria mais indicada a realização do transplante de córnea. Mas é importante saber que a realização de um transplante de córnea em um olho já acometido por episódios recorrentes de uveíte, associado a um glaucoma uveítico (secundário à uveíte) já tratado com implante de tubo (citado pelo paciente como válvula) é sempre um procedimento vulnerável a complicações, principalmente a descompensação do glaucoma (elevação da pressão intraocular).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As principais complicações da iridoclite heterocrômica de Fuchs são a catarata e o glaucoma, podendo até não ocorrer. O tratamento geralmente inclui colírios com corticóides e na maioria dos casos temos a tendência de tratarmos além do necessário e assim, o tratamento pode causar mais danos do que a própria iridociclite. É uma condição unilateral e isto é importante na avaliação do glaucoma, pois se o glaucoma for bilateral, temos que reavaliar esta iridociclite, seu diagnóstico e seu tratamento. Fuchs não agride a córnea
Foram duas cirurgias, talvez catarata(facectomia) com posterior descompensação do endotélio corneano, piora da pressão intra-ocular e uso de válvula(tubo) na segunda cirurgia, ou 2 cirurgias de glaucoma(TREC e válvula), sem operar a catarata.O transplante de córnea pode ser feito, mas o prognóstico estará na dependência do estado do nervo óptico, do controle da iridociclite e da pressão intra-ocular pós-operatória. Se o outro olho estiver bem, não faça o transplante.

Especialistas

Fernanda Karine Walber

Fernanda Karine Walber

Oftalmologista

Palhoça

Dênia Rezende Ferreira

Dênia Rezende Ferreira

Oftalmologista

Patos de Minas

Bruna Lettieri Balbino

Bruna Lettieri Balbino

Oftalmologista, Médico clínico geral, Médico de tráfego

Rio de Janeiro

Guilherme Correa

Guilherme Correa

Oftalmologista

Campinas

Thaís Mota Gomes

Thaís Mota Gomes

Oftalmologista

São Paulo

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 74 perguntas sobre Uveíte
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.