fui diagnosticado com nodulo benigno na adrenal , regiao cortex. A aldosterona/renina deu alterada. Porem,

3 respostas
fui diagnosticado com nodulo benigno na adrenal , regiao cortex. A aldosterona/renina deu alterada. Porem, fui a dois medicos que preferiram nao realizar cirurgia. Um é endocrino e o outro nefrologista. Qual sua opiniao?.
Depende do tamanho do adenoma. Sé é mais de 4cm e você toma várias medicações para a pressão, vale a pena a cirurgia sim. Após a cirurgia, praticamente todos os pacientes ficam sem tomar remédio pra pressão.
A cirurgia é por vídeo e geralmente é muito tranquila, chama-se adrenalectomia. Os médicos só são contra a cirurgia se o nódulo é pequeno, o paciente for idoso ou não se conhece nenhum cirurgião bom que opere isso. Porque tem de ser bom pra fazer esse tipo de operação, não pode ser qualquer um. Cirurgia endócrina é muito bonita.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em todo nódulo adrenal o principal é avaliar produção hormonal, ou seja, se esse nódulo produz excesso de hormônios e quais, além disso devemos avaliar se o paciente é hipertenso, diabético ou tem outras comorbidades que podem surgir por excesso hormonal, nessa avaliação devemos levar em consideração que diversas medicações podem alterar a dosagem da renina e da aldosterona e devem ser trocadas antes da colega hormonal. Além disso o tamanho do módulo e as características no exame de imagem devem ser avaliados para se decidir pelo tratamento medicamentoso, cirúrgico ou apenas observação clinica.
A relação Aldosterona / renina alterada sugere hiperaldosteronismo primário, que é causada pela produção excessiva do hormônio aldosterona. Neste caso deve-se avaliar as medicações em uso e realizar um teste confirmatório que seria o teste de infusão salina ou teste da fludrocortisona, ser for positivo para produção autônoma de aldosterona, realizamos avaliação cuidadosa com cateterismo das veias adrenais e se a doença for unilateral, devemos indicar a retirada da adrenal acometida.

Especialistas

Márcio Garrison Dytz

Márcio Garrison Dytz

Endocrinologista

Brasília

Mirna Alves de Sá

Mirna Alves de Sá

Endocrinologista

João Pessoa

Marcelo D Oliveira

Marcelo D Oliveira

Endocrinologista

São Paulo

Mayra Zanon Casagrande

Mayra Zanon Casagrande

Endocrinologista, Internista

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 141 perguntas sobre Adenomas Adrenal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.