Fui diagnosticada com LES e o doutor me receitou Cloroquina 400mg diariamente. Tenho dúvidas: Esse r

2 respostas
Fui diagnosticada com LES e o doutor me receitou Cloroquina 400mg diariamente. Tenho dúvidas: Esse remédio nos faz engordar? Pode ocorrer quedas de cabelo?
Olá, eu preferencialmente uso hidroxicloroquina, pois tem melhor margem de segurança.
Geralmente não há ganho de peso relacionado a este medicamento.
Queda de cabelo pode ocorrer. Porém, também pode estar relacionada ao próprio lúpus.
Quem usa essa classe de medicamentos deve monitorar acometimento na retina com fundo de olhar regular ou tomografia de coerência óptica (OCT).
No retorno com seu reumatologista, tire suas dúvidas.
Este tipo de aconselhamento on-line não substitui a consulta médica.
Saúde!

Olá, provavelmente o remédio prescrito foi a Hidroxicloroqina 400mg, que é uma medicação fundamental para os pacientes com Lúpus por todos os benefícios em diminuir atividade de doença, reduzir chance de trombose e de acometimento renal. Não é comum a associação de ganho de peso com uso de hidroxicloroquina. Também não é muito comum a queda de cabelo com a hidroxicloroquina, existem outras medicações mais associadas a isso como o metotrexato e leflunomida e até mesmo o próprio lúpus, porém, pode acontecer em alguns casos de uso da hidroxicloroquina. O que precisamos ficar atento é com o risco de toxicidade ocular, sendo necessário avaliação anual com oftalmologista, principalmente após 5 anos de uso da medicação. Espero ter ajudado a esclarecer essa dúvida. Caso persista com dúvidas converse com seu reumatologista e estamos à disposição por aqui.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!