Fui diagnosticada com pangrastrite discreta e duodenite cronica inespecifica discreta. Sou intoleran

2 respostas
Fui diagnosticada com pangrastrite discreta e duodenite cronica inespecifica discreta. Sou intolerante a lactose, e antes de começar a sentir dores da gastrite eu tomei iogurte com lactose. Essa pode ter sido a causa da gastrite e duodenite? Pois eu me alimento 90% saudavel, a unica coisa diferente que consumi foi esse iogurte com lactose.
Quem não conhece alguém com gastrite?

GASTRITES

=========================O sintoma mais comum é a DOR acima ou em volta do umbigo. Muitas vezes há QUEIMAÇAO.
=========================Mais raramente pode haver náuseas(enjoo) , vômitos, plenitude(sentir sempre o estomago cheio) ou saciedade precoce (sentir o estomago cheio logo no início da refeição).

====================o diagnóstico mais preciso é feito pela Endoscopia. Nesse exame verificamos também a presença do H. pylori.

====================o tratamento , como sempre, depende da causa. Se houver H. pylori usa-se antibióticos. Se a causa for outra, adapta-se o tratamento. Isso exige um Médico que tenha experiência em lidar com gastrites.

Por que insisto tanto na experiência do Médico?

========================Por exemplo, é preciso que haja certeza quanto a presença do H. pylori. E se a Endoscopia for feita com o paciente em uso de IBPs(omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, etc) é possível que essa bactéria não seja diagnosticada, mesmo que esteja presente. Chamamos isso de FALSO NEGATIVO. Mas nem todos os locais que fazem Endoscopia atentam para isso.

================================Como sempre falo: uma Endoscopia de alto nível acontece pela qualidade do Médico que a faz. Não é pelas fotos tampouco pela beleza do lugar. Tirar fotos é fácil. Fazer um local bonito depende de tijolos e nada mais. Mas ter um Médico experiente leva anos. Muitos anos.

========================quando se faz uma Endoscopia deve-se saber sobre experiência do Médico e sua formação. Não se deve preocupar com o número de fotos nem com a beleza do local.

=============== Quando falo sobre a importância de se saber com certeza se há o H. pylori, é por que isso muda o tratamento. Quando essa bactéria é positiva(no teste feito na Endoscopia) temos que usar antibióticos. O H. pylori é o maior causador de gastrites. Também causa úlceras e é causa importante para o câncer de estômago, embora este seja multifatorial.

Isso me faz chegar a uma resposta para si: a causa da gastrite e a duodenite não tem nada a ver com sua intolerância á lactose. São situações totalmente diversas. Embora certos alimentos piorem os sintomas de quem tem gastrite ou duodenite, isso não quer dizer que são esses alimentos que causem a gastrite. Complicado? um pouquinho né.
Mas fique com o conceito de que a gastrite e duodenite tem como causa principal o H. pylori. Além de que muitos medicamentos(anti-inflamatórios e corticóides por exemplo) podem levar á gastrite. Há outros fatores(imunológicos, por exemplo, em gastrites mais complexas).
Por isso mesmo que Medicina é fascinante: tudo é desafiador para nosso intelecto. E é mais desafiador ainda se você pensar que cada pessoa é diferente, e que fatores ambientais e individuais influenciam cada doença. E nesses fatores temos que incluir os aspectos emocionais.
É um quebra-cabeças? sim, é. Mas é um quebra-cabeças que um bom Médico terá condições de resolver e ajudar muito ao seu paciente.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.