Frequentemente tenho a sensação de que todos estão apaixonados por mim. É quase inevitável chegar em

17 respostas
Frequentemente tenho a sensação de que todos estão apaixonados por mim. É quase inevitável chegar em um local e não pensar que as pessoas estão me olhando e se apaixonando, ou que as indiretas românticas de algum conhecido são para mim. Não consigo entender... por que isso acontece?
Olá
Questões como se dão em uma fase bem precoce do desenvolvimento. Onde o bebê deve receber um super investimento para constituir de forma saudável seu narcisismo. Geralmente quando há alguma questão nesta fase, situações como a que você trouxe como de sensação de todos se paixonites por você, e até mesmo o contrário, de profundo desprezo, revelam questões a serem cuidadas regentes a fase de construção do narcisismo (que protege a vida).
Procure um profissional para que juntos possam olhar para esta questão.
Precisando estou a disposição.

Boa noite
Todos temos fantasias (sonhos diurnos), algumas com mais e outras com menos intensidade; algumas atrapalham nossa vida, outras não. Se incomoda, pode ser interessante que se fale delas num dispositivo psicoterapêutico, com a escuta atenta de um psicólogo experiente. Abraços
Há vários motivos que podem explicar esse tipo de experiência. Somente um profissional, com uma terapia continua por um bom tempo, pode afirmar qual seria o seu caso. Há transtornos relacionados ao desenvolvimento infantil que podem estar relacionados a isso, bem como as relações primárias dentro de sua família, com seus pais ou as pessoas que te criaram. Um complexo de Édipo que precisa de uma melhor resolução, um transtorno de identidade. Veja, são coisas sérias. Isso pode trazer prejuízo para suas relações fraternas e amorosas, entre outras coisas. Busque ajuda! Boa sorte!
Saúde e paz,

Antônio Quinet, importante psicanalista brasileiro, escreveu a obra: "Um olhar a mais - ver e ser visto na psicanálise". O autor sugere que a psicanálise rompeu com a tradição filosófica que ignorou a separação entre visão e olhar. Descartes foi a grande expressão desta tradição. Para a filosofia, o atributo visual pertence ao sujeito. Trata-se de uma faculdade noética, ou seja, intelectiva, que possibilita o falante "ver e compreender o mundo". O olhar psicanalítico, mais especificamente lacaniano, é outra coisa. Ele é tido como um objeto, portanto, separado do sujeito. Não é, contudo, um objeto passivo. Na verdade, é um objeto causador de desejo. Jacques Lacan o denominou objeto a. Registre-se que este não está inscrito no mundo sensível ou concreto. Porém, tal objeto nos afeta. Quando conhecemos alguém pode haver na pessoa algo que nos fisgue, que nos capture, e não apenas pelo olhar. Ainda que não possamos ver o objeto a, ele está lá. Nesse sentido, é uma presença-ausente. Em uma sociedade do espetáculo (ou escópica, como prefere Quinet) a captura pelo olhar do outro torna-se ainda mais recorrente. Vídeos, imagens, selfs, assumiram uma dimensão ubíqua. Noutras palavras, estão por toda parte. O resultado é a implosão da vida privada e a deflagração de gatilhos para a ansiedade e a depressão. Mas este aparentemente não é seu caso. Passo a ele com mais vagar. Uma hipótese é que você apresente erotomania ou síndrome de Clérambault. Na erotomania o sujeito é tomado por uma fantasia segundo a qual acredita que outra pessoa está apaixonada por ele. A tendência é que ilusoriamente se fixe neste pensamento. Importante: trata-se de uma hipótese, não um diagnóstico. Apenas o trabalho analítico criará condições para que o psicanalista observe a factibilidade desta hipótese. Lembremos que este profissional trabalha com a escuta, mas também interpreta como reconhece o próprio Lacan. Alternativamente, pode ser que a análise revele que você apresenta um hipernarcisismo em função de um marcador constituinte de sua formação subjetiva. De qualquer maneira, penso que no seu caso o trabalho clínico é incontornável.
Ola! Sugiro que busque ajuda Psicológica para que seja feita uma investigação sobre seu caso! Não será possível te dar uma resposta aqui, uma vez que temos poucos dados! Espero ter ajudado!
Oi, tudo bem?
Existem vários tipos de causa prováveis que podem explicar esse tipo de experiência, mas somente uma avaliação psicológica e terapia continua poderão lhe ajudar a encontrar essa resposta.
Essa situação não é normal, diria até preocupante, você pode acabar se colocando em situações de risco movida por essa sensação. Cuide-se e leve isso a sério, procure auxílio.
Fico a disposição, grande abraço
Olá. Todos queremos ser amados e, não raro, alguns lançam mão da fantasia para realizar minimamente esse desejo. No seu caso, parece ser bastante recorrente o uso desse recuso. Sugiro buscar um psicanalista para que voce possa falar mais sobre sua fantasia.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá. Na psicanálise entendemos a necessidade do sujeito de ser amado e desejado, isso trabalha na ordem do real, simbólico e imaginário (Lacan) mas o egocentrismo (Narcisismo) que é definido como um conjunto de ações inconscientes e de comportamentos expresso por indivíduos que pensam demasiadamente em si mesmo, pode ser um gatilho para esse tipo de pensamento, ou síndrome de Clèrambault, ou erotomania, que é a convicção que um sujeito pode desenvolver de estar sendo amado por alguém, você precisa buscar um profissional que te escute com atenção para chegar a um consenso impar, na sua historia percebo muita carência afetiva, e isso é um ponto culminante para o trabalho prestigioso. Um forte abraço!
Olá, espero que esteja bem. Me parece que você percebeu que se trata de uma sensação - o que já denota que você trabalhou nesta questão. O trabalho com psicólogo ou psicanalista vai te ajudar muito para encontrar as respostas, pois existem vários mecanismos psíquicos envolvidos nesse processo.
É uma pergunta bastante complexa para se ter uma resposta com tão poucos elementos. Certamente exigirá uma boa escavação do inconsciente para se chegar à origem dessa condição.

Tudo acontece de acordo com o que queremos ver, não é verdade? Para compreender essa forma de ver o mundo, você pode aceitar ser apaixonante, ou investigar porque estes pensamentos estão rondando seus pensamentos.
A investigação geralmente nos faz rever nossos conceitos. Só um spoiler de leve.

Busque um profissional em que confie para isso.
A sensação de que todos estão apaixonados por você pode ser sinal de transtorno de personalidade narcisista ou transtorno de delusão. Esses transtornos envolvem crenças e comportamentos exagerados de auto-importância, auto-estima excessiva e necessidade constante de atenção e admiração. As pessoas com transtorno de personalidade narcisista tendem a acreditar que são especiais e que os outros estão sempre prestando atenção nelas, e podem interpretar qualquer comportamento como uma forma de atenção romântica.

O transtorno de delusão é uma condição psiquiátrica na qual a pessoa tem crenças falsas e fixas, que não são compartilhadas pela cultura ou sociedade em que ela vive. Essas crenças são geralmente não-biológicas e não-sensoriais, como crenças religiosas, políticas ou paranormais. As delusões podem ser de diversos tipos, incluindo delusões de perseguição, onde a pessoa acredita que está sendo perseguida ou vigiada, e delusões de grandeza, onde a pessoa acredita que é uma pessoa importante, famosa ou possui habilidades especiais. Essas crenças podem fazer com que a pessoa interprete eventos e comportamentos de maneira distorcida e pode afetar negativamente suas relações e capacidade de funcionar no dia a dia.

É importante lembrar que esses transtornos são sérios e requerem tratamento adequado. O tratamento geralmente inclui terapia, como terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou terapia psicodinâmica, e pode incluir medicamentos, como antidepressivos ou estabilizadores de humor. A TCC ajuda a identificar e mudar pensamentos e comportamentos negativos, e ensina técnicas de relaxamento e gerenciamento de estresse. A terapia psicodinâmica ajuda a entender e lidar com as questões emocionais subjacentes. É importante que você consulte um profissional de saúde mental para avaliar seus sintomas e determinar a causa subjacente.
Existe uma questão narcísica que precisa ser tratada, pois por mais atraente que você seja, dificilmente todos se sentirão atraídos e apaixonados por você. Por trás de uma pessoa narcísica e egocêntrica, geralmente encontramos uma pessoa carente e insegura. Sua vida pode ter lhe causado traumas ou suas experiências podem ter sido tão difíceis de lidar que a fantasia como mecanismo de defesa te protege da realidade. A terapia pode lhe ajudar com todas estas questões. Parabéns por já ter se dado conta de que algo precisa ser trabalhado !
Isso que você alegou causa o que em você? É um bom assunto para se começar a análise.
Entendo sua preocupação com essa sensação de que as pessoas ao seu redor estão constantemente apaixonadas por você. Esses sentimentos podem ser desconcertantes e, às vezes, podem interferir nas relações interpessoais e no seu bem-estar emocional. Vou tentar oferecer uma perspectiva sobre o assunto.
Essa sensação de ser o centro das atenções românticas de todos pode ser atribuída a várias possíveis causas. Algumas delas incluem:
Autoestima elevada: Ter uma autoestima saudável pode fazer com que você se sinta atraente e desejável, o que pode se manifestar na percepção de que as pessoas estão interessadas em você romanticamente.
Ansiedade social: A ansiedade social pode fazer com que as pessoas sejam mais sensíveis à atenção que recebem dos outros, interpretando-a erroneamente como interesse romântico.
Desejo de ser amado: A necessidade de amor e conexão é fundamental para os seres humanos, e às vezes, quando essa necessidade não é atendida de forma satisfatória, pode levar a interpretações equivocadas das interações sociais.
Projeção: A projeção é um mecanismo de defesa psicológica em que atribuímos nossos próprios sentimentos, desejos ou pensamentos a outras pessoas. Você pode estar projetando seu próprio desejo de amor e aceitação nos outros.
É importante explorar esses sentimentos com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta. Eles podem ajudá-lo a compreender melhor a origem dessas sensações, como elas afetam suas relações e como gerenciá-las de maneira saudável.
Além disso, é útil praticar a autoconsciência e a autorreflexão. Pergunte a si mesma se há evidências reais de interesse romântico por parte dos outros ou se esses sentimentos estão sendo amplificados pela sua percepção. Lembre-se de que as pessoas têm uma variedade de motivações e interesses, e nem todas as interações sociais são necessariamente românticas.
A jornada de compreender e lidar com essas sensações pode levar tempo, mas o apoio profissional e o autoconhecimento podem ser passos importantes na direção certa. Esteja aberta a explorar esses sentimentos e a aprender mais sobre si mesma ao longo do caminho.
Obrigado por compartilhar seus pensamentos e sentimentos conosco. A sensação de que todos estão apaixonados por você ou que as pessoas constantemente o observam com interesse romântico pode ser uma experiência bastante intrigante e, por vezes, desconcertante.

Essa percepção pode estar relacionada a diversos fatores psicológicos, e é importante explorá-los para compreender melhor suas experiências e encontrar formas de lidar com essas sensações.

Possíveis Explicações Psicológicas
Viés Cognitivo: Às vezes, podemos desenvolver padrões de pensamento que distorcem nossa interpretação das interações sociais. Isso pode incluir um viés de atenção, onde tendemos a notar e dar significado excessivo a comportamentos que confirmam nossas crenças ou expectativas, mesmo que esses comportamentos possam ter várias interpretações.

Necessidade de Aprovação ou Atenção: Em alguns casos, essas percepções podem ser influenciadas por uma necessidade subjacente de aprovação ou atenção dos outros. Isso pode levar à interpretação de comportamentos neutros ou amigáveis como se tivessem uma conotação romântica.

Autoestima e Autoimagem: Como nos vemos pode afetar significativamente como interpretamos as ações dos outros. Uma autoimagem inflada ou vulnerável pode influenciar a maneira como você percebe o interesse dos outros, levando a interpretações românticas de interações comuns.

Explorando Mais Profundamente em Terapia
Para entender por que isso acontece, seria benéfico explorar esses sentimentos em um ambiente terapêutico. A terapia pode ajudar a investigar as raízes dessas percepções, trabalhando para identificar e ajustar possíveis distorções de pensamento e explorar aspectos do seu desenvolvimento emocional e relacional que podem estar influenciando suas experiências atuais.

Estratégias para Lidar com Essas Percepções
Monitoramento de Pensamentos: Pode ser útil praticar técnicas de monitoramento de pensamentos, onde você observa e registra situações em que sente que os outros estão apaixonados por você. Isso pode ajudar a identificar padrões e gatilhos específicos para esses pensamentos.

Desafio Cognitivo: Trabalhar com um terapeuta para desafiar e reestruturar pensamentos que podem não ser baseados em evidências concretas pode ser uma estratégia eficaz. Isso envolve examinar a validade desses pensamentos e considerar outras interpretações mais plausíveis das interações sociais.

Desenvolvimento de Habilidades Sociais: Aumentar sua conscientização e habilidades sociais também pode ser benéfico. Isso pode incluir aprender a interpretar sinais sociais e linguagem corporal de forma mais precisa, o que pode ajudar a distinguir entre interesse amigável e interesse romântico.

Conclusão
Você já deu um passo importante ao reconhecer e questionar essas sensações. Continuar a explorar essas questões em terapia pode proporcionar insights mais profundos e desenvolver estratégias eficazes para gerenciar suas interações e percepções sociais de maneira mais confortável e realista.
Isso acontece porque você experimentou, na sua formação infanto-juvenil, dinâmicas que contribuíram para essas crenças serem formadas. Com o trabalho terapêutico você pode encontrar a origem dessas crenças e experimentar formas de trabalhar essas percepções quando elas surgirem, tendo capacidade de fazer uma leitura mais realista do que está acontecendo nas relações. Abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!