Frutas com alto glicêmico alto é melhor comer com aveia ou chia ?e a chia posso comer sem hidratar

5 respostas
Frutas com alto glicêmico alto é melhor comer com aveia ou chia ?e a chia posso comer sem hidratar
 Aliny Meg Amaral
Nutricionista
São Paulo
Em frutas com alto índice glicêmico é possível colocar sementes e farelos para reduzir a carga glicêmica. No caso a aveia também é um carboidrato, então opte pelo farelo que possui teor de fibras mais alto. A chia pode ser consumida também sem hidratar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Heloísa Ferraz
Nutricionista
São Paulo
Excelente pergunta. Pode consumir com qualquer uma das opções, separadamente ou um mix das duas, uma colher de sopa é suficiente. Também pode usar outras sementes como linhaça, gergelim, abobóra, girassol que são bem saborosas e ricas em vitaminas e minerais. Chia e linhaça podem consumir hidratadas ou não. Outra maneira de reduzir o impacto glicêmico da fruta é consumindo uma fonte proteica antes, como ovo (mexido, cozido, poche, omelete etc ) ou fatia de queijo, frango, atum... Reduzir o impacto glicêmico é uma das estratégias para redução de gordura abdominal, contrele de exames como hemoglobina glicada, insulina.... Espero ter te ajudado. Abraços e ótimas festas!
 Carolina Queiroz
Nutricionista
São Carlos
Olá, se você deseja reduzir a carga glicêmica da refeição, o ideal é associar alimentos de alto índice glicêmico com outros que sejam fontes de fibras, proteínas ou gorduras, justamente para reduzir a velocidade de absorção deste carboidrato. No caso de frutas, pode-se usar: castanhas, farelo de aveia, canela, linhaça, chia.
Olá, sim frutas com alto índice glicêmico podem ser consumidas com esses dois ingredientes, pois vão acrescentar ainda mais fibras a sua refeição, a aveia reduz a velocidade da digestão dos carboidratos, ajudando a controlar a glicemia, além de trazer saciedade. A chia, além de fibras é fonte de gorduras boas (omega3), de preferência por consumi-la hidratada, para evitar possível desconforto gástrico.
Pode consumir as frutas de alto índice glicêmico (e as que não tem alto índice glicêmico) com aveia, chia, batidas com leite ou iogurte..
Assim como comer com castanhas, linhaça, semente de abóbora, de girassol, se gergelim...
São diversas as opções mas outra coisa importante é a quantidade de acordo com sua rotina e exames. Outro ponto importante é que o índice glicêmico é relevante mas a carga glicêmica é ainda mais. E comendo as frutas com chia e outros que acima você irá adicionar não apenas proteína e gorduras boas, como também fibras para ajudar na saciedade e diminuição da velocidade de absorção, diminuindo o pico de glicemia.
Quanto a hidratação da chia...
Não é prejudicial comer chia sem hidratar, mas é recomendado hidratá-la antes para obter os seus benefícios completos. A chia é rica em fibras e proteínas e, quando hidratada, forma um gel que pode ajudar na digestão e proporcionar uma sensação de saciedade.

Espero ter ajudado. Recomendo avaliação completa do seu caso clínico com nutricionista.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.