Fui diagnosticada com ansiedade e síndrome do pânico. Gostaria de saber pq de repente acordei e músicas

6 respostas
Fui diagnosticada com ansiedade e síndrome do pânico. Gostaria de saber pq de repente acordei e músicas ficam na minha mente? Isso é causado pela ansiedade? Não consigo mais dormir. É um tormento. O que posso fazer?
Olá!
Sabe-se que a ansiedade exagerada pode desencadear tanto a síndrome do pânico quanto o transtorno obsessivo compulsivo (TOC). O alto grau de ansiedade geralmente provoca quadros obsessivos em que pensamentos, sons/músicas irritantes, imagens ou idéias invadem a mente mesmo que a pessoa não queira, sendo difícil se libertar de tais incômodos. Nesse caso, importante buscar tratamento psiquiátrico e um psicólogo para amenizar sintomas, superar obsessões e aprender a lidar com a ansiedade.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Att,
Alessandra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Embora ter músicas afixadas na sua memória seja algo aparentemente distante de uma crise de pânico ou de um transtorno ansioso. O incômodo com a situação de ficar com uma música em sua mente pode sim se ligar ao fato de você sentir-se ansioso. A música se torna um pensamento aparentemente fora de controle (e que te deixa mais ansioso).

O acompanhamento com um psicólogo de sua confiança e com um psiquiatra te ajudará no controle dessa situação vivida.

Fico a sua disposição caso tenha mais dúvidas.
Olá! Possivelmente essa situação pode ser decorrente de um quadro instável ainda em relação ao transtorno ansioso. Se estiver em tratamento psiquiátrico, comunique o profissional para rever a medicação e Seri a importante procurar um acompanhamento psicológico para compreender as emoções e situações que estão por trás dos sintomas ansiosos. Lembre que sintoma é uma maneira do corpo demonstrar que algo não está bem. Vale a pena o investimento. Boa sorte!!!
Olá, amiga!
Sugiro que você procure um(a) psicólogo(a) para te ajudar a sair desse estado doentio. É importante que você saiba que não se trata de uma situação difícil de sair dela. Não se apegue aos diagnósticos como doenças crônicas, mas comuns e passageiras com o tratamento adequado. Coloco-me à disposição! Um abraço!
Terapia EMDR pode te ajudar. Sinta-se livre para saber mais sobre o assunto.
As pessoas acometidas pela alucinação musical ouvem músicas (principalmente as aprendidas na infância), sem estímulo externo.

Embora a alucinação não esteja necessariamente atrelada a problemas auditivos, algumas pesquisas realizadas apontam que a baixa audição predispõe às alucinações musicais, as quais muitas vezes são debeladas com tratamento auditivo.

Além da surdez, problemas como epilepsia, zumbido, tumor cerebral e outros também são associados a alucinações musicais, mas os estudos que vem sendo feitos a respeito deste sintoma não tem sido muitos e ainda não apresentaram resultados conclusivos.

Portanto, o ideal é que você seja atendido por uma equipe interdisciplinar bem integrada e atualizada no desenrolar deste estudo (otorrino, neurologista, psiquiatra, psicólogo, etc.) para esclarecer suas dúvidas e receber orientações e um alívio em relação a estes incômodos.

Abraços.
Psicóloga Carmen (Belo Horizonte)

Especialistas

Thalia Gabriela Cichaczewski

Thalia Gabriela Cichaczewski

Psicólogo

Novo Progresso

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.