Fui diagnosticado com início de um quadro de esquizofrenia, tenho muitas alucinações auditivas, já e

2 respostas
Fui diagnosticado com início de um quadro de esquizofrenia, tenho muitas alucinações auditivas, já estou em tratamento, nunca fui internado e nunca tive um surto psicótico que precisasse de ajuda médica, gostaria de saber se eu conseguisse me manter assim ao longo da vida, sem nunca ter um surto que me leve a ser internado, eu irei ter minha capacidade cognitiva normal ao longo da vida ou o declínio cognitivo é algo inevitável com essa doença? Sempre fui considerado muito inteligente por todas as pessoas em minha volta, inclusive pelos meus professores enquanto estudava, tenho medo de perder minha capacidade cognitiva por conta dessa doença.
O declínio cognitivo não é inevitável, contanto que o tratamento seja contínuo, com medicações adequadas e se consiga evitar novos surtos. Há pessoas há décadas medicadas e sem nenhum comprometimento cognitivo.

Sintomas cognitivos e eventualmente déficits cognitivos são comuns na apresentação clínica da Esquizofrenia. Além do sintomas psicóticos, por exemplo, alucinações auditivas, como você citou, os sintomas cognitivos também merecem atenção na sua identificação e manejo. Esses sintomas podem variar desde dificuldade de aprendizagem, prejuízo no planejamento e organização, solução de problemas, processamento de novas informações, dificuldades na atenção e memória. Estratégias importantes tanto para a prevenção quanto para o manejo desses sintomas são a adesão terapêutica ao antipsicótico (de preferência de 2ª geração), estilo de vida saudável com prevenção ou controle de comorbidades como Hipertensão Arterial, Diabetes e Síndrome Metabólica e atividade física aeróbica. Caso seja notado algum prejuízo nessa área, abordagens como a Terapia de Reabilitação Cognitiva é uma alternativa de manejo.