Fui aconselhada a procurar um especialista em transtorno de deficit para levar o meu filho. Gostaria

7 respostas
Fui aconselhada a procurar um especialista em transtorno de deficit para levar o meu filho. Gostaria de saber se o tratamento inclui seções mensais?
Primeiro o seu filho precisa ser avaliado para então iniciar o tratamento que deve ser semanal para um bom prognóstico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A criança precisa ser avaliada por um psiquiatra o qual confirmará ou não o diagnóstico e formulará o plano terapêutico no qual constará a periodicidade das consultas a depender do grau de acometimento do paciente. As consultas poderão ser semanais, quinzenais ou mensais, conquanto intervalos mais curtos entre as consultas sejam sempre mais apropriadas
É imprescindível que os responsáveis busquem ajuda para a avaliação, impedindo prejuízos no desenvolvimento emocional, acadêmico, social da criança. Por isso a importância do trabalho em equipe dos pais, professores, psicopedagogos, psicólogos e médico neste processo. Além disso é fundamental enfatizar aos pais, que, depois do diagnóstico confirmado sobre a necessidade em se fazer o uso da medicação juntamente ao trabalho do psicólogo e psicopedagógico, pois ao contrário do que se pensa, no senso comum, e também algumas abordagens, o medicamento não prejudica a criança, a medicação atua no melhor funcionamento dos neurotransmissores e devolve o equilíbrio neural dessas funções tão importantes para a atenção e aprendizado.
O diagnóstico de TDAH é clínico, entretanto alguns profissionais podem auxiliar no diagnóstico diferencial. Procure um neurologista ou psiquiatra e, posteriormente, busque um neuropsicólogo. Estes profissionais devem trabalhar em conjunto para que possam definir o que melhor se aplica em cada caso. Busque profissionais criteriosos e especializados.
Inicialmente é aconselhável fazer uma avaliação neuropsicológica. Esse procedimento inclui uma avaliação detalhada das funções cognitivas, aspectos emocionais e comportamentais da criança. A avaliação pode durar de 5 a 8 sessões, dependendo da demanda. Posteriormente, os pais recebem uma devolutiva do que foi avaliado e é colocado a possibilidade de reabilitação neuropsicológica ou terapia para tratar as necessidades da criança. Geralmente uma ou duas vez por semana.
O tratamento medicamentoso do TDAH pode realmente ajudar, mas é uma ajuda sintomática. Salvo engano, não há nenhuma *cura* para o TDAH e seguir tomando medicação para o resto da vida não é sempre possível e/ou interessante.

Há psiquiatras que prescrevem a medicação para ajudar a pessoa a dar conta das dificuldades que o TDAH pode trazer para a sua vida, mas com um plano de tratamento que envolve a redução progressiva da medicação, à medida que a criança, adolescente ou mesmo adulto vai se adaptando e desenvolvendo estratégias para lidar com essas dificuldades.

Para isso, um acompanhamento com psicólogo pode ser fundamental. Um bom psicólogo será capaz de ajudar seu filho não só a desenvolver estratégias para lidar com a dificuldade em focar a sua atenção, mas também com uma série de questões afetivas que podem ser desencadeadas não só pela dificuldade, mas também pelo *estigma* que o TDAH pode significar.

Um abraço!

www.querofazerterapia.com
Olá, boa tarde. É importante que você busque um especialista para que seu filho seja avaliado, procure um neuropsicólogo. Ele poderá te dizer, com detalhes, como será o tratamento: quantas vezes por semana e sobre o tratamento multidisciplinar.

Especialistas

Adalton Lopes

Adalton Lopes

Psicanalista, Psicólogo

Londrina

Monica Gouveia Aquino Neto

Monica Gouveia Aquino Neto

Psicólogo

Armação dos Búzios

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 428 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.