fui diagnosticada por um psiquiatra com transtorno dissociativos e por outro psiquiatra fui diagnosticada

5 respostas
fui diagnosticada por um psiquiatra com transtorno dissociativos e por outro psiquiatra fui diagnosticada com esquizofrenia paranoide e depressão recorrente sendo que os mesmos prescreveram a msm medicação e agora devo procurar um outro profissional qual a semelhança entre esses transtornos?
Não há semelhanças entre estes diagnósticos. Muitas vezes o diagnóstico de certeza só sai após várias consultas e não uma só! Procure um psiquiatra profissional da sua confiança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Eu procuraria uma terceira opinião, ou voltaria mais vezes no médico que te passou mais confiança.
Muitas vezes o diagnóstico de certeza não é possível na primeira consulta (como em outras especialidades médicas, as vezes são necessários exames para diagnóstico diferencial; e na psiquiatria muitas vezes, além de exames, mais do que uma consulta, ajuda a chegar no diagnostico principal).
Semelhanças entre as doenças são variadas, depende do seu quadro atual - transtornos dissociativos costumam ter resposta muito mais favorável a terapia do que a medicamentos - invista em um colega psicólogo que talvez ele também ajude para acertar seu diagnostico!
O mais importante em um tratamento psiquiátrico é o seguimento do mesmo. Isto porque muitos diagnósticos somente podem ser dados retrospectivamente, isto é, olhando todo o acompanhamento e evolução do paciente. As vezes, por ansiedade do medico e do paciente, um diagnostico é feito em 01 ou poucos atendimentos. Isto é extremamente perigoso na medida que rotula o paciente e abre possibilidades para diagnósticos diversos dependendo do medico e da avaliação. Eu sugiro que você escolha 1 profissional de confiança, que te atenda de forma atenciosa por 50-90 min em cada consulta e siga o tratamento de forma regular por meses. So assim o diagnostico poderá ser acertado.
Olá, estes diagnósticos que você mencionou não são compatíveis, é um direito seu buscar sempre a opinião de um outro profissional de sua confiança, o diagnóstico é por exclusão de tipo de personalidade, o que pode levar tempo para o devido diagnóstico, e de como está provoca sofrimento, o transtorno transtorno dissociativos vem associado a perdas de consciência e há sentimento de uma outra personalidade no controle, já na esquizofrenia paranoide há sentimentos de perseguição, e na depressão recorrente pode há alteração de humor como características mais marcantes. Mas apenas um profissional em consulta ou consultas podem dar o devido diagnóstico. Um médico lhe auxiliará no diagnóstico e no controle via medicação, já um profissional da psicanálise ou psicologia lhe ajudará a lidar com o diagnóstico e como este pode interferir na sua qualidade de vida para melhoramento da condição de sofrimento. Para os diagnóstico citados não há cura, mas há tratamento e acompanhamento para uma melhor qualidade de vida, não é recomendado o abandono do acompanhamento se não em comum acordo com os profissionais que lhe acolheram. Escolha bem o profissional com o qual irá se relacionar como cliente, usuária ou paciente, já que, poderá ter um vínculo duradouro com ele por meses ou anos.
olá,
Primeiramente, é bom lembrar que medicamentos são usados para aliviar sintomas e não patologias. Assim diagnósticos diferentes podem ser tratados com medicamentos semelhantes. Em relação aos diagnósticos citados, eles não são compatíveis, é necessário que você procure um profissional da Saúde Mental de sua confiança e que faça um acompanhamento longitudinal, isso facilitará um diagnóstico mais assertivo. Abraços!

Especialistas

Leonara Fonseca Gagliano

Leonara Fonseca Gagliano

Psicólogo

Ribeirão Preto

Deborah Klajnman

Deborah Klajnman

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Mariana Pereira Kohn

Mariana Pereira Kohn

Psicólogo

Itapira

Isabella Silveira de Almeida

Isabella Silveira de Almeida

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Rômulo Brilhante Aires Montenegro

Rômulo Brilhante Aires Montenegro

Psiquiatra

Juazeiro Do Norte

Antônia Nobre

Antônia Nobre

Psicólogo

Ceilândia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Transtornos Dissociativos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.