fui diagnosticada com distúrbio neuro vegetativo uso rivotril pra amenizar os sintomas mais quero engravidar.

3 respostas
fui diagnosticada com distúrbio neuro vegetativo uso rivotril pra amenizar os sintomas mais quero engravidar. o que devo fazer?
O popularmente chamado distúrbio neurovegetativo é um tipo de Transtorno de Somatização, em que sintomas físicos tem como origem alterações emocionais. O diagnóstico é feito após afastar possíveis causas orgânicas compatíveis com os sintomas. O uso de benzodiazepínicos como o Rivotril (cujo princípio ativo é o clonazepam) tem papel sintomático, aliviando momentaneamente o sofrimento.
Na maior parte dos distúrbios neurovegetativos o tratamento de escolha é a psicoterapia, tendo as medicações um papel secundário. Por isso recomendo que busque um profissional capacitado em psicoterapia.
Além disso, se pretende engravidar, é recomendado evitar o uso de Rivotril no início e no fim da gestação.

Respeitosamente,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnóstico Distúrbio Neurovegetativo é uma forma genérica de abordar determinados tipos de sintomas que se relacionam ao sofrimento humano que via de regra não são valorizados pela maioria dos profissionais de saúde mental. Quando profissionais colocam esse diagnóstico em prontuários principalmente em Prontos Socorros geralmente o fazem permeados por um certo desrespeito com a dor humana, um dos sinônimos para o DNV é "pity". Há uma incompreensão, uma certa má vontade, até um desprezo para com esse tipo de dor. Quando as pessoas sofrem, elas simplesmente sofrem, dor não se afere quantitativamente. Existem medicamentos que não são tão sintomáticos, que têm uma ação mais processual, são os inibidores de recaptação de serotonina, um tipo de antidepressivo, que aliados a psicoterapia comportamental cognitiva são bem mais efetivos do que os benzodiazepínicos. A vantagem dos antidepressivos é que muitos deles podem ser utilizados na gravidez, com toda a segurança.
"Distúrbio neurovegetativo" é um termo pouco usado na prática psiquiátrica.
O ideal é ter um médico em quem confia e perguntar se há a necessidade de uso da medicação (se há transtorno que indica o uso contínuo de algum medicamento).
Em muitos casos o seguimento com psicoterapia é suficiente.
O uso de Rivotril no primeiro trimestre de gestação está associado ao aumento de risco de mal-formações em recém-nascidos. Sugiro procurar o médico que o prescreveu para iniciar a retirada gradual e utilizar métodos contraceptivos até que seja completamente retirado.
Atenciosamente.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1655 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.