Fui diagnosticada com TDAH e a médica me receitou Ritalina LA, 20mg, mas não estou sentindo tanta diferença.

6 respostas
Fui diagnosticada com TDAH e a médica me receitou Ritalina LA, 20mg, mas não estou sentindo tanta diferença. Li muito a respeito do Venvanse e muitos falam que é mais eficaz. É verdade? Qual seria a diferença?
O venvance é o medicamento top de linha. Muitos pacientes relatam que se sentem melhor com o venvance. No entato, cada organismo é único e singular e pode reagir diferente com a mesma medicação.
Sugiro que converse com o seu psiquiatra e se ele concordar, vale a experiencia,
Um abraço,
Léa

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento do TDAH deve ser multimodal, isto é, uma combinação de medicamentos, orientação e técnicas específicas que são ensinadas a quem tem TDAH.
O tratamento farmacológico é feito com o uso de estimulantes -funcionam aumentando a quantidade de um neurotransmissor, chamado dopamina. Pensa- se que aqueles que sofrem TDAH apresentam deficiência de dopamina no cérebro. Os estimulantes foram provados benéficos na redução de hiperatividade e aumento de foco e nitidez da atenção.
A ritalina LA é composta pelo metilfenidato, tem uma ação prolongada, ou seja, duram cerca de 8 horas, geralmente são administrados uma vez ao dia e sua dose máxima é de 60mg/dia. Já o venvanse é um estimulante a base de anfetaminas, dura cerca de 10 horas e a dose máxima é de 70mg/dia. Cada organismo se adapta melhor a uma medicação e também responde melhor a uma determinada dose.
Por isso sugiro conversar com seu médico sobre possibilidade de aumentar a dose ou mudar a medicação. Abraço : )
O Venvanse é um medicamento mais potente e com maior duração do efeito do que a Ritalina LA. Normalmente é bem tolerado, com poucos efeitos colaterais. Mas, como com qq outro medicamento para TDAH, sempre se deve começar com doses mais baixas e ir aumentando até se chegar na dose ideal para cada um.
Ter o diagnóstico confirmado por um especialista importante. Pois às vezes o remédio nao produz o efeito esperado pelo fato da pessoa nao ter TDAH, ou ter TDAH mas alguma outra coisa (como ansiedade) prejudicar o efeito dos estimulantes.
Também é necessário pensar se as expectativas em relacao ao efeito do medicamento sao realistas ou nao.
Não sei quanto tempo você está tomando Ritalina LA, como também qual efeito gostaria de ter ocorrido. O melhor e, retornar ao médico psiquiatra e relatar o que está acontecendo e suas angustias com relação ao TDAH e ver a necessidade ou não da medicação.
Um forte abraço,
Rosa-psico
Converse com seu médico sobre sua medicação ele é a melhor pessoa para conversar sobre isso.
Hoje, uma das terapia mais indicadas para o tratamento do TDAH é a Terapia Cognitivo Comportamental. Há estudos que mostram resultados significativos com impacto direto na mudança de comportamentos não adequados, aumento da capacidade de organização, melhora no desenvolvimento acadêmico, além de facilitar a adaptação social e seus respectivos relacionamentos.
Faça o tratamento com seu psiquiatra e busque um psicólogo que trabalha com Terapia Cognitivo Comportamental, atingirá ótimos resultados.
Além da medicação seria muito bacana se você consegue fazer reabilitação neuropsicológica. Esse tipo de intervenção lhe propiciará treinar uma série de habilidades cognitivas e funções executivas que se encontram prejudicadas pelo TDAH. Caso tenha interesse, posso lhe sugerir alguns treinos.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 359 perguntas sobre Ritalina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.