Fui diagnosticado com ileite erosiva leve, na maioria dos casos é obrigatório seguir uma dieta rigorosa,

4 respostas
Fui diagnosticado com ileite erosiva leve, na maioria dos casos é obrigatório seguir uma dieta rigorosa, ou em alguns os medicamentos podem ser úteis ?
Vc informa q apresenta erosões à nível de íleo terminal, é possível que possa ser Doença de Crohn ( processo inflamatório da mucosa íleo). O seu caso deve ser confirmado pela análise histopatologico ( material retirado por biópsias). O tratamento medicamentoso é o mais importante.
Em relação à dieta evite alimentos gordurosos e bebida alcoólica.
Realizar acompanhamento ambulatorial com gastroenterologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A grande maioria das ileites terminais leves são apenas infecções intestinais. São raros os casos que sejam Crohn. Não há neçessidade de realizar um milhão de exames. Faz um teste terapêutico e refaça a colonoscopia.
Marque uma consulta com proctologista.
Nas ileítes erosivas, a principal causa é a Doença de Crohn. Mas o seu diagnóstico é mais complexo do que apenas a colonoscopia e resultado da biópsia, que na maioria dos casos é inconclusiva ou inespecífica. Você deve fazer outros exames complementares, como ASCA, Calprotectina fecal e Enterotomografia ou Trânsito intestinal. O médico ainda deve avaliar os seus sintomas e história clínica para te orientar melhor o tratamento.
Procure o quanto antes um especialista para te orientar melhor a respeito.
Fico à disposição!
Olá. Ileíte erosiva é uma alteração que pode ser evidenciada através da Colonoscopia, podendo ser causada por uso de medicamentos (anti-inflamatórios, anti-agregantes plaquetários etc), enteroparasitoses (verminoses) e pela doença de Crohn (cerca de 1/3 dos casos). Contudo, como já comentado pelos outros colegas, o diagnóstigo da doença de Crohn é complexo e deve-se levar em consideração outros achados, em especial a clínica do paciente (diarreia crônica, perda de peso, anemia, presença de fístulas etc), alterações laboratoriais (provas inflamatórias elevadas, presença de anemia, calprotectina fecal elevada etc), alterações histopatológicas características (presença de granulomas não caseosos, microabscessos etc), além de exames de imagem (enterotomografia ou ressonânica etc). Na dúvida, procure um especialista (Gastroenterologista ou Proctologista) perto de você.

Especialistas

Arceu Scanavini Neto

Arceu Scanavini Neto

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Claudia Machado

Claudia Machado

Gastroenterologista, Hepatologista

Salvador

Agendar uma visita
Luciano Flores Fernandes

Luciano Flores Fernandes

Cirurgião do aparelho digestivo

Santa Maria

Felipe Malafaia

Felipe Malafaia

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Bruno Eugenio Canhetti Mondin

Bruno Eugenio Canhetti Mondin

Gastroenterologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 117 perguntas sobre Ileíte
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.