Fui diagnosticada com SOP. Não posso utilizar pílula pois tenho problemas de circulação. Gostaria

3 respostas
Fui diagnosticada com SOP. Não posso utilizar pílula pois tenho problemas de circulação.
Gostaria de saber qual tratamento seria indicado. Poderia tratar somente com a metformina?
No tratamento da SOP é fundamental o controle dos níveis de insulina, sabe-se que a resistência a insulina está intimamente ligada a essa patologia. É muito importante o controle de peso e orientação adequada de atividade física, a perda de peso é benéfica para os casos de SOP. Tenho usado para controle dos níveis de insulina além da metformina, cromo, vanádio , vitamina A , que são algumas vitaminas e minerais.
Utilizo também os chamados hormônios bioidenticos principalmente a progesterona , e a dose é ajustada de acordo com a paciente.
Investigar ainda acne e hirsutismo (excesso de pêlos no corpo) e se for necessário medicamentos com efeito anti-androgênico, já que o hiperandrogenismo também está presente nesta patologia.
Muitos são os casos de infertilidade com a SOP, a mulher tem desejo em engravidar e não consegue pela anovulação crônica , também é fundamental uma boa condução e avaliação dessa queixa muito frequente na SOP. Portanto, a metformina é só um dos tratamentos!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.Obrigado por escrever.Entendi que você tem SOP e antecedente tromboembólico,varizes,essas coisas.Entendi também que você não deseja engravidar por agora,e pergunta sobre uma substituição às pílulas pra quem tem SOP,e se pode ficar só com a metformina.Realmente complica um pouco,não é?O tratamento da SOP baseia-se na realidade da cliente para o momento:1-apenas acertar as regras(está sem namorado);2-acertar as regras mas evitar(tem namorado/marido);3-acertar as regras pra engravidar(não é seu caso pra agora,eu acho).Tudo o que você já ouviu e conhece tá certo:metformina,bons hábitos de vida,emagrecer ao máximo,evitar vícios,etc.Mantenha tudo.Para o problema restante,há maneiras substitutivas sim,e sugiro tbm,para o momento,o uso do preservativo.Não desista.
Mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) devem adotar um estilo de vida saudável: dieta e atividade física. Isso é mais importante do que qualquer medicação!

3 dados clínicos importantes para controle: a) peso, b) circunferência abdominal e c) triglicérides.

Quanto às irregularidades menstruais, que podem estar presentes na SOP, o simples fato de perder peso, parar de fumar e adotar medidas saudáveis pode contribuir para a regularização do ciclo. Incrível não? E essas medidas são excelentes para diminuição do risco cardiovascular e câncer de mama.

Quanto à metformina, esta pode ou não ser uma opção, logicamente o médico irá decidir; pautado em exames laboratoriais, exame clínico e antecedentes familiares.

As decisões sempre devem ser tomadas junto com o médico, e cada paciente terá seu tratamento individualizado.

Particularmente em relação às opções hormonais, existem diferentes tipos, vias de administração, dosagens e formas de associação!

Especialistas

Floriza Macieira

Floriza Macieira

Ginecologista

Nova Iguaçu

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Ginecologista

São Paulo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Ginecologista

São Paulo

Paula Deckers

Paula Deckers

Ginecologista

São Paulo

Nicolle Muller

Nicolle Muller

Nutricionista

Cabo Frio

Thais Cunha Biagioli Mira

Thais Cunha Biagioli Mira

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 597 perguntas sobre Síndrome do ovário policístico - SOP
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.