Fui diagnósticada com TAB- hipomania. Não consigo compreender tão bem o diagnóstico. Neste caso, o q
2
respostas
Fui diagnósticada com TAB- hipomania. Não consigo compreender tão bem o diagnóstico. Neste caso, o que diferencia Bipolaridade tipo 2 de uma depressão profunda?
Para ter o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar é necessário ter tido ao menos um episódio de mania ou hipomania na vida. A depressão pode ocorrer ou não, e o episódio depressivo no transtorno bipolar terá sintomas semelhantes àqueles usados no critério diagnóstico de um episódio depressivo propriamente dito. Portanto, respondendo sua pergunta diretamente: o que diferencia os dois é o episódio de mania. Uma pessoa pode passar a vida toda tendo diversos episódios depressivos, mas se tiver apenas um episódio de mania, ela terá o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É fundamental a diferenciação de um transtorno depressivo unipolar (ou seja, com apenas episódios depressivos) e um transtorno bipolar (seja tipo I no qual vemos episódios de mania, quanto tipo II no qual encontramos episódios de hipomania). Diferencia-los influencia diretamente em qual tratamento está indicado. Caso você tenha um episódio de mania ou hipomania durante a vida, o tratamento deve ser direcionado a um transtorno bipolar (ou seja, com medicações estabilizadoras do humor), caso seu caso tenha apenas episódios depressivos (sem histórico de quadros maníacos ou hipomaníacos) está indicado o tratamento com antidepressivos.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- É verdade que as alterações no humor é um dos principais sintomas para diagnosticar uma pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- O que posso fazer para prevenir um episódio de Transtorno Bipolar?
- Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?
- Como posso me ajudar se eu for diagnosticada com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Qual é a diferença entre espectro bipolar e transtorno bipolar afetivo (TAB)?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Quais são as diferenças do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e II?
- É verdade que uma pessoa para ser diagnosticada com o Transtorno Afetivo (TAB), ela tem que passar por um período de mania ou hipomania?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.