Fui a uma ginecologista porque estava com muitas dores vaginais e ela receitou-me aciclovir e valaci

1 respostas
Fui a uma ginecologista porque estava com muitas dores vaginais e ela receitou-me aciclovir e valaciclovir, pensado ser herpes. Contudo o meu exame serológico deu negativo para Ac Anti-Herpes Vírus Simplex 1 e 2 (tanto IgM, como IgG), sendo que eu o fiz 7 dias após a relação sexual. Contudo, a minha Citologia cérvico-vaginal deu "Inflamação moderada e atipias de significado indeterminado das células pavimentosas (ASCUS)".
A ginecologista disse que eu apenas tinha uma infeção urinária porque no meu exame bacteriológico de urina deu:
Exame Directo - Gram - Resultado Muitos bacilos de Gram negativo
Exame Cultural - Resultado Klebsiella aerogenes, Escherichia coli

Será possível ter herpes genital, mesmo a ginecologista tendo descartado essa opção?
Dada a situação, vou explicar os pontos principais para ajudá-la a entender melhor o que pode estar acontecendo.

Primeiramente, os resultados do seu exame serológico para herpes simples (HSV-1 e HSV-2) deram negativo tanto para IgM quanto para IgG. Isso significa que, até o momento do exame, você não apresentava sinais de uma infecção ativa (IgM) ou de uma infecção passada (IgG) por herpes. No entanto, como o exame foi feito apenas 7 dias após a relação sexual, é importante considerar que pode haver uma janela de tempo, geralmente de 2 a 3 semanas, antes que o corpo comece a produzir anticorpos detectáveis, especialmente para IgG. Portanto, existe uma pequena possibilidade de que o teste tenha sido feito muito cedo para detectar uma infecção recente.

Entretanto, sua ginecologista parece ter descartado herpes com base nos resultados clínicos e laboratoriais, além do fato de que você foi diagnosticada com uma infecção urinária. As bactérias Klebsiella aerogenes e Escherichia coli encontradas no seu exame bacteriológico de urina são causas comuns de infecções urinárias e podem, de fato, provocar sintomas como dor vaginal, que pode ser confundida com herpes genital.

Além disso, a citologia cérvico-vaginal que revelou "inflamação moderada e atipias de significado indeterminado das células pavimentosas (ASCUS)" indica que há alguma inflamação no colo do útero, mas não necessariamente devido a herpes. ASCUS significa que há células anormais, mas que essas alterações não são específicas o suficiente para indicar uma causa clara, o que pode ser devido à infecção ou inflamação.

Diante de tudo isso, embora seja possível que herpes genital ainda esteja em questão, a combinação dos testes negativos, a presença de infecção urinária confirmada e a avaliação clínica feita pela sua ginecologista sugerem que a principal causa dos seus sintomas provavelmente é a infecção urinária. Se você ainda estiver preocupada com a possibilidade de herpes genital, pode valer a pena repetir o teste de anticorpos algumas semanas depois da exposição para maior certeza. Além disso, seguir as orientações da sua ginecologista e fazer acompanhamento para monitorar as células ASCUS é fundamental.

Se os sintomas persistirem ou se surgirem novos sinais, não hesite em voltar ao médico para uma avaliação adicional.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta telemedicina - R$ 630