Fui diagnosticada com depressão e ansiedade há um ano, faço acompanhamento com psiquiatra e psicologo,
14
respostas
Fui diagnosticada com depressão e ansiedade há um ano, faço acompanhamento com psiquiatra e psicologo, seria válido ter acompanhamento com nutricionista também para obter uma alimentação que ajude nesses quadros?
Olá, conforme meus colegas mencionaram. É importante sim você fazer acompanhamento com um nutricionista. Se, se alimentar corretamente for importante pra você - melhor ainda.
É importante neste momento você fazer na terapia cognitiva aquilo que chamamos de "ativação comportamental" ou seja, voltar a fazer coisas que lhe davam prazer antes de você sentir-se deprimida (o). Isso será a chave para sua melhora.
Abraço.
É importante neste momento você fazer na terapia cognitiva aquilo que chamamos de "ativação comportamental" ou seja, voltar a fazer coisas que lhe davam prazer antes de você sentir-se deprimida (o). Isso será a chave para sua melhora.
Abraço.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Excelente pergunta! É aconselhável o acompanhamento de uma nutricionista, sim. A nutricionista pode elaborar um programa de acordo com suas necessidades clínicas específicas, uma vez que a alimentação tem um papel importante sobre a condição de resposta de nosso cérebro a eventos cotidianos. Há experiências [fora do Brasil] onde a suplementação de ômega 3, devidamente prescrita e acompanhada pelo profissional de nutrição, atua de forma complementar ao tratamento para depressão. Busque uma profissional capacitada que possa buscar essas informações para trabalhar contigo. Extrapolando um pouco a sua pergunta, seria interessante também combinar os tratamentos em andamento com a prática de exercícios físicos regulares. A resposta geral aos sintomas de depressão e ansiedade e o consequente ganho em qualidade de vida geral são muito significativos! São hábitos que podem ser mantidos além do tratamento em si, como recomendação de saúde geral.
Ola! Seria válido sim. A alimentação pode ter um papel importante no humor, bem como o exercício físico. Esse acompanhamento multiprofissional vai te ajudar bastante. Boa sorte!
Com certeza é recomendável o acompanhamento da Nutricionista e a Psicóloga A alimentação e humor tem relação intima. É que os nutrientes que são encontrados nos alimentos contribuem para a formação de neurotransmissores responsáveis pela sensação do seu bem estar.
Olá. O tratamento multidisciplinar é muito útil para que possa ser auxiliada por vários profissionais e que encontrarão um consenso de acordo com sua necessidade
Cada ponto de vista deve ser levado em conta e se mostrará complementar para que você sinta mais segurança
Cada ponto de vista deve ser levado em conta e se mostrará complementar para que você sinta mais segurança
Certamente que sim, visto que cuidar da alimentação é um cuidado consigo mesmo.
Sucesso!!
Sucesso!!
Sim, concordando com os colegas, seria excelente a combinação dos tratamentos à alimentação orientada por um bom profissional, haja visto que alguns alimentos contribuem com a produção do neurotransmissor serotonina, por exemplo, que regula o humor, sono e outros, e quem vai indicar a melhor opção alimentar nesse sentido é o nutricionista ou nutrólogo. Abraço.
Acho válido você procurar um nutricionista, ele irá lhe orientar a respeito da sua alimentação, pois existem alguns alimentos que ajudam a melhorar a depressão e outros que pioram o estado depressivo.
Espero ter ajudado.
Espero ter ajudado.
Com certeza, sim, até porque a ansiedade pode trazer um descompensação na sua alimentação, ou comer demais ou até de menos e a própria depressão também traz essa regulagem errada no seu organismo... Como está cuidando da sua saúde psiquica, importantíssimo cuidar também da saúde física, pois uma depende da outra. Que você possa se restabelecer o quanto antes... Abraço.
Com certeza o acompanhamento nutricional é recomendado. Inclusive a deficiência de vitaminas do complexo B, por exemplo, podem gerar sintomas parecidos com o da depressão. A alimentação influência em nossa cognição e comportamento. Os aspectos nutricionais são muito importantes no tratamento da depressão.
Eu adoraria que todos os pacientes que eu trato ou já tratei tivessem a oportunidade de terem um acompanhamento simultâneo da nutricionista e de um educador físico, pois os resultados são muito mais rápidos e efetivos. Evidentemente, muitas vezes a dificuldade passa por questões financeiras, mas quando elas não são um problema, eu trabalho em parceria com outros profissionais que só agregam ao nosso trabalho. E há casos como o seu que também é possível é recomendável trabalhar em parceria com um psiquiatra.
Sim, muito válido. O fígado controla o quanto, qual e em que forma cada substância da alimentação passará para o resto do corpo. Quando o fígado tem que trabalhar excessivamente por causa de toxinas, fica diminuída sua capacidade de limpar o sangue, tornando mais difícil a correta oxigenação das células. Excesso de toxinas no sangue, pode levar a pessoa a apresentar sintomas de uma depressão; que não será a depressão emocional que tem uma trajetória ligada às emoções. Cuidar bem do fígado ajudará a superar a depressão orgânica e/ou emocional.
Muito interessante sua dúvida, a nutrição contribuirá muito contra a ansiedade, sem falar que você terá mais segurança para continuar seu tratamento medicamentoso.
Espero tenha ajudado
Abraço
Vera Pelizzari
Espero tenha ajudado
Abraço
Vera Pelizzari
Olá, com certeza esse acompanhamento nutricional adicional será de grande importância no seu tratamento, pois a cada dia descobre-se mais fatos que nos mostramo poder da influência da nutrição no equilíbrio do humor (pois ela interfere diretamente na produção de serotonina - o neurotransmissor do bem-estar), no bom funcionamento do sistema nervoso (alguns nutrientes ajudam a prevenir alguns tipos de disfunção nesse sistema), entre diversos outros benefícios, tanto no sentido de melhorar o funcionamento como de prevenir possíveis falhas no organismo como um todo, pois o problema não é só a falta de vitaminas, aminoácidos, etc, mas muitas vezes também o excesso de aditivos em alguns alimentos. Além disso, o apoio de um nutricionista poderá, em alguns casos, tornar menos necessário o uso de alguns medicamentos psiquiátricos, pois sabemos que estes devem ser sempre tomados com moderação. Abs
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como a depressão pós parto pode contribuir para a queda de cabelo?
- É verdade que é fluoxetina tira o libido do homem , e qual remédio pode subistituir ele sem tirar o libido ?
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
- estou tomando zetron 300mg e voextor 10mg todo dia após o almoço, porém sinto um sono absurdo durante o dia e uma indisposição também, é normal?
- Já está fechando um mês que estou tomando 40mg de paroxetina e até agora não melhorei, tenho depressão e ansiedade, será que devo procurar meu psiquiatra para aumentar a dose?
- Estava a 15 dias sem tomar desvenlafaxina, senti os sintomas de retirada todos. Agora consegui renovar minha receita, posso voltar a tomando a mesma dose que estava tomando anteriormente?
- Já faz algumas semanas que tenho problemas para dormir, meu sono só vem às 4 horas da manhã e acabo acordando às 13 horas da tarde. Mesmo dormindo por 9 horas, me sinto cansada e exausta o tempo todo. Eu já conversei com um psicólogo e ele percebeu que é possível que eu tenha depressão. Qual especialista…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.