Fraturei meu escafoide há 6 anos. Usei fio por 45 dias. Voltei o movimento normal. Há 3 meses comecei

3 respostas
Fraturei meu escafoide há 6 anos. Usei fio por 45 dias. Voltei o movimento normal. Há 3 meses comecei a sentir dores não muito importante e os exames diagnosticaram pseudoartrose. Qual melhor tratamento? Fio ou placa? Corro risco de perder os movimentos?
Depende muito das condições do seus ossos do punho... Uma fratura de escafóide antiga (que se torna uma pseudoartrose ou não consolidação) é mais séria que uma simples fratura. Devido a posição inadequada dos ossos por um período prolongado, os outros ossos podem ter sofrido pressoes inadequedas e ter se desgastado muito com isso, fazendo com que ao invés de fazer uma cirurgia para restarurar o escafóide ( que pode ser com placa, fio ou parafuso, usando enxerto ósseo ou não a depender das condições do escafóide) você tenha que fazer uma cirurgia que minimiza uma sequela no punho( como por exemplo fusões osseas do punho junto com a retirada do escafóide danificado) . O ideal é você passar em consulta com um cirurgião de mão para ele decidir qual o melhor tratamento pra seu caso em particular e te falar sobre limitações futuras a depender de qual cirurgia será escolhoda pra seu caso

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A pseudoartrose (não -consolidação) do escafoide naturalmente evolui para um desgaste acelerado da articulação do punho (artrose) e, com o tempo, pode limitar a força e os movimentos do punho. Sugiro que procure o especialista para solicitar exames de imagem que possam ajudar a definir as possibilidades de tratamento para o senhor.
Infelizmente a resposta não é tão simples assim... a decisão quanto ao melhor método de tratamento depende de alguns fatores como, por exemplo, se há a presença de artrose no punho ou mesmo a presença de deformidade do escafoide...
Quanto à perda de mobilidade no punho, ela sempre pode ocorrer após uma cirurgia, dependendo também de vários fatores como, por exemplo, da realização de reabilitação, da cirurgia proposta, etc.

Especialistas

Karla Müller Carvalho

Karla Müller Carvalho

Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista

Curitiba

Agendar uma visita
Bruno Veronesi

Bruno Veronesi

Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista

Brasília

Agendar uma visita
Julio Vasconcellos

Julio Vasconcellos

Ortopedista - traumatologista

Brasília

Agendar uma visita
Daniel Tôrres Jácome

Daniel Tôrres Jácome

Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Wander Orsini Amaral

Wander Orsini Amaral

Ortopedista - traumatologista, Médico clínico geral

Santos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Tratamento cirúrgico da pseudoartrose da ossos carpiano
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.