Fui diagnosticado com Fistula anal, e meu médico sugeriu a cirurgia. No entanto após ler sobre o assunto
3
respostas
Fui diagnosticado com Fistula anal, e meu médico sugeriu a cirurgia. No entanto após ler sobre o assunto tenho receio sobre a incontinencia fecal. Quais os riscos sobre isso? E o que ocorre se nao fizer a cirurgia? Ja que a fistula não me incomoda (Não tenho dor, só a secreção mesmo).
O risco de incontinência existe, mas é bem baixo, especialmente se a cirurgia for bem planejada. Em geral, tentamos preservar o máximo de musculatura possível. Existem casos muito raros de câncer que se desenvolvem em local de fístula, mas não é a evolução comum. Normalmente a fístula mantém uma inflamação local que causa desconforto e secreção e pode ocorrer de formar coleções (abscessos) que são urgência médica. Nesse caso seria necessário drenagem de urgência e é imprevisível quando vão ocorrer. O ideal seria fazer o tratamento proposto pelo seu médico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O risco de incontinência existe , porém não é uma complicação comum. É fundamental uma avaliação cuidadosa do trajeto da fistula através da ressonância nuclear magnética e/ou ultrassom endoanal. E assim planejar se a cirurgia será realizada em 1 etapa ou em 2 ou mais cirurgias. Além disso deve-se avaliar o funcionamento da musculatura anal através da manometria anorretal, e já saber se existe algum grau de fraqueza dos esfíncteres anais. O ideal é fazer a cirurgia, porque o processo inflamatório pode comprometer mais e mais a região.
A cirurgia é o tratamento mais indicado nesses casos, pelo risco de infecções recorrentes e potencialmente graves, ou que aumentem os trajetos da fístula e agrave o problema. O risco de incontinência é baixo, mas varia conforma a complexidade da fístula, condições do paciente e estratégia cirúrgica utilizada.
Especialistas
Juliana Bezerra Farias
Coloproctologista, Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Agendar uma visitaPerguntas relacionadas
- Os pontos internos de uma fistulectomia anal saem como? Fiz uma cirurgia a 83 dias e está soltando algum idêntico ao um fio de ponto cirúrgico, eles são absorvidos ou o corpo expulsa do corpo?
- Já se faz 3 meses q fiz uma cirurgia na bacia podem a cirurgia e é na parte de cima da minha vagina e ainda hj sai secreção não sinto nada nem dor nem incômodo nem mal odor nem febre não a secreção não para já usei várias pomadas é normal ?
- Olá hj estou com 7 dias que fiz uma fistulectomia,e percebi que estou com uns escapes fecal e agora tenho retorno só próxima semana não sei si é normal?!
- Bom dia! Realizei uma cirurgia de safectomia convencional a tres dias e está saindo líquido dos pontos da região da canela desde o 1 dia.É normal? Hj no 3 dia o líquido está amarelado e sem cheiro, regiao sem vermelhidao ou sinal de pus porém dormente.
- Dia 31/05/2021 fiz um fistulectomia simples, estou meu 5 dia, e sinto muita dor no ponto quando vou ao banheiro isso é normal? Minha fezes estão pastosas
- Fiz uma cirurgia de fístula a três dias e como se tivesse tirado um pedaço de pele,vai criar uma casca ?em quanto tempo?e corre o risco de grudar?
- Quais as chances de sicatrizacao de fístula anal. Após cirurgia. Essa e a grande pergunta?
- Boa noite, diz uma fistulectomia em 2 tempos e estou c sedenho há 3 meses já e agora percebi que tem um bolinha de infecção próximo ao corte onde o desenho passa e sinto quente e com dor, o que devo fazer? E normal?
- Hoje tem 23 dias q fiz uma cirurgia aberta fistula perianal, e comecei a passar a pomada Nebacetin e esta ardendo muito é normal?? Estava usando a pomada DESARNI
- Fiz cirurgia de fístula, tem 3 dias e está saindo uma água amarela com odor é normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 446 perguntas sobre Fistulectomia anal
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.