Fui diagnosticada com tept após um evento que me deixou traumatizada no meu trabalho. estou a 9 meses

30 respostas
Fui diagnosticada com tept após um evento que me deixou traumatizada no meu trabalho. estou a 9 meses assim e não consigo melhorar. Faço terapiacognitiva também é nada adianta. Quando alguma coisa acontece que me faz lembrar o meu trabalho eu tenho crises e regrido. Isso tem cura? Vou conseguir superar?
Olá! Busque por um bom psicólogo que além da terapia Cognitiva comportamental e hipnoterapia, também atue com a técnica EDRM. Paz e bem!

Bom dia. Via de regra, não há um prazo de trabalho rígido em qualquer abordagem psicoterápica, mas as chances de estabilização dos sintomas do Transtorno de Estresse Pós Traumático, com o tratamento adequado, são altas. Converse com seu psicólogo a respeito de outras estratégias de enfrentamento do problema, como a prática de esportes, mudança de hábitos de vida ou meditação, por exemplo. A hipnose também apresenta excelentes resultados na remissão do TEPT. Em alguns casos, pode ser necessário o tratamento medicamentoso, mas para isso você deverá procurar um psiquiatra de sua confiança. Abraços!
Olá, para os casos de TEPT a indicação é o EMDR q é uma terapia comprovada cientificamente voltada para traumas. O Emdr foi criado na década de 80 para tratar os ex combatentes de guerra q passaram por traumas terríveis, O trauma deixa vc congelado no passado e sempre q acontece algo q possa ser um disparador para esse trauma vc se mobiliza e tem sensações corporais desagradáveis. O Emdr não muda o seu passado mas sim a sua percepção do que aconteceu! Então de uma chance para vc e liberte-se do q te aprisiona. Seja feliz e deixe os seus traumas no passado q lá o lugar onde eles devem estar! Abçs!!!
Olá. A terapia ajuda, mas precisamos entender melhor como está sendo para você estas crises. Acredito que você esteja afastada do seu trabalho devido a este trauma. Se você tentasse uma outra abordagem em psicoterapia, outras técnicas mencionadas pelos nossos colegas aqui do doctoralia como hipnose, biofeedback, EMDR etc... Procure um profissional que se sinta a vontade para compartilhar a sua vida, suas angústias. O processo não é rápido, mas com o tempo e a ajuda de profissionais especializados você vai conseguir ir superando gradativamente, tendo mais força diante dessas crises. Essas crises tendem a diminuir conforme você vai conseguindo enfrentar no dia a dia. Nao sabemos se você no momento está fazendo algum acompanhamento médico psiquiatrico. As medicações auxiliam muito, principalmente quando o paciente está em terapia, mas converse com seu terapeuta ou procure um médico. Eles indicarão o melhor tratamento para você.
Olá! O trauma é algo que acontece no corpo todo. Às vezes, somente falar sobre ele pode não ser suficiente para superá-lo. Quando nos sentimos ameaçados, física e psicologicamente, nosso sistema nervoso aciona recursos para garantir a nossa sobrevivência: pode ser fugir, lutar ou se anestesiar. Depois que o evento passa, se pudermos ser acolhidos, deixar nosso corpo tremer para descarregar a tensão e o medo, e dermos expressão para as emoções que foram geradas, fica mais fácil superar o trauma. No entanto, ainda assim, pode ser que neurologicamente o corpo sinta que a ameaça não passou e aciona todas essas defesas novamente, e você sente tudo de novo como se estivesse acontecendo agora.
Conheço duas técnicas q levam em consideração o corpo no trabalho de alívio dos sintomas do trauma Vou indicá-las a você: T.R.E - exercícios para liberação de estresse e traumas, e Experiência Somática.
Procure por profissionais dessa área, vai te ajudar muito. Desejo que se sinta melhor!
Obrigada!
Olá colega, tudo bem?
existem técnicas específicas para superação de bloqueios e traumas.
Trabalho com Regressão hipnótica, PNL e técnicas alternativas focadas em traumas. Técnicas com resultados rápidos e bem eficazes.
Boa sorte.

Abraços
Olá, com certeza o processo terapêutico irá ajudar, contudo se vc estiver ainda bastante ansiosa e sofrendo busque sim tratamento medicamentoso, pois irá ajudar na dinamica do processo terapêutico .
Contudo, o processo terapêutico nesses casos , poderia ter uma frequência maior que a habitual, que é uma vez por semana.
Espero ter ajudado !
Existe cura. Procure um psicologo competente especializado em psicoterapia. Existem muitas linhas terapeuticas: exemplo : 1. Rogeriana 2. Jung 3. Gestalt 4. Comportamentista 5. Analise transacional 6. Logoterapia 7. Psicanalise 8 transpessoal...etc.... Confira a que lhe ajudara mais. So voce podera avaliar a competencia do profissional. Existe cura.
Olá, não existe um prazo certo para ver os resultados da terapia, isso demanda de pessoa a pessoa, mas se já faz um tempo e não vem perdendo melhoraras, talvez fosse interessante de conhecer uma nova abordagem e um novo terapeuta e podendo também nesse momento que vem tento crises, procurar por um psiquiatra para dar conta desse sofrimento.
Olá! Entendo ser importante também uma avaliação médica, pois dependendo do nível do trauma somente a psicoterapia não resolve. O tempo para ver resultados vai depender da forma como você e a sua terapeuta estão trabalhando. É preciso avaliar o tipo de vínculo, grau de confiança na profissional. Não entendo que exista uma abordagem melhor que a outra, mas sim aquela que você se identifique mais, faça mais sentido para você e traga resultados mais positivos. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição se precisar. Um abraço
Bom Dia, já ouviu falar sobre a Terapia de EMDR? O EMDR é uma abordagem que trata as redes de memórias envolvidas no Trauma, é oficialmente reconhecida pela OMS para tratamento de TEPT a qual a abordagem foi desenvolvida inicialmente. Sugiro procurar em profissional que trabalhe com essa abordagem, juntamente com acompanhamento de um psiquiatra. Espero ter ajudado. Se cuide! Abraços
Olá, concordo com as colegas que sugeriram o EMDR para tratar do TEPT, como também podem ser o Brainspotting e a Abordagem Integrada da Mente (AIM), as tres podem te ajudar a tratar esse problema, veja se perto de onde voçe mora tem algum psicologo/a que trabalhe com alguma dessas terapias. Espero ter ajudado.
O tratamento e acompanhamento de EPT não é linear. Você poderá ter diversas crises e "regressões", como você mencionou ao longo dele. Primeiramente, é importante entender os gatilhos, no seu dia a dia, que te fazem ter crises e criar estratégias para lidar com ela, no momento em que acontece. Uma vez estabilizada, você pode, em terapia, começar a elaborar o que aconteceu com você e como isso se liga a diversas situações do cotidiano.
O trabalho pode ser, de fato, longo e com altos e baixos. O importante, num primeiro momento, é manejar crises.
Espero que fique bem. Abraços.
Caso esse tratamento com esse psicólogo não está dando resultado, sugiro uma mudança, não significa que o profissional não é bom, mas que vocês não tiveram sintonia e com isso o resultado não está como o esperado, já era para melhorar.
Para compreender mais a fundo os afetos envolvidos nesse trauma e permitir uma apropriação maior e, com isso, maior repertório para lidar gradativamente com o impacto disso, tão intenso e difícil de ser metabolizado, de maneira menos incapacitante, seria interessante a busca de uma terapia de orientação psicanalitica, com um bom profissional que lhe seja acolhedor e no qual você sinta segurança e identificação, nas entrevistas preliminares ao início do tratamento.

Grato pela pergunta, boa sorte.
Olá! É possível sim você conseguir lidar melhor com esse quadro que vem apresentando através de um bom acompanhamento psicológico. Para isso, há várias abordagens teóricas dentro da psicologia que irão trabalhar com o seu caso, mas você precisará também selecionar o terapeuta que te traga bons resultados. Poderá ser necessária uma mudança de terapeuta ou de abordagem. Apesar de todas as linhas teóricas terem a sua contribuição e técnica (como a psicanálise, a Gestal-terapia, a terapia cognitivo-comportamental, esquizoanálise) é também importante que você possa se sentir a vontade com uma delas bem como criar um bom vínculo com o terapeuta escolhido. Estou à disposição para dúvidas!
Olá! O que acontece no nosso cérebro quando passamos por uma situação traumática é que a memória daquele evento fica armazenada de uma forma desadaptava e junto com a memória do evento são armazenadas também as emoções e sensações fisiológicas sentidas naquela ocasião. Toda vez que estivermos diante de uma situação que nos faz relembrarmos o evento traumático ou até mesmo algum pensamento, lembrança ou sensação física relacionado a situação, aquela memória, que foi armazenada de forma desadaptava, é ativada e junto com ela as emoções e sensações físicas sentidas na ocasião. A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma das abordagens da Psicologia com eficácia comprovada para o tratamento do TEPT. Sugiro a você que converse com o seu psicólogo e fale da falta de efetividade e que juntos compreendam o porque de não estar havendo resultados. Caso façam isso e mesmo assim você não perceber melhoras outra abordagem psicoterápica, indicada no tratamento do TEPT, com eficácia reconhecida é o EMDR. Essa abordagem foi criada especificamente para o tratamento de traumas e fobias. Qualquer dúvida a mais coloco-me a disposição.
Olá, imagino que você deva ter ficado mais confusa ainda com o mar de nomes de terapias e siglas que talvez não digam nada para você. O que te digo é que qualquer bom psicólogo é apto a tratar desses sintomas. É importante lembrar também que cada pessoa tem seu tempo para elaborar e superar os traumas. Nove meses pode parecer muito tempo para alguns, mas pode não ser nada para outros. Considere as opções, troque de terapeuta se for necessário, mas persevere e continue o tratamento.
Olá, acontecimentos no trabalho podem ser terapêuticos mas também adoecem seriamente uma pessoa. A ajuda que você procurou é eficaz e está correta. Porém, não é possível estabelecer um tempo, pois, depende de várias coisas. Outras técnicas poderiam ajudar. Um acompanhamento Psiquiátrico complementaria o processo. Eu sei que quem sofre tem pressa. Converse com o profissional que atende você. Tenho certeza que ele (a) vai te orientar da melhor forma.
Boa noite ! Talvez vc precise buscar uma terapia com outra abordagem que te ajude a entender porque esse trabalho foi tão traumático, chegar até a raiz desse sofrimento. Pense nessa possibilidade
A Terapia EMDR seria muito boa para a melhora do quadro de TEPT, pois é uma abordagem terapêutica indicada pela Organização Mundial da Saúde como tratamento eficaz e de categoria "A" como "fortemente recomendado" para o tratamento de trauma.
A Terapia EMDR é uma terapia de dessensibilização e reprocessamento e fundamentalmente trabalha com as memórias disfuncionais e traumáticas. O cérebro recebe a ajuda necessária para processar a lembrança e arquivá-la de uma forma funcional. Perde-se a carga negativa associada ao evento, e muitas vezes se recuperam as lembranças positivas vinculadas a isso. Muitas pessoas relatam que a sensação da lembrança foi de fato colocada no passado, e que já não se incomodam mais em lembrar dela.
O processo pode ser lento, e muitas vezes tendemos a pensar em resultados mais rápidos. Converse com seu terapeuta, informe a ele referente a sua insatisfação de resultados que pode ser que vocês desenhem um caminho alternativo, e esse feedback é muito importante, também sugiro que procure um Psiquiatra. Respeite seu processo e fique bem. Se quiser tirar qualquer dúvida, fique à vontade.
Olá! Veja, segundo a literatura científica, o tratamento iniciado precocemente tem impacto em pacientes do TEPT: há alívio ou eliminação dos sintomas em média com 36 meses, isso significa que o prognóstico apesar de ser positivo, é demorado. Caso não esteja se adaptando bem a técnica, tente a troca de terapeuta ou abordagem. Abraço,
Olá! Além do profissional de psicologia, procure um Psiquiatra, pois tem casos que o medicamento ajuda no processo. Uma sugestão mude de abordagem, existe várias outras abordagens que podem lhe ajudar. Estou à disposição.

Quando um trauma complexo acontece, ele deve ser tratado com uma técnica específica para isso. Segundo a OMS o tratamento mais adequado e recomendado nos casos de TEPT é o reprocessamento de memória traumática ( EMDR). O EMDR, é uma técnica, rápida e de excelentes resultados.
Olá!
Os efeitos das Situações traumáticas podem estar ligados a questões anteriores da sua história, que fazem com que os sintomas emerjam de forma intensa. Talvez um processo de análise possa ajudá-la, pois trabalhará as questões inconscientes que podem ter sido conectadas a essa situação traumática.
A TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) é um transtorno de saúde mental que pode ser desenvolvido após um evento traumático. É caracterizado por sintomas como flashbacks, pesadelos, ansiedade, depressão, estresse, medo e evitação.

Felizmente, a TEPT tem cura. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tratamento eficaz para a TEPT. A TCC envolve ajudar o paciente a identificar e modificar pensamentos e comportamentos que contribuem para o transtorno. A terapia pode ajudar o paciente a lidar com os sintomas da TEPT e a aprender habilidades para lidar com situações estressantes.

A psicanálise também pode ser útil para tratar a TEP T. Esta abordagem envolve ajudar o paciente a explorar e compreender as emoções e sentimentos relacionados ao evento traumático. O objetivo é ajudar o paciente a lidar com os sentimentos e a processar o evento de forma saudável.

Além disso, medicamentos podem ser usados para tratar a TEPT. Os antidepressivos e ansiolíticos são os medicamentos mais comumente usados para tratar a TEPT. Estes medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas da TEPT, como ansiedade, depressão e insônia. No entanto, é importante lembrar que os medicamentos não curam a TEPT e devem ser usados em conjunto com a terapia.
Sim, o TEPT tem tratamento e é possível superar os sintomas. A terapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) pode ser uma abordagem eficaz no tratamento do TEPT, pois visa processar e superar os traumas emocionais. Além disso, a terapia cognitivo-comportamental também pode ser útil para trabalhar os pensamentos negativos e desenvolver estratégias de enfrentamento. Com o apoio adequado, comprometimento e tempo, é possível alcançar a recuperação e retomar uma vida mais saudável e equilibrada. Não desista, procure um profissional qualificado para ajudá-la nesse processo.
É possível não ter mais crises repetitivamente, mas não há garantias de nunca mais ter crises na vida. A terapia é parte da solução, mas não a resposta em si. Se você sente que não está te ajudando, avalie o que julga que não está funcionando atualmente e procure um novo profissional que sinta confiança. Abraço
Oi! Busque por um psicoterapeuta que tenha conhecimento em tratamento do trauma. Algumas técnicas tem mostrado resultados muitos bons, como por exemplo a aplicação do método EMDR. Como você relata que tem tido crises regressivas, uma terapia que seja de base somente analítica/comportamental talvez não consiga te ajudar dentro da especificidade e particularidade do seu sintoma. É importante também, principalmente no tratamento do trauma, que você encontre um profissional que você confie - mexer com toda a estrutura traumática de um evento requer muito suporte!