Fraturei meu acetábulo esquerdo, usaram uma placa e 4 parafusos para redução. Estou com medo de ter

3 respostas
Fraturei meu acetábulo esquerdo, usaram uma placa e 4 parafusos para redução. Estou com medo de ter artrose do quadril e osteonecrose da cabeça do fêmur, visto que tenho 23 anos. Gostaria de saber as chances disso acontecer (porcentagem) e se existe alguma medida profilática para as duas. Obrigado.
O surgimento de artrose em 2 anos, com necessidade de realização de artroplastia total de quadril, apos fratura do acetábulo, depende de fatores como idade do paciente, padrão de fratura, separação inicial entre os fragmentos, lesão da cartilagem articular e qualidade do alinhamento e fixação após a cirurgia.
Em relação ao surgimento de necrose avascular da cabeça femoral, energia no trauma e padrão de separação entre os fragmentos são os fatores de risco mais importantes. A necrose da cabeça surge entre 2 e 5 anos após o acidente, geralmente não compromete a superfície articular e apenas 20% dos casos provocam dor no paciente.

Consulte o seu médico para tirar suas dúvidas sobre a cirurgia feita e a sua lesão.
Siga as orientações dadas pelo seu cirurgião e não se preocupe, agora, com isso. Cada caso é um caso e não há um percentual exato da probalidade disso acontecer. Geralmente longos períodos de repouso pioram a recuperação funcional da articulação.