Fui diagnosticada com vasculite, sendo que tive eritema nodoso em dez/2012 e agora, em set/2013, apareceram

3 respostas
Fui diagnosticada com vasculite, sendo que tive eritema nodoso em dez/2012 e agora, em set/2013, apareceram sobre as manchas do eritema, as petéquias, que evoluíram em dez dias para manchas púrpura. Não tenho febre, fadiga, artralgia, perda de peso. É possível o diagnóstico estar certo?
Olá! A sua primeira manifestação, pelo que entendi, foi o eritema nodoso. Há diversas causas de eritema nodoso, que precisam ser investigadas, desde: infeções, medicamentos e doenças autoimunes (como vasculites e outras). Muitas vezes, o paciente com doença autoimune não manifesta todos os sintomas de uma única vez, com o tempo outras manifestações podem acontecer, como foi o seu caso. A púrpura pode ser por dois motivos: 1) inflamação dos vasos (vasculite) ou 2) redução das plaquetas. Há pacientes que podem ter vasculite apenas cutânea, sem manifestações sistêmicas (isto é: sem acometer órgãos ou ocasionar febre, fadiga ou emagrecimento). É muito importante que você se consulte com um reumatologista, que chegará ao seu diagnóstico. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Talvez estejamos diante de uma doença autoimune. Nas doenças autoimunes, a pessoa desenvolve anticorpos contra estruturas do próprio corpo. Sendo assim, uma dieta bem equilibrada e uma psicoterapia adequada poderão curá-la. Porque quem tem doenças autoimunes se afasta tanto de si, se desidentifica tanto consigo que o sistema imunológico deixa de reconhecer a própria pessoa e cria anticorpos para atacar suas próprias estruturas. Embora seja corrente o conceito de que doenças autoimunes não têm cura, elas podem ser curadas com psicoterapia, dieta e suplementação nutricional.
SE for uma doença autoimune.
Você deve ser acompanhada por um REUMATOLOGISTA.

Especialistas

Natalia Sardinha

Natalia Sardinha

Cirurgião vascular

Londrina

Pedro Pablo Komlos

Pedro Pablo Komlos

Cirurgião vascular, Angiologista

Porto Alegre

Rafael Alén

Rafael Alén

Angiologista

Vitória

Fábio Cypreste

Fábio Cypreste

Angiologista

Goiânia

José Teixeira Magalhães Neto

José Teixeira Magalhães Neto

Angiologista

Guanambi

Renato Resmini Riemke

Renato Resmini Riemke

Generalista

Pelotas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Vasculite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.