Fui diagnosticada com obesidade grau 2, tenho 1,58 e 91 kg. meus exames de sangue não apontaram nenhuma

12 respostas
Fui diagnosticada com obesidade grau 2, tenho 1,58 e 91 kg. meus exames de sangue não apontaram nenhuma anormalidade, porem sei se só com dieta não conseguirei perder 25kg, ate q ponto as medicações seriam seguras para emagrecer, nesse caso?
Um médico poderá conduzir um tratamento a base de substâncias que atuem no seu apetite é metabolismo, mas você sabe que terá que mudar seu estilo de vida, alimentação e atividades físicas, sem o que o resultado não se sustenta. A abordagem psicoterapeutica cognitivo comportamental trabalhará seu entendimento e manejo das emoções e pensamentos que são gatilhos para os comportamentos não saudáveis, constituindo parte fundamental do seu tratamento

Acredito que um acompanhamento multiprofissional seja uma forma de ajuda a considerar, já que o médico fará as orientações clínicas, um nutricionista pode auxiliar num cardápio adequado, um psicólogo poderá auxiliar a manter a motivação para a perda de peso e também na compreensão de desencadeadores psicológicos e/ou controle de sentimentos variados, como ansiedade, tristeza, etc. Além de trabalhar questões como o sentido da vida, o estabelecimento de novos sonhos e objetivos, a revisão de seu auto conceito e auto imagem. Procure sempre profissionais especializados. Dra. Nara Helena Lopes.
Para atingir seu objetivo recomendo fracionar sua meta, estabelecer ao longo de um período objetivos menores a serem alcançados.

Cada vez que atingir esses objetivos terá mais motivação para continuar.

Recomendo ainda fazer um acompanhamento Psicoterapeutico, para entender os motivos interiores que levaram a essa obesidade e assim ressignificar seus comportamentos alimentares.

Abraços
Sugiro que você leia as respostas acima pois são todas pertinentes. O conhecimento sobre a obesidade e o auto conhecimento são fundamentais para lidar com o problema! Boa sorte!
Olá ! Penso que vc necessita passar em terapia para entender o significado do alimento para vc. A abordagem comportamental cognitiva a ajudará a mudar os pensamentos e aprender a pensar magro. Um grande abraço.
É importante consultar um Endocrinologista para entender a funcionalidade do seu corpo, assim como um Nutricionista para fixar uma alimentação propria para seu bio-tipo.

Por outro lado, é importante entender que a obesidade é multi fatorial. O comer excessivo, pode estar relacionado a varias questões emocionais, como ansiedade, insegurança entre tantas outras.

Sem identificar e arrumar estratégias para as questões emocionais, talvez apenas a dieta não resolva, mas tambem os remédios tenham uma eficacia temporaria.

Entender e compreender nosso funcionamento, é fundamental para a perda de peso, e assim "só" a dieta pode sim ser possível.

Espero ter ajudado :)
Olhando para o quadro clínico, com certeza os seus exames estão alterados, pois a obesidade é consequência de uma inflamação crônica ao longo de um período de tempo porque ninguém engorda da noite para o dia. Remédio não é a melhor forma para sair desse quadro por conta dos efeitos colaterais e risco de dependência química(anfetaminas e diuréticos) e a finalidade deles é remediar, só age nos sintomas e não na causa. O acompanhamento psicoterápico deve está associado ao do nutricionista funcional que irá avaliar seus exames bioquímicos e hormonais e fazer a reeducação alimentar.
O motivo da sua ansiedade deve ser observado em psicoterapia individual, afinal o que te leva a comer em demasia? Você tem fome de que? Não hesite em aliar a dieta do nutricionista a um acompanhamento psicológico, de preferencia, procure um psicanalista para entender o que te leva a tanta ansiedade, qual o papel da comida para vocês, entre outros aspectos e conflitos particulares da sua vida que precisam ser observados. Espero ter ajudado.
Olá, a dificuldade em perder peso é uma realidade de muitas pessoas no mundo, mas deve-se avaliar as questoes do sobrepeso e/ou obesidade de diferentes ângulos. A obesidade traz uma origem multipla como: sedentarismo, herança genética, desajuste alimentar. A sua dúvida sobre o uso de medicamentos deve ser compreendida levando em consideraçao algunos fatores. Pacientes que apresentam Compulsao Alimentar (ato de ingerir uma grande quantidade de alimentos em um curto intervalo de tempo) deve ser investigado e avaliado. Muitos pacientes vivem um descontrole emocional e encontram no alimento uma saída rápida de diminuiçao da tensao ou crise ansiosa. Em alguns casos pode ser indicado o uso de fármacos, mas sem uma mudança do padrao mental (cognitivo) e alimentar é ineficaz. Existem pacientes que conseguem perder até mais de 30 kg sem cirurgia bariátrica ou medicamento, nao desanime!
Uma fease na sua fala me chamou atenção.
"SEI QUE SÓ COM DIETA NÃO CONSEGUIREI PERDER 25 KG"
Suas palavras dão ordem ao seu cérebro que vão responder atravési de seu sentimento que vai gerar seu comportamneto. OU SEJA. ... Não vou emagrecer mesmo então vou comer. Preciso perder 25 Kg e não é esse hamburguer que vai fazer a diferença e por ai vai. Concorda? Dessa forma vai ficar cada dia mais complicado pra você, minha sugestão é que vá pelo caminho certo e unico. DIETA E EXERCÍCIOS. Acredite você pode perder sim 25Kg, 30Kg, e quanto mais você quiser é só acreditar em você e na força que esta ai dentro.
Não pense que fui rude, não fui . FUI VERDADEIRA, quero que volte aqui para contarnos e dizer que consegui. Acredite e mude sua fala. EU VOU CONSEGUIR PERDER O QUE PRECISO FOR. E acredite, se fizer tudo que foi aconselhado vai longe querida.
Abraços e SUCESSO em seu projeto.
Att
SAYONARA MACHADO
Medicações são seguras se bem prescritas.
Pra todo problema complexo existe uma solução simples e completamente equivocada.
Problemas complexos , soluções complexas, equipe multidisciplinar, tratamento com pessoas habilitadas.

Posso tentar te ajudar por telemedicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Ola. Respondendo sua perguntam, a obesidade é uma doença multifatorial e que muitas das vezes requer acompanhamento multidisciplinar, endocrinologista, nutricionista, Ed Físico, psicólogo e psiquiatra. Parece clichê, mas para perder peso a pessoa deve adquirir antes de tudo bons hábitos alimentares e atividade física. E na maioria das vezes o tratamento da certo sim, o erro estar em parar o tratamento achando que resolveu o problema. Paciente obeso, deve ter em mente que sua doença é crônica e que o tratamento é por uma vida toda.