Formigamento nas costas pode ser sintoma de ansiedade? Ou está relacionada à outros fatores?

2 respostas
Formigamento nas costas pode ser sintoma de ansiedade? Ou está relacionada à outros fatores?
É possível (e bastante comum) que sintomas físicos, como parestesias (formigamentos), tremores, sudorese, calafrio, falta de ar, entre outros apareçam em episódios de ansiedade aguda, mas o sintoma, por si só, também pode aparecer em outras condições. É necessária uma avaliação adequada para melhor compreensão do caso, assim como exclusão de outras patologias. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O formigamento nas costas pode ter várias causas e é importante consultar um médico ou profissional de saúde para determinar a causa específica. Embora a ansiedade possa contribuir para a sensação de formigamento, existem outras condições que também podem causar essa sensação, como a má postura, hérnia de disco, problemas nervosos e musculares, entre outros.

No entanto, é importante notar que a ansiedade pode causar uma variedade de sintomas físicos, incluindo formigamento, dor nas costas, tensão muscular, entre outros. Isso ocorre porque a ansiedade pode levar ao aumento da tensão muscular e à hiperventilação, o que pode afetar a circulação sanguínea e causar sensações físicas desagradáveis.

Se o formigamento nas costas estiver relacionado à ansiedade, o tratamento da ansiedade pode ajudar a reduzir ou eliminar os sintomas físicos associados. Isso pode incluir terapia cognitivo-comportamental, medicação ou outras terapias que ajudam a controlar a ansiedade. É importante lembrar que cada caso é único e, portanto, o tratamento deve ser adaptado às necessidades individuais da pessoa.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.