fui diagnosticado com hernia inguinal e estou aguardado a cirurgia. passei por 2 medicos e perguntei

3 respostas
fui diagnosticado com hernia inguinal e estou aguardado a cirurgia.
passei por 2 medicos e perguntei aos 2 se poderia continuar com exercício ate a cirurgia, um disse q sim outro q nao fiquei na duvida eu faço corrida e abdominais nada mais, nao sinto dor ao exercitar. devo parar com os exercios?
Não devem ser realizados exercícios abdominais, principalmente os de contração intensa, por aumentarem o risco de encarceramento da hérnia e dor. Não espere ter dor para parar os exercícios. Essa é a diferença entre poder operar eletivamente ou ter que operar emergencialmente. Os resultados e a evolução podem ser muito diferentes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia, sendo portador de hérnia inguinal, a atividade física poderá lhe causar dor ou incômodos locais. Com aumento da pressão abdominal, também há o risco de aumento progressivo da hérnia, além de gerar possíveis complicações, como o encarceramento (quando o conteúdo herbário "sai" e não retorna para cavidade, ficando "preso"). Sugiro diminuir a intensidade dos abdominais ou até mesmo parar até o procedimento. A corrida seria um atividade com menor chance de complicação. Boa cirurgia e boa recuperação.
Na verdade não existe uma resposta absoluta pra esta pergunta, a resposta está no bom senso. O exercício físico leva ao aumento da pressão abdominal e com isso os órgãos móveis abdominais como os intestinos são empurrados para dentro do saco herniário. Com o relaxamento após o fim do exercício, estes mesmos órgãos tendem a voltar pra dentro do abdome, e a hérnia reduz. Pode acontecer desse órgãos saírem para o saco herniário em um volume muito grande durante o exercício e acabarem não conseguindo voltar pro abdome, geralmente tais quadros são acompanhados de dor intensa; a isso se dá o nome “hérnia encarcerada” e exige cirurgia de urgência antes que evolua para a necrose dos órgãos presos dentro da hérnia por falta de circulação local, o que chamamos de “hérnia estrangulada”. Respondendo à sua pergunta, com o exercício você está dando mais chances pros órgãos abdominais descerem para o saco herniário e com isso facilitando pra sua hérnia encarcerar. Não é proibido mas não é o ideal.

Especialistas

Ivelise Regina Canito Brasil

Ivelise Regina Canito Brasil

Cirurgião geral

Fortaleza

Eduardo Berti Aun

Eduardo Berti Aun

Cirurgião geral, Médico clínico geral

São Paulo

Rafael Gomes Carvalho Barros

Rafael Gomes Carvalho Barros

Cirurgião geral

Belo Horizonte

Manoel Dias de Albuquerque  Filho

Manoel Dias de Albuquerque Filho

Cirurgião geral

Salvador

JOAO FRANCISCO DE SOUZA

JOAO FRANCISCO DE SOUZA

Cirurgião geral, Médico clínico geral

Mafra

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1955 perguntas sobre Hérnia inguinal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.