Fui diagnosticado com transtorno de ansiedade generalizada e o psicólogo com quem fazia terapia desc

16 respostas
Fui diagnosticado com transtorno de ansiedade generalizada e o psicólogo com quem fazia terapia desconfia de um grau de depressão. Tentei retomar a vida e recomecei a estudar mas parece que nada ajuda. A mente não colabora, parece que não aprendo nada. No atual cenário é melhor trancar e me dedicar 100% a terapia pra poder aprender a lidar com isso ou é melhor forçar e tentar avançar?
Olá! Frente a um diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada, o acompanhamento psicológico aliado ao acompanhamento psiquiátrico traz resultados muito satisfatórios. Não sei se você já realiza o acompanhamento com algum psiquiatra, mas o aporte medicamentoso pode te ajudar bastante a "retomar a vida" e, enquanto isso, aprender a lidar com a situação na psicoterapia. Cabe acrescentar que o tratamento farmacológico também é um processo: é preciso "testar" qual medicação te trará melhores resultados e entender que é necessário passar por um processo de adaptação ao remédio. As vezes, com o ajuste da medicação você consiga um melhor desempenho na faculdade. Quanto a trancar ou não o curso, acho importante discutir isso em sessão com a sua psicóloga, assim, vocês conseguem olhar juntos para a situação, entender o impacto da decisão e "pesar" o que pode te trazer mais benefícios nesse momento.
Espero ter ajudado de alguma forma! Precisando de algo, estou a disposição. Um abraço

Pelo seu comentário parece que ou você foca a terapia ou enfrenta o mundo, como se uma escolha anulasse a outra. Na verdade, ficar só na terapia e não enfrentar as coisas vai dificultar seu processo, pois seria como você aprender mecânica somente lendo livros teóricos, ou seja, você precisa da prática para comprovar as mudanças. Por outro lado, tentar enfrentar tudo sem o auxílio profissional muito provavelmente vai te levar ou à frustração ou a um estresse muito grande, podendo piorar o seu problema, pois você estaria enfrentando o inimigo sem as ferramentas e técnicas necessárias. Então uma coisa influencia a outra. E claro que dependendo do caso, o auxílio medicamentoso é bem vindo. Caberia você investigar, junto a seu Psicólogo, qual sua expectativa de melhora, e ver se ela está adequada ou se está, inclusive, muito acelerada.
Olá! A ansiedade pode surgir em comorbidade com a depressão e vice-versa. Dependendo do nível de ansiedade pode prejudicar a concentração e memória, por isso não deve estar conseguindo estudar. Às vezes, requer medicação para melhorar os sintomas e conseguir estudar. Converse com o profissional que o acompanha. Ressalto que, na terapia também é possível aprender técnicas para controlar a sua ansiedade, atuar sobre os pensamentos, questionando-os, identificando os gatilhos e controlando. A terapia cognitiva comportamental poderá ajudar, promovendo o autoconhecimento, ensinando técnicas para identificar e modificar os pensamentos, comportamentos, obtendo o controle de sua ansiedade. Converse com seu psicólogo.

A terapia é só 1% do tempo da sua semana, o que vc faria no tempo restante? Você pode mergulhar no processo de autoconhecimento somando com leituras, vídeos, meditações.
Mas pela sua pergunta imagino que vc esteja querendo se trancar como forma de afastar as situações que te geram frustrações. Procure entender qual a forma mais respeitosa de você lidar com suas atividades, por exemplo, você citou estudos, então estude em blocos mínimos, de 3 minutos, e só! A terapia é mais o que a gente faz DEPOIS dela. Não existirá um "estou pronto", a gente ganha o equilíbrio quando a bicicleta está em movimento.
Bom dia! É importante você fazer uma terapia. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal. Procure um profissional da área de Psicologia.
Você relata que recebeu um diagnóstico de ansiedade. Ansiedade é um sentimento que para o terapeuta comportamental considera-se comportamento encoberto. O sentimento faz parte do comportamento e uma relação sua com o seu ambiente interno ou externo. Você parece que está querendo escolher ou se dedica a terapia ou aos estudos. E importante que você faça terapia e continue a viver. É essa interação que fará você identificar sua ansiedade e mudar algo em seu ambiente. São as circunstâncias externas que levam o indivíduo a sentir. Tomar conhecimento dos seus padrões comportamentais. Você relata que está ansioso, na realidade você está me dizendo que está percebendo um estado emocional desagradável. Seu relato me faz pensar que você esta na presença de contingências aversivas, situações negativas que você não está sabendo lidar. O psicólogo especialista poderá no processo terapêutico te ajudar muito.
Olá. Sugiro mais avaliações, inclusive com neurologista. Será que você pode ter um transtorno de aprendizagem não identificado aí no processo? Avalia melhor. Existem muitas formas de melhorar sua qualidade de vida. Até mais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Olá, me parece que seria de grande ajuda no seu caso também ter um acompanhamento medicamentoso para ajudar o seu sistema a regular os níveis de ansiedade e distração. Seria importante consultar-se com um psiquiatra ou neurologista para avaliar melhor o que poderia te dar esse suporte, até para ter mais calma em prosseguir a terapia para elaborar isso tudo. O ideal é que você consiga conciliar as coisas e não ter que escolher entre elas. Busque fazer uma consulta com um médico especialista para entender melhor isso e conseguir acalmar esses sintomas que estão te prejudicando tanto! Boa sorte!
Olá, boa tarde. Se a sua psicóloga suspeita de um quadro depressivo, seria importante investigar com um médico psiquiatra e iniciar o tratamento medicamentoso em paralelo a terapia. Sendo assim terá um resultado melhor e com isso poderá perceber se consegue permanecer com os estudos. Fico à disposição, um abraço.
Olá. Ansiedade e depressão são transtornos que comumente estão presentes e que têm causas, sintomas e tratamentos diferentes e complementares. Os transtornos ansiosos podem causar depressão e, conforme a intensidade dos sintomas, limitam o indivíduo no desempenho de sua vida normal. Da mesma forma, os sintomas depressivos podem fazer com que se manifeste a ansiedade pelo fato dos sintomas afetarem a sua rotina, acarretando diversos prejuízos no âmbito pessoal, social ou profissional .É muito comum o comportamento de auto sabotagem, como o de não realizar as suas tarefas pelo medo de errar ou ser julgado, procrastinar por falta de energia, olhar o lado negativo das coisas, procurar ou querer ser perfeccionista. Podemos realizar várias atividades nas nossas vidas, não é necessário que fiquemos estagnados em um setor de nossas vidas, enquanto resolvemos outras questões. Importante, nesses momentos mais difíceis, tentar diferentes atividades e evitar ficar em casa sozinha, pois precisamos, efetuar uma mudança de foco do problema ou do sintoma, conseguindo à partir daí, um incentivo para continuar melhorando a cada dia. Sempre à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 95
Olá, boa tarde!

É comum em niveis mais altos de ansiedade surgir sintomas similares a depressão. Mas o indicado muitas vezes é o trabalho em rede, entre você sua psicóloga, um(a) psiquiatra, se necessário medicação e também reforçar sua rede de apoio.

No geral sua ansiedade deve surgir com algumas problemáticas do dia a dia, no processo psicoterapêutico você irá observar melhor como você costuma lidar com essas problemáticas, o que causam esses sintomas ansiosos e juntas construir mais formas de lidar com isso.

Teria que ser observado com maiores informações, mas será que talvez, e só talvez, a saída da universidade pode ser uma forma de não lidar com algumas dessas ansiedades?

Minha dica é que você exponha com a sua psi esse desejo, para vocês se atentarem e observarem juntas as possibilidades, utilizando o processo como ferramenta para não precisar tomar essas decisões sozinha. ;-)

Um abraço
Olá. O psicólogo e psiquiatra trabalha muito bem em conjunto. A terapia não deve anular todas as outras coisas da sua vida.
Compartilhe com o seu psicologo tudo isto que pensa.
Abraços!
Oie. Creio que seja muito importante entender seu quadro clínico, o acompanhamento psiquiátrico anda junto ao acompanhamento psicológico. E o acompanhamento psicológico, diz de um processo que fará parte de sua vida. Você não precisa "parar" sua vida para focar nisso, a menos que queira e se você quiser, é necessário entender suas crenças, pensamentos e emoções a cerca desta decisão, a cerca do possível diagnóstico... enfim, as questões são realmente muito complexas, mas você não está sozinha e o nosso trabalho e tentar melhorar sua qualidade de vida e autoconhecimento, com muito acolhimento e reflexões.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Como muitos colegas já disseram aqui, com esse diagnóstico o ideal será uma visão mais multidisciplinar que engloba uma visita ao psiquiatra para verificar a questão da medicação por um período para q a terapia até traga melhores resultados e sugiro incluir na sua rotina diária, caso ainda não faça, a atividade física e a meditação. Te convido a visitar meu canal do youtube, há alguns áudios de meditação guiada, com texto e locução q eu fiz.
Olá, a decisão entre trancar os estudos ou continuar avançando enquanto lida com a terapia é pessoal e deve ser baseada na avaliação cuidadosa de seu bem-estar mental, a orientação do seu terapeuta e suas circunstâncias individuais.

Converse com seu psicólogo sobre sua dificuldade em conciliar os estudos com o tratamento. Considere o impacto do estudo e as vantagens e desvantagens de tomar essa decisão. Em vez de trancar completamente, você pode considerar reduzir a carga de cursos ou o número de disciplinas. Isso pode proporcionar um equilíbrio entre continuar seus estudos e ter tempo suficiente para a terapia.

Trabalhe com seu terapeuta para desenvolver um plano de tratamento claro, com metas específicas para a recuperação.
A terapia você pode fazer em paralelo às outras atividades rotineiras. Agora, se você pode tirar uns dias de descanso, também pode ser funcional no processo psicoterápico. Sendo assim, a resposta para sua pergunta é: sim. O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e a depressão podem afetar significativamente o bem-estar e a capacidade de concentração.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!