Fui diagnosticada com Síndrome do Ovário Policístico aos 20 anos (menstruava 1x por ano). Comecei a

4 respostas
Fui diagnosticada com Síndrome do Ovário Policístico aos 20 anos (menstruava 1x por ano). Comecei a tomar Diclin e assim permaneci por 12 anos dando as pausas de 7 dias e menstruando em todas elas. Comecei a ter secreções tipo borra de café durante 1 semana antes da pausa do remédio ano passado (sempre tomei no horário correto e poucas vezes esqueci). No exame que fiz em novembro, acusou ovários de tamanhos reduzidos por conta da supressão hormonal. A médica decidiu parar com o anticoncepcional e indicou que tomasse ácido fólico 5mg por 4 meses. A última vez que menstruei foi na última pausa que dei do remédio. Já fazem 5 meses da última menstruação que tive após diclin e ainda não menstruei, meu cabelo caiu quase 50% e na lateral do meu rosto apareceram muitas espinhas. É normal tudo isso que está acontecendo ? Não retornei à médica por conta da pandemia e por conta própria comecei a usar minoxidil no couro cabeludo e epiduo no rosto. Tenho certeza que não estou grávida. Devo voltar a tomar o diclin até a situação da pandemia acabar?
Provavelmente todos esses sintomas estão aparecendo devido uma disfunção hormonal que pode ser ocasionada pela SOP, o melhor a fazer é agendar uma consulta para avaliação correta do quadro, existem vários outros distúrbios que causam irregularidades na produção dos hormônios e que devem ser pesquisados, evitar a automedicação é importante pois poderá complicar ainda mais a situação, seu médico tomará todas as providências necessárias p controle e tratamento adequado.

Olá muito obrigado pela sua pergunta, esses problemas que você está relatando são muito frequentes no dia-a-dia em meu consultório. Casos como o seu ocorrem em grande parte das mulheres com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), desse maneira muitas vezes apenas o uso de contraceptivo oral não é o único tratamento, deve-se conciliar outras medicações de outras classes de tratamento, e desse modo conseguir ter o melhor resultado. Não se trata de um tratamento fácil e tão pouco rápido já que todas as suas queixas estão relacionadas com distúrbios hormonais decorrentes da SOP.
Tente não utilizar nenhuma medicação sem orientação profissional.
Se você tem SOP o Diclin é realmente uma opção de tratamento. A Síndrome dos ovários policisticos, típica, causa aumento do pelos, espinhas, parada da menstruação e tambem pode cair o cabelo. O stress tambem pode causar espinhas, queda do cabelo , mas não pararia a menstruação. Por isto é importante que você volte a tomar a pilula.
Faça antes o teste de gravidez, para ter certeza de que não está grávida, E pode retomar o Diclin, Selene, ou Dia ne 35.
Hoje existe tambem outras pilulas que podem ser usadas para tratar SOP, que é a associação da drosperinona com etinil estradiol ( Yasmim).
Ela tem menos hormônio, mas alguns efeitos colaterais. Seria uma alternativa. Se quiser marque uma consulta por telemedicina, ou pessoalmente, e veremos o que é melhor para você.
Olá. Nunca inicie ou troque uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção. Agende a sua consulta.
Será que o Diane é o melhor anticoncepcional para você?
O Diane é um anticoncepcional. Ele não irá lhe ajudar a engravidar.
O ovário policístico é um síndrome endócrino-metabólica de caráter genético e hereditário. Não tem cura mas controle. Cursa com irregularidade menstrual, acne, oleosidade excessiva da pele, excesso de pêlos, aumento de hormônios androgênios, cistos nos ovários, infertilidade, diabetes, aumento de peso, aumento do colesterol, doenças cardiovasculares, etc. O controle passa pela mudança do estilo de vida, dieta pobre em gordura e carboidratos, controle e perda de peso, atividades físicas.
A perda e controle de peso assim como a atividade física podem lhe ajudar a ovular e a melhorar a fertilidade.
A mulher com ovário policístico pode ter dificuldade para engravidar pois não ovula. O principal sinal de ovulação são ciclos menstruais regulares.
Em alguns casos, a indução de ovulação pode ser necessária.