Fui diagnosticado com TDAH e meu médico me prescreveu Venlafaxina de 150 mg. Ele não deveria ter prescrito

7 respostas
Fui diagnosticado com TDAH e meu médico me prescreveu Venlafaxina de 150 mg. Ele não deveria ter prescrito alguma medicação estimulante como a Ritalina ou o Venvanse em vez de um antidepressivo para tratar os sintomas do déficit de atenção e da hiperatividade?
A Venlafaxina não trata TDAH. Este remédio deve ter sido prescrito para ansiedade ou depressão ou ambos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom, de fato a venlafaxina não serve para o tratametno de TDAH. Quem poderá te dar uma resposta definitiva sobre o seu diagnóstico e o porque desta prescrição é apenas o seu médico, mas o que pode ter acontecido é que ele percebeu alguma comorbidade que precisa ser tratada antes de se abordar o TDAH propriamente dito e iniciou este tratamento com a venlafaxina.
Não tenha receio de tirar suas dúvidas e perguntar ao seu médico tudo que não entender. Estar bem informado quanto ao diagnóstico e ao tratamento é passo fundamental para que o processo terapêutico tenha sucesso.
Abraços.
Se você foi diagnosticado efetivamente com TDAH, o tratamento indicado é um medicamento da classe dos psicoestimulantes que vão agir diretamente sobre o seu déficit de atenção. O motivo da prescrição da Venlaflaxina se deve provavelmente a uma suspeita de depressão como diagnóstico diferencial do TDAH. Os prejuízos cognitivos (de atenção, concentração e memória, por exemplo) também podem estar presentes num quadro depressivo. Talvez seu médico queira descartar a hipótese de uma depressão, antes de fechar o diagnóstico de TDAH. Há testes específicos para o diagnóstico de TDAH. Concordo com o colega, Dr Lucas Farnese, de que seu médico é a pessoa mais indicada para esclarecer esta prescrição. Boa sorte.
O mais indicado é você procurar seu médico para se informar o motivo dessa medicação, só ele poderá orientações que procura, muitas vezes é necessário ser tratado primeiro uma comodidade antes do TDAH. Não tenha receio de tirar suas dúvidas com seu médico.
Boa sorte
Você deveria procurar um médico a quem tenha empatia, para que possa questioná-lo sobre sua medicação e diagnóstico. Caso contrário ficará insegura quanto ao seu tratamento. Abraços.
Procure seu médico e converse sobre a prescrição da venlafaxina. Essa medicação não trata TDAH. Se continuar com dúvidas procure outro profissional que possa lhe auxiliar. Boa Sorte!
Olá, tudo bem ?

Entendo sua preocupação e sugiro que você retorne ao seu médico para dialogar sobre a medicação que lhe foi prescrita.

Vale salientar que um acompanhamento psicológico é de fundamental importância para lidar com tais questões.

Obrigado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Andressa Lehmann

Andressa Lehmann

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.