Fui diagnosticada com adenomiose ovariana , porem sinto colicas intensas e dores pelvicas constantes

3 respostas
Fui diagnosticada com adenomiose ovariana , porem sinto colicas intensas e dores pelvicas constantes mesmo em periodo nao menstrual , isso é endometriose?
A presença de endometriose no ovário é chamado de endometrioma e não adenomiose ovariana. No entanto, a palavra adenomiose significa a presença de um tipo de endometriose que ocorre especificamente dentro da musculatura do útero. Apesar disso, na maioria das vezes, o acometimento por endometriose causa dor pélvica e cólica menstrual, variando de intensidade de acordo com cada paciente. Entretanto, todos os casos de endometriose devem ser adequadamente tratados para evitar disseminação progressiva da doença, que muitas vezes pode comprometer a fertilidade. Dependendo da avaliação individual de cada paciente o tratamento pode ser com uso remédios ou cirúrgico. Entre em contato com o seu médico para iniciar o seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A adenomiose é uma patologia benigna que acomete o útero. Aproximadamente 20% das mulheres que possuem adenomiose possuem endometriose pélvica associada. Possivelmente você tem um endometrioma no ovário, que é um nódulo de endometriose no ovário.
A adenomiose e endometriose cursam com irregularidade menstrual, dor pélvica, dor na relação e cólicas menstruais. O tratamento visa o controle desses sintomas, do seu bem e da qualidade de vida.
O tratamento não necessariamente é cirúrgico e as medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas no controle dos sintomas.
Na falha do tratamento medicamentoso, a cirurgia poderá ser considerada.
Converse com o seu médico. Discuta o seu tratamento e diagnóstico.
A adenomiose é uma doença que se caracteriza principalmente por alterações na textura do útero e presença de focos de esboços nodulares nas paredes uterinas.O útero pode estar com volume aumentado ou ter alterações focais.Pacientes com adenomiose geralmente queixam-se de cólicas, peso em baixo ventre e menstruações volumosas.Esta doença pode estar associada a endometriose e o ideal é fazer um exame detalhado da pelve com preparo de intestino para verificar se tem doença avançada.
A endometriose no ovário costuma aparecer em forma de cistos de volumes variados.As doenças podem aparecer juntas sim.

Especialistas

Laura Leber

Laura Leber

Ginecologista

São Paulo

Bernadete Nonnenmacher

Bernadete Nonnenmacher

Ginecologista

Porto Alegre

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

Isabella de Souza

Isabella de Souza

Ginecologista

Jundiaí

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 779 perguntas sobre Endometriose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.