Fui diagnosticada com o NIC 3 vou passar pela cirurgia, e qual é o tratamento para isso e após a cirugia

2 respostas
Fui diagnosticada com o NIC 3 vou passar pela cirurgia, e qual é o tratamento para isso e após a cirugia eu consigo engravidar? E eu posso morrer por conta disso ?
Olá. Se você tem uma lesão de alto grau ou NIC 3 e mais de 25 anos, você deverá fazer a conização a frio ou cirurgia de alta frequência. Se você tem menos de 25 anos, é possível fazer um acompanhamento curto do NIC III já que existe a chance de remissão espontânea desta lesão no colo do útero.
Após a conização, você deverá checar a biópsia e deverá realizar um seguimento em intervalos curtos. A intenção deste seguimento é avaliar a recidiva da lesão de alto grau, propiciar o tratamento precoce se recidiva e avaliar cura.
Após este seguimento, você poderá engravidar. O HPV, o NIC III e a conização não impossibilitam a gravidez, não reduzem a sua fertilidade e não colocam o seu futuro filho em risco. Algumas mulheres podem desenvolver incompetência istmo-cervical e ter dificuldades de manter a gravidez.
Se você não tratar o NIC III e ele virá um câncer de colo uterino, isso pode aumentar seu risco de morte. A conização tem riscos mas muito baixos.
Converse com o seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Primeiramente, saiba que NIC III não é câncer, porém e uma lesão de alto grau que pode virar câncer.
Se foi descoberto pela citologia oncótica (papanicolau/preventivo) é importante realizar uma biópsia, se o resultado foi de biópsia, é importante realizar uma conização, isso permitirá avaliar se estamos frente a unicamente um NIC III, ou se já tiver alguns componentes invasores (com câncer) sendo assim esse poderia ser o tratamento definitivo ou dar as pautas para o tratamento adicional. Após esse tratamento pode engravidar sim e mesmo que já tenha componentes malignos a depender do estadiamento e as informações que venham no laudo definitivo. Poderia ser submetida a cirurgia maior com preservação de fertilidade (Traquelectomia).
Consulte seu cirurgião oncologico da área de ginecologia Oncologica.
Espero ter ajudado

Especialistas

Mariana Balzana

Mariana Balzana

Ginecologista

Rio de Janeiro

José Ricardo Lopes Filho

José Ricardo Lopes Filho

Ginecologista

Goianésia

João Carvalho Diniz

João Carvalho Diniz

Ginecologista

Ubá

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Rayner Dias

Rayner Dias

Oncologista

Muriaé

Ketheryn Souza

Ketheryn Souza

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 322 perguntas sobre Câncer cervical (colo uterino)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.