Fui a um Urologista e pedi encaminhamento para realizar exames preventivos de DSTs. Ele me passou: Hemograma,

3 respostas
Fui a um Urologista e pedi encaminhamento para realizar exames preventivos de DSTs. Ele me passou: Hemograma, VDRL, HBSAG e Sorologia para HIV. Após, surgiu uma dúvida, quais doenças esses exames são capazes de detectar? Herpes e HPV estão inclusos?
Olá. Aproximadamente 90% das pessoas, homens ou mulheres, tem exames positivos para herpes. A grande chance é de você ter exames positivos para a herpes. É a doença sexualmente transmissível mais comum. Você pode ter entrado em contato com o virus e nunca apresentado lesões. Após o contato com o vírus, ele ficará nas raizes nervosas e você pode nunca apresentar a reativação da infecção. Essa infecção crônica não tem tratamento.
O HPV é a segunda infecção sexualmente transmissível mais comum. Se você não tiver lesões pelo HPV, não há a indicação de fazer exames já que a infecção crônica e latente não tem cura. O vírus poderá ficar no seu organismo, sem nunca apresentar lesões. Para detectar o vírus, o melhor não é o exame de sangue.
Proteja-se. Use preservativos. Não corra o risco de uma doença sexualmente transmissível.
Faça exames para detectar a sifilis, hepatite B e C e HIV.
A avaliação clínica do seu médico pode detectar outras DSTs. Lembre de tratar seus parceiros sexuais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante ressaltar que o diagnóstico ou não de Herpes e HPV não deve nunca mudar sua rotina de exames e cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis. Ser diagnosticado como portador destas viroses não vai, a princípio, mudar o seu dia a dia (a não ser que esteja com as lesões ativas). Ir ao médico com regularidade, usar preservativo antes de qualquer contato mais íntimo com seus/suas parceiras sexuais é de suma importância para manter sua saúde e a das pessoas com quem você se relacionar. Fique atento, uma vez que não conseguimos identificar inicialmente os verdadeiros portadores das doenças. Grande abraço!
Há várias doenças sexualmente transmissíveis, sendo que as acima mencionadas são muito frequentes entre nós. Podemos ainda citar outras passíveis de exame no sangue, como a hepatite B e HTLV (esta menos frequente). Outras, porém, são bastante comuns e diagnosticadas a partir do aspecto de lesões genitais, como HPV, cancro mole, molusco contagioso, herpes e donovanose, apesar de existirem exames laboratoriais para este fim. Portanto, além de exames laboratoriais, o exame clínico médico é importante fonte para o diagnóstico de DST.

Especialistas

Thaciana Liberato

Thaciana Liberato

Ginecologista

Maracaju

Igor Franklin

Igor Franklin

Urologista

Teresina

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Mayara Andrade

Mayara Andrade

Ginecologista

São Paulo

Priscilla Ramalho Carnier

Priscilla Ramalho Carnier

Ginecologista

São Paulo

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1770 perguntas sobre HPV
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.