Fui diagnosticado com início de um quadro de esquizofrenia, tenho muitas alucinações auditivas, já e

2 respostas
Fui diagnosticado com início de um quadro de esquizofrenia, tenho muitas alucinações auditivas, já estou em tratamento, nunca fui internado e nunca tive um surto psicótico que precisasse de ajuda médica, gostaria de saber se eu conseguisse me manter assim ao longo da vida, sem nunca ter um surto que me leve a ser internado, eu irei ter minha capacidade cognitiva normal ao longo da vida ou o declínio cognitivo é algo inevitável com essa doença? Sempre fui considerado muito inteligente por todas as pessoas em minha volta, inclusive pelos meus professores enquanto estudava, tenho medo de perder minha capacidade cognitiva por conta dessa doença.
O declínio cognitivo não é inevitável, contanto que o tratamento seja contínuo, com medicações adequadas e se consiga evitar novos surtos. Há pessoas há décadas medicadas e sem nenhum comprometimento cognitivo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sintomas cognitivos e eventualmente déficits cognitivos são comuns na apresentação clínica da Esquizofrenia. Além do sintomas psicóticos, por exemplo, alucinações auditivas, como você citou, os sintomas cognitivos também merecem atenção na sua identificação e manejo. Esses sintomas podem variar desde dificuldade de aprendizagem, prejuízo no planejamento e organização, solução de problemas, processamento de novas informações, dificuldades na atenção e memória. Estratégias importantes tanto para a prevenção quanto para o manejo desses sintomas são a adesão terapêutica ao antipsicótico (de preferência de 2ª geração), estilo de vida saudável com prevenção ou controle de comorbidades como Hipertensão Arterial, Diabetes e Síndrome Metabólica e atividade física aeróbica. Caso seja notado algum prejuízo nessa área, abordagens como a Terapia de Reabilitação Cognitiva é uma alternativa de manejo.

Especialistas

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Letícia Güenter Dannebrock

Letícia Güenter Dannebrock

Psiquiatra

Porto Alegre

João Pedro Quintans

João Pedro Quintans

Psiquiatra

João Pessoa

Paula R. Druzian

Paula R. Druzian

Psiquiatra, Especialista em administração em saúde

Araçatuba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.