Fui diagnosticado com TOC há uns dois anos, por um psiquiatra. Mas eu resisto a medicamentos. O último

7 respostas
Fui diagnosticado com TOC há uns dois anos, por um psiquiatra. Mas eu resisto a medicamentos. O último indicado foi o Recounter. Não lembro o nome do primeiro. Entendo que o TOC seja o aprisionamento em alguns pensamentos e isso está me matando. Curiosidade: me medicando, isso vai desaparecer ???
Olá. Os medicamentos auxiliam muito no tratamento de diversas condições psíquicas, como no TOC e podem, realmente, causar uma diminuição dos sintomas por um certo tempo. Entretanto por serem causados por fatores psíquicos, é necessário que o uso da medicação seja acompanhada de uma psicoterapia ou análise, onde cada um terá a oportunidade de se questionar sobre o que poderia estar causando tais sintomas. À medida que isso ocorre, podem surgir outras formas de lidar com os pensamentos e um alívio dos sintomas de uma forma mais efetiva.

Olá! O TOC é caracterizado por pensamentos obsessivos,intrusivos que levam a comportamentos compulsivos e repetitivos.
O tratamento é feito com a combinação de medicamento(psiquiatra) com psicoterapia(psicólogo), pois o primeiro irá aliviar os sintomas enquanto o segundo trabalhará as causas desse comportamento,apresentando assim uma melhora significativa da sua qualidade de vida.
O TOC é um transtorno que precisará de cuidados à vida toda para controlar os sintomas que tanto incomodam sua vida.
Procure por profissionais de sua confiança, pois assim ficará mais fácil a adesão dos tratamentos.
Não passe por isso sozinho/a!
Espero ter ajudado!Qualquer coisa, estou a disposição!!
Apenas se medicar pode não curar, mas vai te ajudar muito em manter-se melhor enquanto inicia a psicoterapia. Como você passou pelo psiquiatra e tem receio de remédios, sugiro que veja como um aliado momentâneo que poderá ser deixado aos poucos. Já atendi alguns casos em que nem foi preciso tomar remédios. Mas você precisa querer se conhecer, enfrentar de frente seus conflitos...coragem, boa sorte!!
Olá! O TOC é um transtorno crônico, cujo tratamento na maior parte das vezes deve ser medicamentoso e psicoterápico, em conjunto. Os sintomas podem sim desaparecer com o tratamento correto, porém o mais comum é que com o passar do tempo o paciente consiga conviver com o transtorno, aceitando-o de forma que os pensamentos já não prejudiquem mais sua qualidade de vida. Entretanto, para tal, a psicoterapia se faz muito necessária, pois somente o tratamento medicamentoso não modifica os padrões de pensamento/ comportamento.
Olá! Existem diversos fatores que levam o paciente a não aderir ao tratamento ou fazer uma má adesão, porém tão importante quando cuidar da saúde física é cuidar da saúde mental. Sugiro iniciar o tratamento de maneira adequada, o tratamento medicamentoso aliado a psicoterapia traz resultados positivos a longo prazo.

Fico a disposição.
Abraços!
Olá ! Busque um tratamento com psicólogo, a terapia cognitivo comportamental pode ajudar bastante nas crenças, emoções e comportamentos do TOC. Sobre a sua curiosidade, não se automedique busque apoio do psiquiatra, neste caso. Grande Abraço!
O TOC é um distúrbio crônico, que embora não cure, se pode viver muito bem com ele desde que tratado corretamente. Ele tem causas psicológicas surgiu de emoções mal resolvidas então eu particularmente não acredito que tenha sucesso ser tratado com medicamentos somente. Se faz necessário o medicamento e a psicoterapia, juntos, porque o medicamento pode ajudar nos sintomas mas não ajuda nos sentimentos, emoções, causas psicológicas. Para dar certo tem que ser os dois. É um tratamento longo mas que a ajudará a viver mais em paz.