Fui diagnosticado com TDAH e TAG comórbida. Meu psiquiatra recomendou Metilfenidato (10mg 2x/dia), Escitalopram (15mg 1x/dia) e Litio (450mg 1x/dia). Tenho risco de desenvolver síndrome serotoninérgica?

3 respostas
Fui diagnosticado com TDAH e TAG comórbida. Meu psiquiatra recomendou Metilfenidato (10mg 2x/dia), Escitalopram (15mg 1x/dia) e Litio (450mg 1x/dia). Tenho risco de desenvolver síndrome serotoninérgica?
Apesar de estarmos diante de três medicações que aumentam a concentração de serotonina por vias diferentes, elas estão em doses terapêuticas e não elevadas, o que diminui o risco de síndrome serotoninérgica. Caso tenham sido introduzidas simultaneamente, alguns sintomas da adaptação podem ser potencializados pela interação entre elas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O risco de desenvolver síndrome serotoninérgica é baixo quando as doses dos medicamentos são prescritas corretamente e há monitoramento adequado por um profissional de saúde. O risco de síndrome serotoninérgica aumenta quando há interações medicamentosas que aumentam a atividade serotoninérgica no cérebro, como o uso simultâneo de antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), como o Escitalopram, e outros medicamentos, como o Metilfenidato.

O Lítio pode aumentar ainda mais o risco de síndrome serotoninérgica quando combinado com outros medicamentos que também afetam a serotonina. No entanto, a dose prescrita de Lítio é baixa e pode não aumentar significativamente o risco de síndrome serotoninérgica.

Para minimizar o risco de síndrome serotoninérgica, é importante informar o médico sobre todos os medicamentos e suplementos que você está tomando, incluindo medicamentos prescritos, de venda livre e à base de plantas. Além disso, é importante seguir as orientações do médico e relatar imediatamente quaisquer sintomas de síndrome serotoninérgica, como sudorese, tremores, agitação, confusão, rigidez muscular e batimentos cardíacos acelerados.
Boa noite. A probabilidade de ocorrer a síndrome serotoninérgica é maior quando se toma medicações (serotoninérgicas) acima da dose recomendada. Parece não ser o seu caso. Entretanto poderá haver um período de adaptação.

Especialistas

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Marcelo Gomes Telles

Marcelo Gomes Telles

Psiquiatra

Belo Horizonte

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 31 perguntas sobre Síndrome Da Serotonina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.