Fui abusada pelo meu pai durante três anos e em alguns episódios na adolescência (dos meus 9 aos 12

30 respostas
Fui abusada pelo meu pai durante três anos e em alguns episódios na adolescência (dos meus 9 aos 12 aproximadamente). Comecei a encarar quando fui embora de casa pra estudar, aos 19. Desde os 17 tomo antidepressivo e ansiolítico e sofro de muitas fobias. Minha pergunta é relacionada a ansiedade noturna, mas que me afeta o tempo todo. Me assusto com muita facilidade. Sonho que estou brigando com ele. ou que estou transando voluntariamente com ele. Chutando ele. Gritando, correndo... Isso a anos. Não aguento mais. Essa situação de pânico me persegue e quando acho que estou melhorando meu corpo me mostra que não. Taquicardia, dor no peito, acordar encharcada de suor. Estou com a sensação de que não vou melhorar. Qual o tratamento eu posso fazer pra terror noturno (alguma forma de amenizar)?
Olá. Diante do seu relato, seria o mais indicado buscar ajuda na psicoterapia como forma de superar seu trauma. Transformar em palavras seu sofrimento pode ser um caminho para a solução dos seus problemas. Quando não temos uma situação bem elaborada e resolvida isso fica nos assombrando durante toda nossa vida. Ter um espaço onde você pode falar livremente e sob condição de sigilo e isento de julgamentos, pode te ajudar a enfrentar esses fantasmas. Espero ter ajudado!

Bom dia a psicoterapia é o caminho mais indicado para se livrar do trauma, sugiro que procure algum psicologo/a que trabalhe com EMDR ou Brainspotting, são duas linhas de trabalho que são as mais eficazes ate hoje para se livrar do trauma. Para ter mais informações procure no youtube, tem muitos videos esclarecedores sobre como o EMDR e o Brainspotting agem sobre nosso cérebro e o ajudam a se regular, se precisa de mais esclarecimento pode entrar em contato. Espero ter ajudado.
Olá, é de fundamental importância você fazer uma psicoterapia com o intuito de trabalhar as questões geradoras de conflitos.
Boa sorte.
Olá!
Obrigada por compartilhar algo tão difícil, porém com o intuito de buscar ajuda. A busca psicoterápica é a melhor indicação sem sombra de dúvidas.
Vejo que você já toma medicamentos para se estabilizar de alguma forma, porém não cura a origem. A terapia vai lhe ajudar a trabalhar o trauma.A cura se dá pela fala e o seu corpo está lhe sinalizando de que algo não vai bem.
Infelizmente você passou por situações difíceis e isso não passaria em branco na sua estória de vida, mas pode reconstruir a sua estória. Reflita!
Sucesso!
Há percurso importante de tratamento psicoterapêutico a ser realizado frente a tamanho sofrimento. Priorize e formalize um acompanhamento o mais breve possível. Profissionais de psicologia irão conduzir um acolhimento e um processo de apoio que irá propiciar uma reabilitação psíquica referenciada às suas vivências traumatogênicas. Adiar a receber este olhar trará consequências de permanecer imersa num quadro angustiante e você merece potencializar novas perspectivas de enfrentamento e possibilitar dias mais promissores.
Você está tendo reflexos dos traumas sofridos na infância e adolescência. O EMDR que é uma abordagem para tratamento de Traumas seria a mais indicada no seu caso em que se diminui a intensidade das situações traumáticas e você as ressignifica de uma forma mais adaptativa juntamente com as crenças negativas que foram desenvolvidas, assim como as emoções e sensações que ainda estão presentes quando você se lembra dos fatos.
Atendemos via Skype se você se interessar.
Qualquer coisa, estamos à disposição!
Olá
Diante do que relatou seria bom fazer um trabalho em conjunto de um psicólogo com um psiquiatra.
Marque uma sessão com um psicólogo e ele/ela poderá te ajudar nos próximos passos.
É muito importante no seu caso que faça isso.
Olá.
Fico muito grata por compartilhar epsódios tão marcantes da sua vida, sei o quanto é díficil, mas necessário falar sobre essas vivências.
Percebi em seu relato que as dores emocionais ja reflete no seu corpo, é muito importante continuar com a medicação psiquiatrica, mas é também essencial um acompanhamento com um psicólogo.
Você precisa de um espaço de escuta.
Fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Ola, por seu relato entendo o quanto está sofrendo, e saiba que milhares de mulheres sofrem caladas por abuso na infância e adolescência pelos mesmo abusadores, geralmente parentais.
Atendo pacientes com esse tipo de queixa na abordagem fenomenologia existencial, em casos graves, eventualmente é indicado a consulta a um psiquiatra para evitar esse terror noturno.
Olá, pelo que pude perceber em seu relato, existem muitas imagens e lembranças que foram sendo ancoradas negativamente, fazendo com que você sinta todas essas sensações (inclusive em seus sonhos, que são materiais livres do inconsciente). Diante disso, sugiro que procure um profissional que possa te dar um suporte em psicoterapia, e, se possível, que tenha alguma habilidade na prática de hipnose clínica (hipnoterapia). Com meus pacientes, consigo fazer um tratamento dos traumas a partir da ressignificação (através de técnicas da hipnose). Espero que você consiga transpor essas lembranças para que você possa ter uma vida incrível pela frente. Acredito que o grande primeiro passo você já está dando que é falar sobre o assunto. Busque essa ajuda profissional e continue sendo "luz" por onde passar, pois eu sei que a sua vida e a sua história pode iluminar muitas pessoas que estão à sua volta, graças à sua superação! Grande abraço! Desejo que você passe por isso com maestria!
Conforme o que relatou, o tratamento apenas foi com remédios. É fundamental que seja acompanhada tambem por um psicólogo. Na psicoterapia você irá aos poucos aprender a lidar com sua história de vida tão sofrida, de forma a amenizar a dor emocional que ainda carrega. O tratamento possibilitará que os sintomas sejam minimizados cada vez mais. Você já deu um grande passo que é buscar opinião dos profissionais. Agora deve fazer a psicoterapia e continuar o tratamento com o psiquiatra. Desejo melhoras!
Olá! A medicação pode aliviar alguns sintomas físicos, mas não cura os males da alma, os traumas e tudo que ficou de ruim dessas experiências. É muito importante que junto com a medicação você faça psicoterapia para rever, reprogramar, ressignificar tudo isso de ruim que lhe aconteceu é que a assombra até hoje. Sem psicoterapia não tem muito como sair disso. Procure um psicólogo , converse, conte tudo o que aconteceu e encontrará alívio e saída para tanta angústia, ansiedade e depressão!
O relato dos seus sonhos mostra que de alguma forma você está tentando lidar com o que aconteceu. Isso é um bom sinal, mas não é suficiente para você sentir alívio. Nesses casos, ainda de acordo com o seu relato, é muito comum a pessoa ter sentimentos de raiva mas também de consentimento, o que acrescenta muita culpa a todo o episódio. Segundo a minha experiência o que ajudaria muito seria você encontrar um/a profissional que fosse capaz de olhar para tudo isso sem julgamento, apenas acolhendo a sua dor e ajudando a superá-la.
Seu relato mostra que há a necessidade de trabalhar esse trauma sofrido, e a psicoterapia juntamente com a medicação com orientação do seu médico é imprescindível.
Procure um psicólogo para ajudar neste processo.
Olá, a psicoterapia é o tratamentoque vai ajudá-la. A medicação auxilia, entretanto, você precisa superar o trauma vivido e isso só é possível por meio de um tratamento psicológico.
Em primeiro lugar quero parabenizá-la pela coragem e agradecer por seu relato. Não há remédio no mundo que substitua um tratamento clínico. É um tratamento com sigilo profissional em que você deve confiar. Com respeito ao descrito, não posso, nem devo, ficar aqui antecipando quaisquer opiniões técnicas, visando sua saúde. Além da questão ética, é melhor terapêuticamente falando. Procure um bom psicólogo, alguém que te inspire confiança, e saiba que você com certeza vai se livrar dessa aflição.
Com relação ao método a psicanálise é sem dúvida o mais indicado.
Olá!
A medicação é muito assertiva para a questão de sintomas, mas o ideal seria paralelo estar realizando um tratamento psicológico, para tratar a questão da causa desses sintomas/traumas, para conquistar uma qualidade de vida.
Olá, sinto muito pelo que você passou.

O que você chama de terror noturno é uma forma de sua emocionalidade demonstrar a necessidade de um processo terapêutico.

O tratamento é feito através de psicoterapia com um Psicólogo onde será trabalhando nas sessões tudo aquilo que permanece na memória e te causa sofrimento, ansiedade, fobia e os sonhos repetitivos.

É possível através de acompanhamento adequado que você fique bem e siga com bem estar e saúde emocional.

Dentro do conjunto de estratégias para o tratamento da mente, nos últimos anos, a Terapia EMDR é considerada um "turning point" na psicoterapia, sobretudo porque as raízes dos transtornos estão nos traumas. Esta é a terapia recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Há ajuda. Não desista!
Boa noite! É importante que, se e quando possível, inicie com análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o) de sua escolha e confiança.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Com esse relato me admira pensar como você nunca procurou ajuda. Ninguém merece viver com "um barulho desses" sem fazer nada para elaborar todo o sofrimento envolvido. Antidepressivo pode até ajudar nas atividades do dia a dia, mas não faz desaparecer os acontecimentos vividos. Precisa de elaboração e isso não se resolve sozinho.
Agende o quanto antes uma primeira entrevista e se disponha a começar a falar e se escutar. Acredite, você precisa de ajuda e isso pode mudar a sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Olá! É muito difícil viver o hoje quando o passado deixa tantas marcas e tantas dores. Infelizmente não existe um caminho que possa te liberar rapidamente deste sofrimento. A medicação auxilia e o tratamento psicológico é fundamental para que você possa lidar com o trauma sofrido. Teus sonhos demonstram que o trauma ainda não foi superado. Procure ajuda psicológica, é possível superar o trauma.
Precisa traçar recursos de enfrentamento, junto com o Psicoterapeuta para lidar com essa ansiedade. A boa notícia é que existe a possibilidade de tratamento dentro da Terapia Cognitivo Comportamental, para que consiga viver de uma maneira mais autônoma. Fique bem!
Lamento muito pelo que passou e pelo que está passando. Psicoterapia é o melhor tratamento. Uma psicóloga especializada em casos de abuso será o ideal para te ajudar. Espero que tudo se ajeite!
Sinto muito pelo que você passou, sinta-se acolhida. O recomendado é você procurar ajuda de um psicólogo para superar esse grande trauma na sua vida. você desperta, toma sustos, sente esses sintomas, pois está hipervigilante, com medo de tudo que te aconteceu se repita. Você pode traças estratégias, junto com uma psicóloga, que te ajude a seguir adiante e a lidar com a ansiedade. Fique bem.
Qual o tratamento eu posso fazer pra terror noturno (alguma forma de amenizar)?
A condição é uma patologia específica das doenças do sono, conhecida como parassonia (ocorrência indesejada durante o sono).
Os terrores do sono são um distúrbio da excitação, o que significa que eles ocorrem durante o sono reparador (estágio mais profundo do sono)
Terror noturno normalmente se caracteriza por episódio súbito de medo intenso que ocorre durante o sono, geralmente iniciado por um grito e é acompanhado por manifestações comportamentais ou autonômicas, como palidez, expressão facial de pânico e sudorese e taquicardia.

Os adultos com episódios de terror noturno, por mais que incomuns, podem acontecer da mesma forma, com a duração um pouco maior (de 30 a 40 minutos) e podem ser indicativos de transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade, entre outras condições psiquiátricas.
No terror noturno sonha com cenários violentos relacionados a fuga, perseguição, destruição, sofrimento, etc. O conteúdo desses sonhos/pesadelos causam muita agonia e sofrimento, e por isso você acorda abruptamente sentindo medo, pânico e às vezes até mesmo gritando.
Um bom ponto de partida é cumprir uma rotina de sono regular. Talvez seja o caso de que simplesmente dormir bem e com regularidade já seja o suficiente para acabar com o terror noturno.

Antes de dormir, evite usar eletrônicos, trabalhar ou se envolver em atividades estimulantes. No lugar, experimente meditar, tomar um banho quente ou ler um livro. Evitar cafeína no final do dia e ficar de olho no consumo de álcool também pode ajudar.

Se os terrores noturnos costumam acontecer no mesmo horário, tente acordar 15 minutos antes da hora esperada. Mantenha-se acordado(a) durante alguns minutos antes de voltar a dormir.

Se nada parece resolver o problema, considere procurar a orientação de um psicólogo e também avaliação de um neurologista de sua confiança.
Olá! O que vai te ajudar é uma abordagem terapêutica informada para o trauma. Algumas técnicas como EMDR, Brainspotting e Experiência Somática são super indicadas, mas também precisam estar em sintonia com outras práticas. Tratamento de trauma envolve muitos fatores e precisa ser muito bem orientado.
Olá querida, sinto muito por sua dor. Não existe caminho se não for enfrentando tudo isso com ajuda profissional. Sugiro terapia e com direcionamento sistêmico para tratar os traumas.
Sinto muito por tudo que você passou. O trauma de abusos pode resultar em transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), que pode incluir sintomas como ansiedade noturna, pesadelos, taquicardia e suor noturno. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem eficaz para tratar TEPT, focando na reestruturação de pensamentos intrusivos e na dessensibilização de memórias traumáticas. Além disso, técnicas de relaxamento e de mindfulness podem ajudar a reduzir a ansiedade noturna e os sintomas de pânico. Agendar uma consulta com um psicólogo especializado em traumas é essencial para iniciar um plano de tratamento adequado e personalizado, e trabalhar em conjunto com seu psiquiatra para otimizar a medicação.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 270
Olá, antes de tudo, sinto muito que alguém que supostamente deveria amparar e cuidar tenha realizado isso à você. Fico contente que foi possível sair desse ambiente, e seguir, com a sua vida, pois você tem seguido, espero que seja possível lembrar disso, e que há muito mais do que esses momentos de violência na vida!
Diante disso, sugiro, quando estiver pronta, que busque um profissional para que possam trabalhar acerca do que ocorreu à voce, assim como o que tem retornado atualmente desses momentos.
Os efeitos no corpo, podem aparecer como sinais que ressoam daquilo que precisamos ainda elaborar, e que ainda não foram possíveis darem contornos de outros formatos. Os sonhos, a paralisia, inibição, são sintomas que aparecem evidenciando algo. Para melhor compreende-los, assim como esvazia-los, é importante que busque um profissional que irá ouvir seu caso de modo singular, e possibilite que você seja ouvida, bem como você se escute, e possam trilhar um percurso em conjunto, buscando amparar sua história e seguir na sua caminhada.
Qualquer questão eu fico à disposição.
Um abraço!