Fui diagnosticada com Síndrome do Ovário Policístico aos 20 anos (menstruava 1x por ano). Comecei a

4 respostas
Fui diagnosticada com Síndrome do Ovário Policístico aos 20 anos (menstruava 1x por ano). Comecei a tomar Diclin e assim permaneci por 12 anos dando as pausas de 7 dias e menstruando em todas elas. Comecei a ter secreções tipo borra de café durante 1 semana antes da pausa do remédio ano passado (sempre tomei no horário correto e poucas vezes esqueci). No exame que fiz em novembro, acusou ovários de tamanhos reduzidos por conta da supressão hormonal. A médica decidiu parar com o anticoncepcional e indicou que tomasse ácido fólico 5mg por 4 meses. A última vez que menstruei foi na última pausa que dei do remédio. Já fazem 5 meses da última menstruação que tive após diclin e ainda não menstruei, meu cabelo caiu quase 50% e na lateral do meu rosto apareceram muitas espinhas. É normal tudo isso que está acontecendo ? Não retornei à médica por conta da pandemia e por conta própria comecei a usar minoxidil no couro cabeludo e epiduo no rosto. Tenho certeza que não estou grávida. Devo voltar a tomar o diclin até a situação da pandemia acabar?
Provavelmente todos esses sintomas estão aparecendo devido uma disfunção hormonal que pode ser ocasionada pela SOP, o melhor a fazer é agendar uma consulta para avaliação correta do quadro, existem vários outros distúrbios que causam irregularidades na produção dos hormônios e que devem ser pesquisados, evitar a automedicação é importante pois poderá complicar ainda mais a situação, seu médico tomará todas as providências necessárias p controle e tratamento adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá muito obrigado pela sua pergunta, esses problemas que você está relatando são muito frequentes no dia-a-dia em meu consultório. Casos como o seu ocorrem em grande parte das mulheres com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), desse maneira muitas vezes apenas o uso de contraceptivo oral não é o único tratamento, deve-se conciliar outras medicações de outras classes de tratamento, e desse modo conseguir ter o melhor resultado. Não se trata de um tratamento fácil e tão pouco rápido já que todas as suas queixas estão relacionadas com distúrbios hormonais decorrentes da SOP.
Tente não utilizar nenhuma medicação sem orientação profissional.
Se você tem SOP o Diclin é realmente uma opção de tratamento. A Síndrome dos ovários policisticos, típica, causa aumento do pelos, espinhas, parada da menstruação e tambem pode cair o cabelo. O stress tambem pode causar espinhas, queda do cabelo , mas não pararia a menstruação. Por isto é importante que você volte a tomar a pilula.
Faça antes o teste de gravidez, para ter certeza de que não está grávida, E pode retomar o Diclin, Selene, ou Dia ne 35.
Hoje existe tambem outras pilulas que podem ser usadas para tratar SOP, que é a associação da drosperinona com etinil estradiol ( Yasmim).
Ela tem menos hormônio, mas alguns efeitos colaterais. Seria uma alternativa. Se quiser marque uma consulta por telemedicina, ou pessoalmente, e veremos o que é melhor para você.
Olá. Nunca inicie ou troque uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção. Agende a sua consulta.
Será que o Diane é o melhor anticoncepcional para você?
O Diane é um anticoncepcional. Ele não irá lhe ajudar a engravidar.
O ovário policístico é um síndrome endócrino-metabólica de caráter genético e hereditário. Não tem cura mas controle. Cursa com irregularidade menstrual, acne, oleosidade excessiva da pele, excesso de pêlos, aumento de hormônios androgênios, cistos nos ovários, infertilidade, diabetes, aumento de peso, aumento do colesterol, doenças cardiovasculares, etc. O controle passa pela mudança do estilo de vida, dieta pobre em gordura e carboidratos, controle e perda de peso, atividades físicas.
A perda e controle de peso assim como a atividade física podem lhe ajudar a ovular e a melhorar a fertilidade.
A mulher com ovário policístico pode ter dificuldade para engravidar pois não ovula. O principal sinal de ovulação são ciclos menstruais regulares.
Em alguns casos, a indução de ovulação pode ser necessária.

Especialistas

Thaciana Liberato

Thaciana Liberato

Ginecologista

Maracaju

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Mayara Andrade

Mayara Andrade

Ginecologista

São Paulo

Priscilla Ramalho Carnier

Priscilla Ramalho Carnier

Ginecologista

São Paulo

Ariely Haenke

Ariely Haenke

Ginecologista

Americana

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 678 perguntas sobre Cistos Ovarianos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.