fui diagnosticada com tab tipo 2 invento muita mentiras e depois me arrependo isso é caracteristica

4 respostas
fui diagnosticada com tab tipo 2 invento muita mentiras e depois me arrependo isso é caracteristica da doenca com a medicação irei melhorar??
Com a medicação você poderá a princípio, alcançar uma melhora branda. Entretanto, é recomendável juntamente com a medicação buscar algum tipo de psicoterapia que possa te dar espaço para elaborar por que tem tanta necessidade de mentir. Certamente que somente com a medicação, no entanto, a chance de melhora a longo prazo é questionável.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O quadro de transtorno Bipolar após diagnosticado é imprescindível o tratamento o acompanhamento com psiquiatra e tratamento com psicólogo.
O medicamento irá agir na parte bioquímica e a psicoterapia irá ajudar nos controles das emoções.
Quanto a mentira, acredito que o medicamento possa ajudar nas questões dos impulsos, casos não tenha controle nesses pensamentos.
A psicoterapia irá ajudar você avaliar estes penamentos e emoções que os levam a necessidade de mentir, tendo em vista que a mentira terá consequências, uma vez que consegue compreender a necessidade de mentir, poderá ter grandes ganhos.
Espero que tenha ajudado.
A mentira não é uma das características do transtorno bipolar, embora possa ocorrer com frequência. É necessário entender quais são os tipos de mentira e em quais momentos são mais frequentes, compreendendo o contexto e também as condições de humor (hipomania ou depressivo). Embora ocorra o arrependimento, mentir pode ter alguma função importante que deve ser compreendida. Administrando medicamentos esse comportamento não deixará de ocorrer, mas pode se tornar menos frequente SE estiver relacionado ao estado de humor. Da mesma forma, os medicamentos podem não provocar quaisquer efeitos sobre o mentir. Acredito que a principal via para reduzir esse padrão de comportamentos (e as consequências desagradáveis das mentiras que vem mais tarde) é por meio de psicoterapia.
Olá, muito interessante você trazer esta questão, pois é comum as pessoas acreditarem que a medicação tem o poder de resolver tudo e isso não é verdadeiro. A medicação é imprescindível em muitos transtornos e este é o caso do TB, porém será na terapia que você aprenderá a desenvolver mais recursos (emocionais, cognitivos e relacionais) para ter uma vida mais plena. Por este motivo frequentemente recomendamos que o paciente seja atendido pelo psiquiatra e psicólogo. E uma última coisa que queria acrescentar é que os transtornos "limitam" quando não somos capazes de cuidar deles, porém quando nos dispomos a aprender com eles, é possível utilizá-los para o crescimento pessoal e profissional. Boa sorte para você. Um abraço.

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Rafaela Câmara

Rafaela Câmara

Psicólogo

Fortaleza

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 904 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.