Fui ao médico por estar com problemas de concentração nos estudos e suspeitava de Déficit de Atenção.

7 respostas
Fui ao médico por estar com problemas de concentração nos estudos e suspeitava de Déficit de Atenção. O médico disse que meu problema poderia ser o transtorno obsessivo e me passou cloridrato de clomipramina. Não tenho nenhuma compulsão, será o diagnóstico é confiável?
O médico além de lhe dizer que seu problema poderia ser transtorno obsessivo deveria justificar porque achou isso, assim você relacionaria seus sintomas ao que ele descreve co transtorno obsessivo. Ele medicou pensando no diagnóstico que julgou seu pela avaliação dele, respondendo sua pergunta, pode estar certo como pode não, depende do que ele viu no seu exame psíquico, mas creio que se você está com essa incerteza e duvidas vale pedir outra opinião.

Olá!
Seria melhor procurar um psicólogo para que este faça um levantamento de dados e possa chegar a um possível diagnóstico. Na psicoterapia há um tempo maior para a coleta de dados e uma melhor percepção de como está a dinâmica de funcionamento do paciente.

À disposição
Procurar outra opinião é relevante e até reconsiderar a medicação. Se houver interesse de sua parte, buscar terapia será uma outra possibilidade para que possa falar sobre o q está acontecendo
Não temos informação suficiente para emitir uma opinião e também não podemos fazer diagnósticos pela internet.

Antes de tudo é importante desenvolver o diálogo com seu médico e esclarecer com ele todas as suas dúvidas. Se você sentir que não consegue atenção suficiente para compreender o seu problema, procure uma segunda opinião, de preferência de um psicólogo.

O psicólogo poderá encaminhá-lo ou não para uma avaliação psiquiátrica caso suspeite da necessidade do uso de alguma medicação.

Att.
É fundamental que a relação com o profissional seja de confiança e liberdade. Se o médico não conseguiu corresponder à sua expectativa ou o diagnóstico deixa margem à dúvidas talvez seja importante você consultar outro profissional. Um psicólogo está habilitado à indicar um médico caso haja a suspeita do déficit de atenção como indicativo de questão psiquiátrica ou neurológica.
Concordo com os demais colegas que pontuaram que faltam alguns dados (ex. mais informações sobre o contexto, quando começou a perceber os "sintomas" e o tempo de permanência dos mesmos, dentre outros) para concordar ou discordar do diagnóstico realizado. Vale a pena buscar uma segunda opinião. Espero tê-lo ajudado. Boa sorte! Abraço.
Pelo seu relato há poucas informações para confirmar ou contradizer o diagnóstico do médico. Se você se sente inseguro com o que lhe foi apresentado (o que parece ser o caso), é recomendável buscar segunda opinião para o seu diagnóstico recorrendo a outro profissional: nesse caso um psiquiatra ou psicólogo. Observação: o psicólogo não poderá interferir sobre a medicação receitada.