Fui diagnosticada com esteatose hepatica leve, tenho obesidad e estou a espera para ser operada de reduçao

8 respostas
Fui diagnosticada com esteatose hepatica leve, tenho obesidad e estou a espera para ser operada de reduçao de estomago. Quando for operada essa esteatose pode desaparecer?
Num primeiro momento não. Não é a obedidade mas o excesso de dieta, principalmente gordurosa que pode ter relação. Após a cirurgia espera-se que sua ingestão calórica seja menor podendo aí ter alguma influência. Na esteatose hepática significa que o fígado teve uma sobrecarga de um modo geral, o que pode ser causado por álcool, medicamentos, dieta, infecções. O importante é estar em acompanhamento médico regular p investigar as possíveis causas e tratá-las.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, melhora ao longo do tempo. Na minha conduta de consultório, sempre passamos dieta líquida no pré-operatório justamente por ser muito comum as pessoas estarem com o fígado gorduroso e muita gordura na região do abdômen. E com a dieta líquida, o fígado fica mais leve, o que facilita tanto para o cirurgião quanto para o paciente, que de forma geral, não sente dor após a cirurgia.
Em princípio não. Mas como sua dieta será bem restrita, o quadro de esteatose hépatica tende a melhorar sim. Tenha uma equipe multidisciplinar nessa nova fase, com médicos, nutricionista, psicólogo (sim, os psicólogos ajudam nesse processo), para seu tratamento seja bem sucedido.

Abraços.
Com uma experiência de quase 20 anos em cirurgia bariátrica, posso lhe dizer que em mais de 90% dos casos a esteatose desaparece com 1 ano da operação, em exames de ultrassonografia de controle. Como sua esteatose é leve, as chances de resolução são maiores.
Sim, pode Isso vai depender de uma ação conjunta multidiscplinar e de sua colaboração
Espera-se que sobretudo com a perda de peso que a cirurgia proporciona se tenha uma melhora de todos problemas de saúde os quais a obesidade influencia. A esteatose está sim ligada a obesidade. A maioria dos casos é doença hepática gordurosa não alcoólica e/ou esteatohepatite. Não existem medicações para esteatose e o único tratamento efetivamente comprovado em pesquisas que pode levar a uma regressão da esteatose, da inflamação e da fibrose é de fato a cirurgia da obesidade. Portanto, sim, espera-se que você melhore bastante da esteatose.
Pra todo problema complexo existe uma solução simples e completamente equivocada.
Problemas complexos , soluções complexas, equipe multidisciplinar, tratamento com pessoas habilitadas.

Posso tentar te ajudar por telemedicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Terá uma melhora progressiva ao longo do processo de emagrecimento . Seguindo as orientações de seu cirurgião de da equipe multidiciplinar , não só resultará na perda de peso , mas também na resolução da Esteatose.

Especialistas

Poliana Carvalho

Poliana Carvalho

Nutricionista

Uberlândia

Giovana Cezareti Barbiere

Giovana Cezareti Barbiere

Nutricionista

Rio de Janeiro

Raquel Dias

Raquel Dias

Nutricionista

Niterói

Juliana Wille

Juliana Wille

Nutricionista

Piracicaba

Isabella Ferreira

Isabella Ferreira

Nutricionista

Americana

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 21 perguntas sobre Obesidade Mórbida
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.