Fui diagnosticado com gastrite enantematica, ha 2 semanas. Me receitaram Prazol 1x ao dia. Ainda sin

4 respostas
Fui diagnosticado com gastrite enantematica, ha 2 semanas. Me receitaram Prazol 1x ao dia. Ainda sinto dores e aquela sensação de efervescência no estômago. Ainda é cedo ou será que seria melhor passar para o Nexium que dizem ser mais forte?
Gastrite enantemática ou enantematosa é apenas um achado endoscópico. O nome do quadro é dispepsia e o tratamento envolve não apenas medicação, mas orientações sobre dieta, hábitos de vida e também pode haver relação com quadros de ansiedade. Deve observar também se foi feita pesquisa de Helicobacter pylori. Trocar a medicação sem o consentimento médico nunca será a melhor escolha. Ou você retorna ao seu médico e busca uma reorientação ou marca uma consulta com um bom Gastroenterologista Clínico para que consiga contar bem seus sintomas, excluir outros diagnósticos e realizar o tratamento mais adequado. Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A gastrite enantemática em sí não causa dor. O que você tem é um quadro chamado dispepsia que pode ter diversas causas como a infecção pelo Helicobacter pylori, parasitoses, causas dietéticas, medicamentos, dispepsia funcional entre outras. Procure um gastroenterologista para investigar e afastar a causa dos sintomas.
Olá, muitas vezes nós tendemos a relacionar quadro endoscópico à clinica apresentada ao paciente de forma direta, quando isso não verdade. Normalmente temos quadros graves de gastrite, úlcera, refluxo, assintomáticos. assim como paciente muito sintomáticos com exames quase "normais". Sendo assim, reveja com o seu médico causas para seus sintomas (dispepsia), como alimentação, cansaço, stress, hábitos sociais e, lembre-se, só mude a medicação com a orientação dele.
A gastrite enantematosa leve pode provocar certos desconfortos gástricos e digestivos, que provocam a chamada "sindrome dispéptica", e as causas devem ser mais bem avaliadas, como a infecção pelo Helicobacter pylori, causas dietéticas, medicamentos, disturbios disfuncionais entre outras. Procure um especialista para melhor assisti-lo.

Especialistas

Gabriela Cavalli

Gabriela Cavalli

Endoscopista, Cirurgião do aparelho digestivo

Florianópolis

Caroline Gasparim

Caroline Gasparim

Médico clínico geral

Curitiba

Leonardo Zuna Iriarte

Leonardo Zuna Iriarte

Especialista em clínica médica

Campo Belo

Alice Pires Pasquali

Alice Pires Pasquali

Especialista em clínica médica, Médico clínico geral

Florianópolis

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1562 perguntas sobre Gastrite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.