Fui diagnosticado com escabiose e fui recomendado a usar keltrina Plus e Ivermectina, após fazer o u

1 respostas
Fui diagnosticado com escabiose e fui recomendado a usar keltrina Plus e Ivermectina, após fazer o uso comecei a ter coceira no rosto. Gostaria de saber se é uma reação da medicação ou se é a escabiose no rosto já que é um efeito raro em adultos.
A coceira no rosto após o uso de **Keltrina Plus** (que contém permetrina, usada para tratar escabiose) e **ivermectina** pode ser causada por alguns fatores, mas é importante distinguir se é uma reação à medicação ou a própria escabiose no rosto.

### Possíveis causas da coceira no rosto:

1. **Reação à medicação (permetrina ou ivermectina)**:
- A permetrina, presente em produtos como o Keltrina Plus, pode causar **irritação na pele** em algumas pessoas, levando a coceira, vermelhidão ou leve sensação de queimação.
- A **ivermectina oral** geralmente não causa reações na pele, mas como ela trata infestações parasitárias, pode haver uma piora temporária da coceira após o início do tratamento, à medida que o corpo reage à morte dos ácaros.
- Reações alérgicas ou de hipersensibilidade aos ingredientes do medicamento também podem ocorrer, embora sejam raras. Nessas situações, a coceira pode se manifestar em locais onde o medicamento não foi aplicado diretamente.

2. **Escabiose no rosto**:
- Como mencionado, a escabiose no rosto em adultos é **rara**, mas pode ocorrer, especialmente em casos graves ou extensos de infestação. Se a infestação estiver avançada, os ácaros podem se espalhar para o rosto.
- O início do tratamento pode causar uma **piora temporária dos sintomas**, conhecida como **reação de Jarisch-Herxheimer**, onde a coceira pode aumentar conforme o corpo reage à eliminação dos ácaros.

3. **Reação inflamatória pós-tratamento**:
- Mesmo após o tratamento bem-sucedido da escabiose, a coceira pode **persistir por várias semanas**, pois o sistema imunológico reage aos resíduos deixados pelos ácaros mortos, o que pode dar a impressão de que a infestação ainda está ativa.

### O que fazer:
- **Observar a coceira**: Se a coceira no rosto for acompanhada de vermelhidão, inchaço ou erupção cutânea, isso pode indicar uma reação ao medicamento. Nesse caso, consulte o seu médico para avaliar a necessidade de ajustar o tratamento.

- **Hidratação e cuidados com a pele**: Se a coceira for uma irritação da pele, usar um **hidratante suave** ou loções calmantes pode ajudar a aliviar os sintomas.

- **Consulta médica**: Se a coceira no rosto persistir ou piorar, ou se houver dúvidas sobre o tratamento, é aconselhável consultar seu médico para reavaliar o quadro e verificar se a escabiose foi adequadamente tratada ou se há uma reação adversa.

Em resumo, a coceira no rosto pode ser tanto uma irritação causada pelos medicamentos quanto uma manifestação incomum da escabiose. Se os sintomas persistirem, um acompanhamento dermatologico é recomendado para ajustes no tratamento ou manejo dos sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 350