Fui diagnosticado com glaucoma e ao ler sobre, tenho ficado assustado. Tenho 37 anos e descobri a doença.

2 respostas
Fui diagnosticado com glaucoma e ao ler sobre, tenho ficado assustado. Tenho 37 anos e descobri a doença. Alguns textos falam que via de regra, é possível o controle e evitar a cegueira, outros que o tratamento apenas desacelera a perda de visão. Perderei a visão ao longo do tempo inevitavelmente ?
O glaucoma em jovens como você pode ter uma evolução mais agressiva. O tratamento deve ser bastante efetivo na diminuição da pressão para que a doença não evolua. É claro que existem casos, como você mesmo disse, de doentes que a despeito do tratamento, continuam evoluindo, mas o objetivo do uso dos colírios é evitar esta progressão.

Att

Fabricio Witzel

A primeira questão é se vc já tem alterações como perda de campo visual e do nervo optico ( alterações no exame OCT ). As vezes estamos diante de um caso de risco alto de glaucoma, sem alteraçoes e já iniciamos o tratamento preventivamente, portanto esse grupo de pacientes podem nunca apresentar perda visual. No entanto se já tem alterações importante, é necessário um controle efetivo da pressão ocular, mas a doença tende a ser progressiva mesmo com o tratamento. O importante saber que cada caso é um caso e devemos tratar de maneira individualizada e a evolução da doença também é individual. O glaucoma ainda é uma doença que não conhecemos totalmente. Fique tranquilo e faça visitas regulares ao seu medico oftalmologista.