Fui diagnosticado com depressão. Estou tomando 10mg de Brintellix e 10mg de Lexapro, mas o desânimo

9 respostas
Fui diagnosticado com depressão. Estou tomando 10mg de Brintellix e 10mg de Lexapro, mas o desânimo não melhorou. Isto é normal?
Está é uma combinação que pode ser feita, desde que com acompanhamento médico. As medicações antidepressivas não iniciam seu efeito imediatamente, podendo demorar de 20 a 30 dias para o paciente notar benefício. Válido lembrar que o transtorno depressivo é composto por diversos sintomas (falta de prazer em fazer as coisas, falta de vontade, tristeza, vontade de ficar isolado...) e que a melhora não é de todos os sintomas ao mesmo tempo, alguns melhoram antes do que outros. Converse sempre com o seu psiquiatra. Além disso, associar psicoterapia ao seu tratamento pode ajudar bastante, pois possibilita que você se conheça mais e entenda melhor os seus sentimentos, aprendendo a lidar com eles. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Além do que os colegas disseram acima, você pode praticar uma técnica chamada ativação comportamental. Ela consiste em programar durante o dia atividades simples, ou que antes de ficar deprimido eram prazerosas pra você. Ex: Passear com o cachorro, falar com amigos, tomar sauna, organizar o quarto, etc. Você irá começar aos poucos e ir aumentando gradativamente o número de atividades. Pode ser que no começo você ainda se encontre desmotivado e desanimado para praticá-las, mas existem estudos que comprovam que a motivação surge depois que começamos a fazer as atividades. Quando praticamos atividades, sejam elas prazerosas ou que exigem domínio e/ou habilidade, são ativadas áreas cerebrais responsáveis pela sensação de recompensa, o que eleva as endorfinas, quanto mais endorfinas maior será a motivação. O contrário também é verdadeiro, quanto mais inativos permanecermos, menor será a sensação de recompensa, menos endorfinas e mais indispostos e desmotivados ficaremos.
Conforme já falaram os colegas o medicamento tem efeito terapêutico entre 15 a 20 dias após o início de sua administração, porém , antes disso é muito importante que você esteja bem informado sobre os efeitos colaterais do medicamento, pois muitas vezes o que parece que está piorando (em relação à sua depressão), é apenas início de ação com os efeitos colaterais.
Normalmente os remédios demoram uma média de 15 a 20 dias para começarem a ter alguma eficácia no organismo, decorrido esse prazo, acho que seria válido o retorno com o profissional que lhe receitou o medicamente, assim, juntos vocês verificam se será preciso fazer alguma modificação no tratamento ou não. Importa dizer, que somente o tratamento medicamentoso não é efetivo para tratamento de depressão, a terapia é de fundamental importância, uma vez que o remédio é para uso paliativo e a terapia é para manter ou alterar a qualidade de vida do paciente. Se não tiver, procure um psicólogo!
Olá! Depende do tempo que está tomando. Nem todo remédio funciona igual para todos, por isso é importante consultar o psiquiatra que te receitou com frequência de um ou dois meses para ajustar o que for necessário. O trabalho em conjunto de psicoterapia é fundamental para sua melhora, para poder entender e cuidar das raízes desses sintomas. Busque ajuda e se cuide!
Tem que modificar esse esquema terapêutico, os dois medicamentos são quase idênticos e tem o mesmo mecanismo de ação.
O mais efetivo para a depressao é a medicação aliada a uma mudança de hábitos e comportamento
A única terapia indicada é o TCC, mas que não é fundamental.
Olá, sugiro procurar um psicólogo também, pois só a medicação não é tão eficaz. Esse profissional poderá te ajudar bastante a lidar com isso e entender os motivos que te levaram a esse quadro. Também é possível que o psiquiatra reajuste a medicação, se não estiver funcionando. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
É importante considerar o tempo que você está tomando o medicamento, pois uma melhora dos sintomas costuma ser percebida depois de duas semanas. De qualquer modo, vale conversar com o seu psiquiatra para esclarecer as dúvidas sobre a medicação. A psicoterapia também é eficaz no tratamento da depressão, pois possibilitada trabalhar os aspectos emocionais, identificar os aspectos da vida que contribuem para a depressão, identificar pensamentos distorcidos e desenvolver habilidades para lidar com a depressão.
Depende do tempo desde quando você começou a tomar, além de sua própria disposição. São em geral, remédios que demorar a manisfestar efeitos, dependendo do nível dos seus sintomas. Por isso que sempre se aconselha o medicamento e a consulta psiquiátrica com a terapia, pois uma ajuda a outra.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.