Fui diagnosticada com esteatose hepatica leve, tenho obesidad e estou a espera para ser operada de reduçao
8
respostas
Fui diagnosticada com esteatose hepatica leve, tenho obesidad e estou a espera para ser operada de reduçao de estomago. Quando for operada essa esteatose pode desaparecer?
Num primeiro momento não. Não é a obedidade mas o excesso de dieta, principalmente gordurosa que pode ter relação. Após a cirurgia espera-se que sua ingestão calórica seja menor podendo aí ter alguma influência. Na esteatose hepática significa que o fígado teve uma sobrecarga de um modo geral, o que pode ser causado por álcool, medicamentos, dieta, infecções. O importante é estar em acompanhamento médico regular p investigar as possíveis causas e tratá-las.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, melhora ao longo do tempo. Na minha conduta de consultório, sempre passamos dieta líquida no pré-operatório justamente por ser muito comum as pessoas estarem com o fígado gorduroso e muita gordura na região do abdômen. E com a dieta líquida, o fígado fica mais leve, o que facilita tanto para o cirurgião quanto para o paciente, que de forma geral, não sente dor após a cirurgia.
Em princípio não. Mas como sua dieta será bem restrita, o quadro de esteatose hépatica tende a melhorar sim. Tenha uma equipe multidisciplinar nessa nova fase, com médicos, nutricionista, psicólogo (sim, os psicólogos ajudam nesse processo), para seu tratamento seja bem sucedido.
Abraços.
Abraços.
Com uma experiência de quase 20 anos em cirurgia bariátrica, posso lhe dizer que em mais de 90% dos casos a esteatose desaparece com 1 ano da operação, em exames de ultrassonografia de controle. Como sua esteatose é leve, as chances de resolução são maiores.
Dr. Cássio Renato Montenegro de Lima
Cirurgião geral, Gastroenterologista, Coloproctologista
Florianópolis
Sim, pode Isso vai depender de uma ação conjunta multidiscplinar e de sua colaboração
Espera-se que sobretudo com a perda de peso que a cirurgia proporciona se tenha uma melhora de todos problemas de saúde os quais a obesidade influencia. A esteatose está sim ligada a obesidade. A maioria dos casos é doença hepática gordurosa não alcoólica e/ou esteatohepatite. Não existem medicações para esteatose e o único tratamento efetivamente comprovado em pesquisas que pode levar a uma regressão da esteatose, da inflamação e da fibrose é de fato a cirurgia da obesidade. Portanto, sim, espera-se que você melhore bastante da esteatose.
Pra todo problema complexo existe uma solução simples e completamente equivocada.
Problemas complexos , soluções complexas, equipe multidisciplinar, tratamento com pessoas habilitadas.
Posso tentar te ajudar por telemedicina.
Problemas complexos , soluções complexas, equipe multidisciplinar, tratamento com pessoas habilitadas.
Posso tentar te ajudar por telemedicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Terá uma melhora progressiva ao longo do processo de emagrecimento . Seguindo as orientações de seu cirurgião de da equipe multidiciplinar , não só resultará na perda de peso , mas também na resolução da Esteatose.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho colite ulcerosa posso fazer a cirurgia bariátrica corre alguma riscos pra doença
- Olá. Fiz a bariatrica capella ha mais de 15 anos.Hoje, com quase 70 anos e acompanhamento medico continuo sentindo refluxo e,vomitos eventuais que influem bastante na qualudade de vida. Há como fazer algum ajuste? .
- Olá, tenho 46 anos e fiz cirurgia bariatrica há 8 anos atrás. Na época, pesava 114 kg distribuídos em 1, 56 mts. Eliminei 44 kg e fiquei bem por um tempo... Há 5 anos atrás fui diagnosticada com C.A. e, no decorrer do tratamento eu adquiri peso e hoje estou com 83 kg, .aos quais não consigo eliminar.…
- Fiz bypass em 2019 ,pesava 188kg c 1.86 de altura, eliminei 66kg, passo por um processo depressivo e estou em tratamento psicoterapeutico c remédios e terapia,voltei a engordar super rápido justamente pela falta de exercícios físicos e má alimentação, estou 140kg,passei mto tempo sem sair de casa,ficava…
- Eu fiz a cirurgia sleve gástrico a 10 anos.Perdi p ouco peso.posso converter para outra técnica?
- Olá! Após a cirurgia bariátrica bypass o estômago pode crescer novamente?
- Olá eu fiz uma cirurgia bariátrica a 6 anos atrás, porém com 6 meses de cirurgia eu engravidei e recuperei todo o meu peso que perdi. Eu poderia recorrer a refazer a cirurgia?
- Quais as atividades físicas mais indicadas para obeso mórbido totalmente sedentário começar a praticar exercício? Já tentei com caminhadas, mas minhas pernas e meus pés doem muito e parei.
- Eu fiz a cirurgia a capela em 09/06/2002 - pesava mais que 180 kls, Cheguei aos 92 kl. Agora estou ganhando peso. Pedalo, ando e caminho em média 20km por dia, faço acompanhamento nutricional, me alimento bem. O que fazer? estou desesperado, medo de ganhar tudo novamente, hoje tenho 117km...
- Como se mede o IMC?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 21 perguntas sobre Obesidade Mórbida
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.