Fui diagnosticada como bipolar, mas me sinto super bem, tenho uma vida normal, eu não quis tomar o remedio

5 respostas
Fui diagnosticada como bipolar, mas me sinto super bem, tenho uma vida normal, eu não quis tomar o remedio receitado pelo psiquiatra. Quem é bipolar tem que tomar remedio a vida toda?
Caro paciente,
Caso você realmente seja portadora de Transtorno Bipolar, seria fundamental que você estivesse em acompanhamento psiquiátrico regular, visando a manutenção de um estado de eutimia, no qual seu humor estaria "equilibrado", sem pender para o polo depressivo ou maníaco (eufórico). Tal objetivo é perseguido através do uso de medicações, com destaque para aquelas pertencentes à classe dos estabilizadores de humor. A ocorrência de episódios depressivos ou maníacos é extremamente prejudicial à vida do indivíduo acometido, por isso a enorme importância de se realizar o acompanhamento especializado!

Cordialmente,
Dr. Daniel A. Cavalcante

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esse fórum não visa diagnosticar e nem tratar, portanto poucas informações não permitem fazer determinadas afirmações ou suposições.

Não sei as condições como se apresentou ao médico que lhe atendeu e afirmou esse diagnóstico. Algum acompanhante de sua confiança esteve no consultório? Se você está em dúvida, busque uma outra opinião profissional. Algo entretanto preciso sinalizar a sua atenção: Se você estiver na fase maníaca do Transtorno Bipolar é esperado que esteja sentindo-se muito bem e, se for esse o caso, a tendência será piorar e vai ser mais trabalhoso, desgastante, e demorado para você se recuperar. Abços.
Seria interessante que procurasse outro profissional para lhe ajudar e tirar essas suas dúvidas.
Psiquiatra e psicólogo tem que ser profissionais que tenhamos confiança para bom andamento do tratamento.
Se a pessoa estiver em trabalho psicoterapeutico poderá diminuir as doses da medicação até o momento de parar totalmente com esta. Porque a análise pessoal desenvolve o aparelho para pensar e as capacidades e recursos da própria mente poderão com o tempo e a evolução vir a substituir a medicação,
Um abraço,
Léa
Boa tarde, nem sempre os pacientes diagnosticados com transtorno bipolar terão que tomar medicação a vida toda. Mas a avaliação psiquiátrica e o acompanhamento psicológico são fundamentais para que o sujeito possa conviver de maneira mais harmônica com os sintomas da doença de modo que em alguns casos poderá haver uma remissão dos sintomas.

Especialistas

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.