Fui diagnosticado com gastrite esofragite é refluxo posso comer pão integral?

8 respostas
Fui diagnosticado com gastrite esofragite é refluxo posso comer pão integral?
Olá, para tratar gastrite, costumo excluir alimentos condimentados com temperos artificiais, como caldos prontos, molho de tomate, chá preto, mate e verde, café, alimentos industrializados e fermentados, aí entraria a exclusão do pão, refrigerantes e álcool, retiro esses alimentos e procuro tratar a gastrite, depois pode tentar incluir 1 alimento por vez e observar se dói. Não voltaria a comer pão todos os dias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A questão não é o pão em si, mas todo o processo inflamatório que seu corpo apresenta. É preciso tratá-lo com alguns cuidados como a retirada de alguns alimentos irritantes da mucosa e inserção de um tratamento para refazer sua parede, para que você não sinta mais dor ou desconforto. Fazemos a eliminação e depois reintrodução de alimentos. A presença ou não de H pilori faz bastante diferença, pois é preciso eliminar o bichinho. Assim, vamos eliminando os sintomas e construindo novos hábitos.
O pão pode até ser consumido com parcimônia caso você não perceba que ele piore os seus sintomas gastrointestinais.
A dieta como um todo tem que ser balanceada. O ideal seria uma consulta com profissionais nutricionista e gastro para avaliar o que de fato está lhe causando esse mal, e montar uma dieta própria para você.
Pergunta comum , ainda mais agora que estamos passando por um mundo novo,uma doença que ameaça a finitude da vida. Organização e planejamento da vida com uma alimentação regrada, lhe trará um conforto gástrico , e interromper esse ciclo.
Depende se o pão realmente for integral.
E é necessário avaliar as causas do gastrite/esofagite. Dependendo pode ser necessário restringir trigo, inclusive trigo integral (presente no pão integral). O ideal é buscar atendimento nutricional.
O ideal seria procurar um profissional nutricionista para que ele possa avaliar a situação como um todo. Porque depende muito dos sintomas de desconforto que cada alimento proporciona. Se os sintomas de dor forem muito constante, recomendo começar com uma dieta líquida leve, muito cuidado com a temperatura dos alimentos para não agredir ainda mais a mucosa, e, depois começar a inserir os alimentos sólidos aos poucos. Mas é muito importante que retire da sua dieta produtos industrializados principalmente temperos prontos e refrigerantes.
É muito importante se manter em posição ereta após a realização das refeições, pelo menos uma hora, sentado ou em pé!
É preciso tratá-lo com alguns cuidados como a retirada de alguns alimentos irritantes da mucosa e inserção de um tratamento para refazer sua parede, para que você não sinta mais dor ou desconforto.
Olá,

não tem problema algum em comer pão integral. Você deve retirar alimentos muito condimentados, com muita pimenta, além de chocolate, fritura, industrializados e refrigerantes.Uma alimentação natural é fundamental.

Espero ter ajudado
abraços

Especialistas

Gabriel Braga Pereira

Gabriel Braga Pereira

Cirurgião geral

Pirapora

Lucas Gonçalves de Oliveira

Lucas Gonçalves de Oliveira

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Luciana Ribeiro Spina Tosin

Luciana Ribeiro Spina Tosin

Médico clínico geral

Curitiba

Rafael Cypriani

Rafael Cypriani

Cirurgião do aparelho digestivo

Piracicaba

Gabriela Rezende

Gabriela Rezende

Gastroenterologista

Ponte Nova

Ana Carolina Sawaris Neto

Ana Carolina Sawaris Neto

Especialista em clínica médica

Campo Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1565 perguntas sobre Gastrite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.