Fui diagnosticado com mega-apofises articuladas com o sacro bilateralmente. Tenho 20 anos, n sinto dor

4 respostas
Fui diagnosticado com mega-apofises articuladas com o sacro bilateralmente. Tenho 20 anos, n sinto dor alguma, corro, pratico Jiujistsu, musculação. O q faço? Estou muito preocupado! Corro o risco de perder os movimentos? Qual o tratamento?
Bom dia. Megapófise transversa é um aumento do processo transverso da vértebra (região lateral da vértebra) que geralmente ocorre em pacientes com uma vértebra a mais na região lombar baixa (supranumerária) ou na quinta vértebra lombar quando tem uma morfologia diferente (forma diferente). Essa vértebra que tem um processo transverso grande ou megapófise é a famosa vértebra de transição. Pode ser uni ou bilateral e pode corresponder a uma variação da normalidade. Muitas vezes é assintomática mas às vezes qd fusiona (cola) no sacro pode ocasionar uma sobrecarga do disco intervertebral ocasionando dor (síndrome de Bertolotti). A identificação da anormalidade é importante para a orientação de possíveis atividades físicas que o paciente deve evitar. Idealmente procure o seu neurocirurgião para maiores orientações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite, a mega apófise articulada pode ser uni ou bilateral (como no seu caso). Trata-se de uma desordem congênita da coluna vertebral caracterizada por uma mega- apófise transversa lombar em uma vértebra de aspecto transicional formando uma neoartose com a asa do ilíaco.
No seu caso é assintomático, mais como sintomatologia pode causar dor na região lombar sem riscos de perda do movimento dos membros inferiores. Para o tratamento adequado você deve passar por uma anamnese com um especialista para ser melhor avaliado.
Em nossa clinica temos um fisioterapeuta desportivo que trabalha com atletas de alto impacto. Se já esta com acompanhamento médico, procure um fisioterapeuta. Ok? Boa sorte.
Olá!
Apófise transversa é uma estrutura anatômica normal das vértebras. Às vezes na última vértebra da coluna lombar elas podem ser grandes e acabam por tocar ou mesmo articularem-se ou fundirem-se com o osso sacro. Recebem o nome de mega-apófises por causa disto. É uma variação comum, na maioria das vezes assintomática. Tenho uma vasta experiência em cirurgia de coluna e apenas em duas ocasiões achei necessária a indicação de tratamento cirúrgico. O sintoma principal é dor, principalmente quando a variação é apenas de um lado. Quanto a risco de lesão neurológica, esta condição é absolutamente inofensiva.

Especialistas

Thayná Rodrigues

Thayná Rodrigues

Fisioterapeuta

Maracanaú

Kenia Cristina

Kenia Cristina

Fisioterapeuta

Uberaba

Amanda Cristina

Amanda Cristina

Fisioterapeuta

Maringá

Belchior Thiago Corte Timoteo

Belchior Thiago Corte Timoteo

Reumatologista

Serra Talhada

Emily Reis Lagos

Emily Reis Lagos

Fisioterapeuta

Caruaru

Thaís Motta Foresti

Thaís Motta Foresti

Fisioterapeuta

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 144 perguntas sobre Dor nas costas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.