Fui demitida do trabalho a 7 meses, e dias antes iniciei meu namoro. Sempre fui uma pessoa independe

16 respostas
Fui demitida do trabalho a 7 meses, e dias antes iniciei meu namoro. Sempre fui uma pessoa independente, e dividir a vida com alguém e se sentir inferior por não conseguir emprego é horrível. Pensei diversas vezes em largar a faculdade, mas é a única coisa que me resta. Eu sinto que vivo em função do meu namoro, nos vemos todos os dias, e dormimos juntos todos os dias. Sinto que não é o certo, que apesar de não conseguir trabalhar, tenho que ter projetos na minha vida que não envolve meu parceiro, não posso fazer da relação o centro da minha vida. Meu namorado não se incomoda, mas eu sim, e não consigo sair dessa rotina/comodismo. Oq eu devo fazer?? Sei que quando conseguir um trabalho vai ser melhor, pois não terei tanto tempo livre pra viver em função da minha relação, mas como não encontro fico frustrada comigo mesma e as vezes crio até umas paranóias sobre meu relacionamento que acaba gerando discussões desnecessárias e desgastando meu relacionamento. Eu simplesmente não sei oq fazer pra mudar isso, me ajudaa!!
Olá! Por que se sente inferior? Só pelo fato de momentaneamente estar sem trabalho? Isso não te faz ser uma pessoa inferior. Antes de investir tanta energia em se autodepreciar poderia começar a arrumar seu currículo, fazer cursos pela internet e até mesmo aproveitar mais seu namoro. Logo um emprego aparece. Largar a faculdade não vai te ajudar em nada. Me parece bem ansiosa. Faça terapia para se autoconhecer, será ótimo para você!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 190

Olá! Iniciar um processo de autoconhecimento poderá te beneficiar e te ajudar a enteder o que sente. Não é possível te oferecer respostas acerca desta situação, visto que, cada pessoa sente à sua maneira.
Olá! Me chama a atenção que após a perca do trabalho você coloca o seu relacionamento no centro dos seus investimentos de energia e de tempo. Por que isso aconteceu? Penso que seria interessante elaborar essa necessidade que você acabou criando do seu relacionamento. O que poderia estar associado com isso? O espaço da análise é um lugar adequado para você endereçar suas questões e sofrimentos. Coloco-me a disposição, até mais.
Oi! Vejo que você apresenta várias questões: perda do emprego gera um luto, "mexe" com suas emoções, você demonstra estar com baixa autoestima, se colocando inferior.
Aonde você quer colocar o seu foco? A sua energia?
Busca ajuda profissional para lidar melhor com essas questões.
Estou a disposição!
Olá! Imagino como deve estar difícil pra você essa situação. É importante que você foque em outras áreas da sua vida. Clarifique os seus valores e tente desenvolver uma lista de ações voltadas a eles. Ex: praticar um esporte, manter e formar novos relacionamentos de amizade, identificar e desenvolver algum tipo de hobby, aprender uma nova habilidade. Como você está sem emprego, tente focar em coisas que você pode fazer que não envolva valor financeiro. Quando praticamos ações voltadas aos nossos valores temos a oportunidade de viver uma vida significativa e com propósito.
Se caso você tiver dificuldade para praticar ações voltadas aos seus valores, sugiro que você busque auxílio em uma psicoterapia.
Olá! A perda do emprego é um momento difícil, mexe com nossa autoestima e pode ser gatilho para pensamentos negativos sobre nós mesmos. A respeito do relacionamento, acredito que momentaneamente seja o seu foco, em consequência de você sentir que estar em um relacionamento é como estar fazendo algo, como estar se sentindo especial de alguma forma, talvez por isso esteja tão dedicada e voltada para essa relação.
Mas, pelo que percebi do seu relato, você tem crenças de que pode não estar sendo merecedora de um relacionamento legal, se não estiver trabalhando, produzindo. É muito importante entender o que se passa em nossa cabeça e porque chegamos a determinadas conclusões. É um momento da sua vida em que você está assim, mas você não é assim. Poderia ser o contrário, estar em um emprego, mas sentindo falta de ter um relacionamento.
Para lidar com esses pensamentos e com as emoções que determinadas situações de vida nos levam a sentir, precisamos entender como foi a nossa assimilação e interpretação das situações que experienciamos em nossa vida.
É ruim estar desempregada? É pior não ter um relacionamento? E se eu focar em mim, como fica meu relacionamento?
Essas questões podem ser abordadas e trabalhadas em um processo conjunto de acolhimento e esclarecimento que a terapia proporciona.
Se tiver interesse em iniciar esse processo terapêutico, sou psicóloga e estou a disposição!
Busque ajuda Psicológica para te ajudar a lidar com toda essa carga emocional. Se autoconhecer vai te ajudar muito!
Bom dia, nesse momento deveria investir em sua universidade, aproveitar seu tempo para estudar mais, se você conseguir formar entre os primeiros lugares da faculdade, será provável que também consiga um emprego ótimo no futuro e também pode começar a desenhar seu mestrado, talvez até um doutorado.
Estudar já toma completamente seu tempo, já imaginou que maravilha se todas as pessoas tivessem pelo menos 6 horas ao dia para estudar? E você tem tudo isso agora!
Não se sinta inferior por nada, comece a fazer sua programação para seu futuro e se organizar nesse presente.
Aconselho que procure um psicoterapeuta para te acompanhar nesse novo caminho.

Olá! Parece que você até já sabe o que tem que ser feito quando diz que precisa ter seus próprios projetos, independente do seu parceiro. Comece por aí. O que você gosta de fazer? O que nesse momento pode te ajudar a encontrar um novo trabalho? Quais são seus objetivos e o que pode começar a fazer para alcançá-los? É ótimo que você tenha alguém pra dividir e compartilhar esse momento contigo mas viver em função disso vai te paralisar no mesmo lugar.
Nos tornamos pessoas até mais interessantes e com relacionamentos mais saudáveis quando estamos bem no nosso interior, com a nossa autoestima e fazendo aquilo que nos faz bem.
Se cobre menos e seja mais gentil com a sua jornada e com seu momento de vida. Tudo é cíclico, as fases ruins também passam. Boa sorte!
REcomendo que você inicie psicoterapia de base psicanalítica. Nesse espaço você poderá ter uma escuta técnica que provavelmente te auxiliará em suas questões internas. espero ter ajudado. Abraços.
Olá! Nossa vida é determinada por nossas escolhas. Conforme seu relato você tem escolhido ficar nesse lugar no seu relacionamento afetivo amoroso, porém este lugar não a deixa confortável gerando mal-estar. Ao invés de você falar, "eu não consigo", comece a dizer, "eu vou mudar", "eu consigo" e siga enfrente mudando e cuidando de você, desta forma se diferenciando do seu namorado. Assim poderá evitar conflitos e discussões desnecessárias. Foque em sair da tua zona de conforto e investir no teu projeto de vida, pois, um relacionamento funcional deve ter o teu "eu"(amor próprio) e há "você"(teu parceiro), e a "nossa relação". É importante trabalhar estes três pronomes na relação. Espero ter ajudado! Abraço
Olá, sinto muito que esteja passando por essa situação. O primeiro passo você já deu ao pedir ajuda.
É importante que você se sinta confortável em conversar com seu companheiro sobre como está se sentindo. É comum que quando se namore por muito tempo, as pessoas tenham vidas muito semelhantes e conexas, não tem problema. Ainda assim, você precisa ter partes da sua vida e atividades que sejam exclusivamente voltadas para você.
A Terapia pode te ajudar a se conhecer melhor e encontrar ferramentas para lidar com os problemas presentes e que forem surgindo.
Caso se sinta confortável, estou à disposição para marcarmos um atendimento.
Espero que consiga encontrar sua solução. Forte abraço!
olá, como vai?
É compreensível que você esteja passando por um momento desafiador, lidando com a falta de emprego e sentindo-se presa em uma rotina que não parece saudável para você. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudá-la a encontrar um equilíbrio saudável entre sua vida pessoal e seu relacionamento:

Foque em si mesma: Em vez de se concentrar exclusivamente no seu relacionamento, reserve um tempo para se concentrar em si mesma. Isso pode incluir explorar seus interesses pessoais, investir em seu desenvolvimento pessoal, praticar auto-cuidado e procurar oportunidades de crescimento profissional.

Estabeleça metas pessoais: Defina metas pessoais que não estejam diretamente relacionadas ao seu relacionamento, como encontrar um emprego, concluir sua faculdade, desenvolver novas habilidades ou explorar novos hobbies. Ter objetivos claros e alcançáveis pode ajudá-la a se sentir mais realizada e focada em sua própria jornada.

Comunique-se com seu parceiro: Tenha uma conversa aberta e honesta com seu namorado sobre suas preocupações e sentimentos. Explique que você valoriza seu relacionamento, mas também reconhece a importância de ter projetos individuais e tempo para si mesma. Juntos, vocês podem encontrar maneiras de apoiar um ao outro enquanto mantêm um senso saudável de independência.

Estabeleça limites saudáveis: Se você sente que está passando tempo demais com seu namorado e isso está afetando sua autonomia e independência, considere estabelecer limites saudáveis ​​em seu relacionamento. Isso pode incluir reservar tempo para si mesma, definir atividades individuais e garantir que você mantenha uma vida social e interesses pessoais além do relacionamento.

Busque apoio externo: Se você está lutando para encontrar um emprego ou se sente sobrecarregada pela situação, considere procurar apoio externo de amigos, familiares, profissionais de carreira. e também um psicólogo. Eles podem oferecer conselhos, suporte emocional e até mesmo conexões que podem ajudá-la em sua busca por emprego.

Lembre-se de que é importante priorizar sua própria felicidade e bem-estar, mesmo dentro de um relacionamento. Encontrar um equilíbrio saudável entre sua vida pessoal e seu relacionamento pode exigir tempo, esforço e comunicação aberta, mas é possível com dedicação e comprometimento mútuo.

A perda do emprego é um momento difícil para enfrentar, dependendo da maneira como se olha para isso. Você hipercompensou essa falta com sua relação. É compreensível. Deixar a faculdade não é a melhor estratégia agora, pois é uma possibilidade de ajudar na busca de emprego, é uma formação. À forma como olhamos para cada situação se origina da nossa história de vida, é importante você compreender isso e mudar sua perspectiva de ver as coisas ao seu redor. Para alguns a perda do emprego é a possibilidade para se encontrar um trabalho ainda melhor, empreender, etc. Procure ajuda de um profissional, será muito importante para você. Você precisa enxergar a vida de uma outra perspectiva.
Cuidar do relacionamento, do parceiro(a), tudo isso faz parte do "se relacionar". O que chama a atenção é justamente a intensidade que está vivenciando isso. Ao ser demitida, provavelmente, "está sobrando energia" no seu dia a dia, e acabou investindo uma boa parte na relação.
Enquanto não consegue emprego, já pensou em procurar um estágio relacionado a sua faculdade, por exemplo?
A educação é o que irá facilitar uma colocação profissional futura, e isso é muito importante de ser lembrado!
Espero ter ajudado!
Olá! Sinto muito que esteja passando por isso. Pelo seu relato percebo que você está tendo dificuldades para lidar com as emoções que estão vindo a tona por conta das últimas mudanças que ocorreram. O fato de ter sido demitida foi muito significativo e está fazendo com que se sinta inferior por estar sem emprego. Saiba que esse sentimento é comum e esperado por estar vivenciando essa situação, mas tente ampliar seu foco e analisar as outras esferas da vida. Você deve ter inúmeras qualidades como mulher, estudante. Enfim...hoje você está sem emprego, mas logo conseguirá voltar ao mercado de trabalho. Entendo que você necessita fortalecer sua autoconfiança e através da psicoterapia isso é possível. Procurar profissionais que tenham experiência com temas ligados ao mercado de trabalho pode ser útil nesse momento. Com relação ao relacionamento entendo que pode existir uma dependência emocional e isso deve estar relacionado com o fato de você estar mais ociosa por não estar trabalhando. A dependência emocional é algo que deve ser olhado com atenção, pois pode trazer prejuízos para você e pro relacionamento.
Fico feliz que esteja buscando ajuda por esse meio e tenho certeza que a psicoterapia será muito eficaz nesse momento.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!